A fonte utiliza o regulador Lm350t e o transistor Tip 147 para um ganho a mais de corrente, a mesma possui um sistema de proteção contra curto-circuito e sobrecorrente também conhecido como Crowbar, formado pelo relé e SCR TIC106. Assim que a queda de tensão em R2 atingir 0,7V o sistema entra em funcionamento desativando a saída da fonte através do relé e consequentemente acionando um led vermelho e um buzzer indicando que a mesma está desligada, para rearmá-la basta pressionar a chave reset. Os diodos D6, D7 e D8 compensam a queda de tensão do SCR TIC106, já R3 limita parte da corrente que circula pelo regulador de tensão Lm350t, nessa configuração o U1 consumirá perto de 1,7A enquanto Q1 ficará encarregado do restante da corrente 2.3A, dessa maneira ambos trabalham com folga.
A corrente máxima do circuito é calculada através da Lei de Ohm V=RxI onde V corresponde a um valor fixo de 0,7V Ex: para uma corrente de 4A teremos 0,7=Rx4 que nos dá R=0,17 esse seria o valor de R2, esse é quem determina quanta corrente terá a fonte.
Abaixo alguns valores de R3 para limitar parte da corrente dos reguladores Lm 350t e Lm317t
Para o Lm 350T Para o Lm 317T
1R – 1,2A Pode-se usar o Resistor de 1R, a corrente
Ex: Com 1R o Lm350 consumirá 1,2A e o ficará com 1A
restantes será do transistor
0,68R – 1.7A
0,56R – perto de 2A
Abaixo algumas configurações na fonte quando entrar em proteção de sobre corrente ou curto-circuito.
Caso o montador queira apenas um led indicando tal situação, solde apenas R6 e D4 (Led2) e soldando R7, D5 e Buzzer terá apenas o indicador sonoro, ou ainda se quiser apenas um led piscando adicione um pequeno circuito chamado pisca-led, na placa lado dos componentes tem o lugar onde será adicionado tal circuito. Retirando R6 e colocando um jumper em D4 você adiciona o mini circuito, observe que próximo a R6 tem a abreviação de pisca-led (PL) e a indicação de + e – indicando a polaridade de conexão do circuito. Para aqueles que costumam-se assustar facilmente não aconselho a instalação do circuito com buzzer, utilize as opções que achar melhor.
A fonte também possui um circuito formado por um NTC e o CI Lm741 que monitora a temperatura do dissipador e aciona um led indicando que a ventoinha entrou em funcionamento.
Dicas de Montagem
Não solde todos os componentes na placa, antes e preciso testar o circuito de proteção formado pelo Rele e SCR, deixe esses componentes (U4 e Q1) para serem soldados depois de ter feito o teste. Será preciso um resistor de 1R 3W para efetuar o teste. Usando a fórmula da Lei de Ohm V=RxI 0,7=1xI que nos dá uma corrente de 700mA, essa é a máxima corrente que passará pelo resistor sensor. Solde o resistor de 1R onde se indica R2 (Resistor Sensor) e faça o teste de curto-circuito na saída da fonte, ela tem que desligar, para religar é só curto circuitar os pinos de reset, agora faça o teste com uma carga maior que 700mA e menor que 1amper, a fonte também terá que desarmar pois a máxima corrente e 700mA, depois de feito o teste retire o resistor de 1R 3W e continue com a montagem.
Nota: Cuidado com as falsificações dos Lm 317T e Lm350T o comércio brasileiro está inundado com essas porcarias.
fontes: Datasheet Lm 350T e lm317T da National
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/4095-art559
http://www.cappels.org/dproj/simplest_LED_flasher/Simplest_LED_Flasher_Circuit.html
Fotos da Montagem
Diagrama Esquemático
Placa Lado de Cobre
Placa Lado dos Componentes
Placa Silk Screen
Arquivos do Pisca Led
Diagrama Esquemático
Placa Lado de Cobre
Placa Lado dos Componentes
Placa Silk Screen
CORREÇÃO
Adicionado em 18/05/2018
Referente ao resistor R3 -(8.2R 5W), que deve ser substituído por um de valor 0.68R ou 0.56R, pois o transistor Q1 está consumindo mais de 3A de corrente, e por isso ficará sobrecarregado.
Para aqueles que já montaram a fonte e não usarão mais que 2,5A não há necessidade de trocar R3.
Os arquivos do Sensor de Temperatura Lm 741 + NTC podem ser baixados aqui https://www.te1.com.br/2018/04/sensor-de-temperatura-com-lm-741-ntc/
Download dos demais arquivos
Estou tentando baixar as imagens do layout da da fonte mas só baixa arquivo de texto ,se eu faço pelométodo de salvar imagem como fica em . bmp e eu preciso em pdf se puder me mandar pelo e-mail eu lhe agrdeço por demais .
Bom dia , já tentei baixar as imagens da fonte para impressão e não consegui .baixa um um arquivo texto.
Boa Noite! Isael Ferreira! sim método térmico, se for usar somente o lado cobreado não precisa inverter, agora se for adicionar a figura dos componentes sobre a placa precisará inverter a figura com os componentes.
Valeu, pelo que eu vi essa sua fonte não tem corrente regulável, seria regulado a corrente através do resistor R3, é isso?
Olá Isael ! Quase isso, R3 é apenas para limitar parte da corrente que circulara pelo Lm 350t, em teoria o regulador suporta 3A, mas como é difícil encontrar componentes autênticos então resolvi limitar a corrente para que o mesmo trabalhe com folga e o resto fica por conta do transistor Q1. Agora quem vai determinar toda a corrente que terá a fonte será R2. Se queres uma fonte que tenha ajuste de corrente por enquanto aqui no site tem esta aqui https://www.te1.com.br/2018/01/fonte-de-tensao-e-corrente-0-30v-3a/