LT1083 Circuito de fonte de alimentação 7,5A regulada

Circuito de fonte de alimentação ajustável de alta corrente com LT1083 - 1.2 a 30 Volts por 7.5 Amperes

O Circuito integrado Lt1083 faz parte de uma linha de reguladores de tensão positivo ajustável Low Dropout, desenvolvido para fornecer até 7,5 Amperes de corrente. Ele é projetado para trabalhar com uma diferença minima de 1 volt entre a entrada e saída, porém é recomendado ao menos 1.5V. O circuito integrado da Linear Technologies (Analog Devices) LT1083 tem pinagem compatível com reguladores antigos como LM317, Lm350.

Características Principais

  • 3 terminal ajustável
  • Corrente de saída até 7.5A
  • Regulação de linha 0.015%
  • Regulação de carga 0.1%
  • Disponível em 3 encapsulamento, TO-220, TO-3P e DD
  • Regulação de alta eficiência

Aplicações principais

  • Reguladores lineares de alta eficiência
  • Regulador de corrente constante
  • Carregadores de bateria
  • Fonte regulada com saída ajustável para amplificadores de áudio de potência
Receba nossos artigos gratuitamente no seu Email

Pode utilizar neste circuito LT1083 para 7,5A, LT1084  para 5A e LT1085 para 3A

Esquema da fonte de alimentação regulada ajustável com CI LT1083 by Linear Technologies (Analog Devices)

Esquema Da Fonte De Alimentação Regulada Ajustável Com Ci Lt1083 By Linear Technologies (Analog Devices)
Esquema Da Fonte De Alimentação Regulada Ajustável

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem da fonte ajustável com LT1083

Sugestão De Placa De Circuito Impresso Para Montagem Da Fonte Ajustável Com Lt1083
Placa De Circuito Impresso (Pcb) — Fonte Com Lt1083, Lt1084 Ou Lt1085
Sugestão De Placa De Circuito Impresso Para Montagem Da Fonte Ajustável Com Lt1083 Vista Dos Componentes
Vista Dos Componentes Da Placa De Circuito Impresso

A família de reguladores de três pinos, ajustável LT1083, facilita a montagem de fonte de alimentação regulada de alta desempenho. O CI apresenta proteção contra curto-circuito bem como proteção contra superaquecimento que desliga o regulador se temperatura exceder 165 °C.

Os circuitos usando LT1083 requer que se utilize um capacitor como parte compensação de frequência do componente. Para todas as condições de operação, um capacitor eletrolítico de alumínio de 150µF ou um capacitor de Tântalo de 22µF garantirá a estabilidade na saída.

Para ajustar a tensão deve utilizar o potenciômetro ou o trimpot, deve escolher qual irá utilizar no seu circuito.

O transformador deverá ter a tensão conforme a máxima tensão que pretende na saída e também a máxima corrente. Para tirar o máximo do CI utilize transformador  de 28V /8A.

O circuito integrado deve ser dotado de um dissipador de calor.

Utilize capacitores eletrolítico de qualidade com baixa ESR.

Se preferir pode adicionado módulo voltímetro digital ou voltímetro/amperímetro na saída. Voltímetro vai em paralelo e amperímetro em série com o circuito.

Também se utilizar 2 transformadores poderá ligar o circuito como fonte simétrica com tensão negativa e positiva.

Lista de material para montar fonte de alimentação regulada

Última atualização: 23/08/2021 20:57

ComponenteValorDescriçãoQuantidade
Capacitores
C110.000µF/50VCapacitor eletrolítico1
C2, C5100nF/50VCapacitor cerâmico2
C322µF/35VCapacitor eletrolítico1
C4470µF/50VCapacitor eletrolítico1
Semicondutores
D1, D2, D3, D410A10 ou equivalenteDiodo 1000V 10A4
D5, D61N4004Diodo2
IC1LT1083CP ou LT1084CT, LT1084IT, LT1085CT, LT1085IT, LT1085CMRegulador de tensão positivo Low Dropout1
LED1LED 5 mmLED Vermelho1
Resistores 1/4W
R15.6kVerde, Azul, Vermelho, Ouro1
R2100/1WMarrom, Preto, Marrom, Ouro1
Diversos
P1 ou P1A10K (103)Potenciômetro 10K ou trimpot multivolta 32962
CN1ACConector Borne KRE 2 vias (Kf301, KR301)1
CN2OUTConector Borne KRE 2 vias (Kf301, KR301)1
Solda, Fios, Pci, Caixa, etc.

Download dos arquivos em PDF deste artigo: sugestão de placa de circuito impresso (Cobreado, Lado dos componentes, Silk Screen, gerber), Esquema e Datasheet. Arquivos atualizados.
Download PDF   Mirror

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média / 5. Total de votos

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Conte-nos como podemos melhorar este post?

Foto do autor
Sobre o Autor
Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Compartilhe:
Comentar via Facebook

222 comentários em “LT1083 Circuito de fonte de alimentação 7,5A regulada”

  1. bom dia Toni, algum tempo atras baixei um circuito de fonte no seu site parecido com esse usando o LT1083 só que no circuito usava 4 diodos MUR860. vc ainda tem esse esquema? grato.

    Responder
  2. Bom dia Toni…
    Não sei se me expressei direito na pergunta anterior, sigo nesta…
    A regulação deve se dar antes do trafo, regulador de CA tanto para 110 como 220. Na prática regula de 0 à 220, para se obter no secundário uma regulagem de 0 à 2 Volts CA com carga para 10 ou 15A. Semelhante a um Dimer. O que tenho encontrado em Dimers para uso indutivo é exatamente essa falta de linearidade. No inicio do cursor quase não altera nada, no ultimo terço também, somente no meio do ajuste do potenciômetro é que se consegue um ajuste, não há um ajuste linear em toda a extensão do potenciômetro. Estou em busca de um circuito mais eficiente. Vou usa-lo num pirografo.

    Responder
      • Toni… Obrigado pela dica, achei muito legal e bem simples. Eu poderia estar substituindo a fonte de 12 e 5 vcc de CPU por uma Trafo convencional e retificação em ponte? E qual a carga final que este regulador suportaria? Se o Trafo for dimensionado para 10A, o sistema regulador suporta essa carga?

      • Olá Reinaldo
        Sim pode utilizar uma fonte DC com a corrente que precisa!
        A corrente vai depender do Mosfet utilizado.
        Se tiver aí na bancada faça teste com IRFZ44 ou outro.

    • E meu amigo. Ficaria aqui discutindo no bom sentido horas com vcs .Mas como dizem por ai time is money ou o contrario. Não sei o que vc está usando para controlar se é dois scrs em anti paralelo ou um triac . Uma das formas baratas de vc ajustar a do pot é ajustar corretamente o valor de C na malha RC . pense nisso.

      Responder
      • Olá Claudio, obrigado por compartilhar sua experiência e insights sobre o controle de potência em circuitos de fonte de alimentação. A sugestão de ajustar corretamente o valor de C na malha RC para controlar a corrente é bastante interessante e pode ser uma solução eficaz para garantir um ajuste mais linear e preciso. A busca por um circuito mais eficiente, especialmente para uso em um pirografo, é fundamental para garantir um bom desempenho e resultados satisfatórios. Espero que você encontre a solução ideal para suas necessidades. Obrigado pela contribuição!

  3. Olá Toni…
    Preciso de um controlador de tensão/corrente para um transformador 110/220 com saída de 2Vca e corrente máxima 10A. Poderia ser um Dimer se eles não tivessem problemas de linearidade. Preciso que a saída ofereça ótima distribuição do 0 à 2Volts em toda extensão do potenciômetro de forma que o usuário possa ter uma ampla gama de ajustes com carga de 10 amperes. Você teria algum circuito deste tipo? Desde já agradeço sua ajuda.

    Responder
  4. Olá toni, tudo bem? tentei baixar o arquivo do layout da fonte com ci LT 1083, não foi possível… aparece uma mensagem informando que o arquivo está com virus, somente o autor poderá abrir.

    Responder
  5. Ola Toni
    Vc poderia fazer um circuito para mim ?
    Entrada 127V/220 manual
    Saida 24vcc +/- 0,5vcc
    voltimetro e amperimetro na tensao de saida
    Corrente de saida de 8 amperes.

    Responder
  6. Olá Toni, preciso de ajuda pra fazer funcionar minha fonte lt1083 que limita a corrente em 2.6 A . Ja fiz contato pelo mercado livre com vc .aguardo. Obrigado

    Responder
  7. Boa noite. Tenho 4 trafo grandes (eu considero pelo menos) que segundo calculos de um eletonico conhecido, devem atingir de 20 a 30A em +ou- 13,8v…. porem eu trabalho com som automotivo e preciso em minha bancada uma fonte estabilizada em 13,8v com o maximo de amperes possivel, pra trabalhar em paralelo com alguma bateria(acido+chumbo de 40A pra cima)……….meu grande problema é que nao tenho capacidade para estabilizar esses trafos, a unica coisa que tenho em maos é o trafo e uma ponte retificadora de 50A, vc tem ou monta uma placa com uma aperagem em torno de uns 30A POR 13,8V estabilizados? Valor? no aguardo

    Responder
  8. Boa noite Tony, tudo bem?

    Não sei se chegou minha pergunta anterior…então vou refazê-la…Qual a diferença entre uma fonte simétrica feita com reguladores positivo e negativo e duas fontes separadas com reguladores positivos…unindo um polo positivo e outro negativo de ambas? Fiz um teste aqui montando 2 fontes separadas, mas usando o mesmo tranformador e ponte de diodos e unidas “+” com “-“. Pelos meus teste funcionaram perfeitamente como se fossem fontes independentes e tbm como fonte simétrica. Se funcionam, qual a vantagem de reguladores positivos e negativos? Obrigado

    Responder
  9. Boa noite Tony, tudo bem?

    Conheci seu site a pouco dias e estou voltando a “mexer” com eletrônica, pois abandonei um tempo para me dedicar a engenharia elétrica…Agora, já aposentado, estou voltando as minhas montagens e projetos…Me diz uma coisa: qual a diferença entre usar regulador positivo e negativo para fonte simétrica ou usar dois reguladores positivos e unir uma ponta positiva com outra ponta negativa? Tenho aqui duas fontes variáveis que me fornecem 1,2 até 45v DC por 3A…fiz esse teste de uní-las e não vi diferença em relação a outra com dois reguladores (Um para cada lado – Positivo e negativo). Funcionam bem tanto usando como se fossem das fontes independentes como juntas (Simétricas).

    Obrigado pela atenção.

    Sidnei Berti
    São Sebastião / SP

    Responder
  10. ola toni estou com um tranformador de 35-0-35 ac que e do meu amplificador so que queria algo que transformasse em 12v para alimentar um pre e uma ventulina me da um conselho ae toni obrigado

    Responder
  11. Bom dia a todos. montei hoje este projeto e meu potenciômetro começou a fritar quando girava para obter tensões menores. após algumas verificações contatei que o LT 1083 esta desenhado na posição errada no desenho (Lado dos componentes) e no desenho (Silk screen). O LT 1083 ficou invertido, foi só virar e tudo deu certo. Ótimo projeto.

    Responder
  12. toni, parabens pelo seu trabalho adoro eletrônica mas não sou técnico formado, Sou tec. automação industrial e aeromodelista e nos motores glow tem uma vela que acende o filamento para darmos a partida no motor com um starter a pilha este starter é de 1,5volts. voce teria pra vender algum esquema ou já pronto (seria ótimo) que eu ligasse na bateria 12v. e baixasse a tensão para 1,5v 5amp.
    se tiver seria maravilhoso pois estes starter nao aguenta nada e descarrega rapidinho.
    Desde já agradeço.

    Responder
  13. Olá Toni. Eu não entendi até qual tensão máxima a fonte vai?! Eu preciso de uma que possa vaiar suavemente entre mínimo de 1,5 v(se não der para ser 1,5v, pelo menos uns 5v para várias utilizações de bancada e máximo de 50v por pelo menos 5 amperes.
    Ela serve para mim? Você tem a placa para vender com o componente principal, esse LT1083??
    Desde já obrigado!

    Responder
  14. Olá Toni…
    Executei seu projeto, Trafo 0V até 21V, funcionou perfeitamente!
    Porém, tive alguns incidentes, quando os pólos positivo e negativo encostam, o circuito fecha e o fusível vai para o saco. Seria possível colocar algum tipo de resistência ou diodo para que isso não ocorra apenas com um sutil toque dos contatos?
    PS: já troquei uns 15 fusíveis…. rsrs

    Responder
  15. Bom dia Toni,

    primeiramente gostaria de agradecer pelo seu site, pois tem me ajudado muito em diversas dúvidas que já tive.
    Gostaria de saber se é possível alterar essa fonte, para que ela possa ter corrente regulável também?
    Como procederia nesse caso? Teria que ter um circuito a parte para ajustar a corrente?

    Obrigado
    Sérgio

    Responder
  16. Alguem pode me ajudar preciso de um diagrama para uma fonte estabiliza de 30 volts 50 amperes com reulagem para amper e volt por favor me ajudem ai.obrigado

    Responder
  17. ola Toni, boa noite eu tenho um transformador com saída de 32V  10A, vi no datasheet deste regulador que o mesmo pode ser ligado em paralelo para obter 15A na saída, preciso fazer alguma alteração no projeto para a entrada de 32Volts ?  e a propósito este regulador pode ser encontrado na mult comercial aqui em são paulo na santa efigenia a um custo de r$ 7,00 o que acho muito em conta estou divulgando isso porque vi em alguns comentários acima que é difícil encontrar o mesmo, eu encontrei logo de cara a um preço razoável e aproveito pra compartilhar isso com os demais aqui, obrigado.

    Responder
    • Olá Mauro
      Sim só seguir o esquema no datasheet para ligar em paralelo!
      Trafo de 32V é muito!
      Sobre o valor que encontrou, só confira se é original. Se suportar a alta corrente! Está me um bom preço!

      Responder
      • Oi Toni bom dia eu cheguei a montar a fonte mesmo com o trafo de 32 volts e mesmo assim funcionou satisfatoriamente, porem quero mudar o projeto e passar a usar dois reguladores pra dobrar a corrente da fonte pois na configuração que montei a tensão com dois reguladores ultrapassa os 50 volts, ate que tensão voce me recomendaria o trafo amigo?  eu tenho um amperimetro na fonte porem quando a ponho em curto experimental  o amperimetro não acusa a corrente de curto, provavelmente o regulador deva se desligar, não puz em teste na bancada ainda para ver qual a corrente maxima que consigo tirar da fonte antes que a mesma entre em proteção e se desligue, mas tentarei ver isso, desde ja agradeço a voce espero que tenha um bom dia e uma ótima semana.

  18. Toni, posso usar o LT1083CP, é a mesma coisa?
    E mais, tenho um trafo de 27,5vac e 2A para 127vac. Eu consigo 7,5A na saida acrescentando no esquema outro transistor, sem precisar usar um trado de 7A?

    Responder
  19. Fala tony, beleza??? Esse regulador é praticamente impossivel encontrar no Brasil, tendo que recorrer as importações, não seria mais legal, ate mesmo pro proprio leitor conseguir comprar e produzir a propria fonte, um com o LM317 e um booster, tipo um 2N3035???

    Responder
  20. Ótima para rádios PX. Eu divulguei algumas no meu livro “Macetes e Gambiarras para o PX”, mas não montei e nem testei. Seria interessante, com sua permissão, divulgar estas suas fontes, com layout e tudo o mais, já que o que você publica, funciona! Você trabalha bem com o Eagle. A PCI ficou muito boa! 73 do Ademir PT9HP

    Responder
  21. Boa noite tony.
    Bom maninho,vc conhece um projeto de fonte de alimentação de 80v, 6A?
    Pois eu preciso ligar um motor cc de 90v  e se posivel variar a tensão, de 50v a 80v, para poder controlar a sua rotação.
    Ou então pelo menos 80v fixos, ai eu dou um jeito de controlalo por pwm.
    Ja vasculhei a net e não achei nada..!
    De qualquer forma, ja agradeço!

    Responder
  22. Galera ,montei um amplificador de 60wcom tda2052 ,funcionou bem ;
    mas eu não fiz uso dos resistores que estão em serie entre pinos 2-4 e nem a função mute e Stand. Gostaria de saber se haveria  problemas futuros com o circuito e detalhe não usei fonte simétrica a alimentação usei uma fonte DC.de note/book  20V 2.0A com reguladores 7815e7915 isto é uma fonte simétrica/ ?

    Responder
  23. hola amigo acabo de conocer tu canal  es genial , me gustaria saber si ese proyecto me sirve para un pirografo . debo decir q no se nada de electronica pero soy algo curioso y me gustaria aser ese proyecto  agradezco desde ya 

    Responder
  24.  meu nome é Ismael,por favor galera gostaria de saber se alguém tem 
    um projeto de fonte variável de 0-a 30v usando um transformador 15+15v. s  se alguem tiver por gentileza envie para mim obrigado.  

    Responder
      • Valeu, tôni
           Cara tenho uma certa habilidade com projetos mas sou leigo pra muita coisa em eletrônica principalmente teoria, o bom não desisto de primeira. 
           você teria o esquema?….Eu pensei em usar o seu projeto; da fonte lt1083. utilizando trafo 15+15 por 5A .O que você a conselha?/
         eu li um artigo que indicava o  uso de 3 três integrados lm 317  em paralelo para se obter 4.5 A na saída ja que cada um fornece 1.5 a faz sentido/? ou não

         

  25. Olá Tony, Preciso da sua ajuda, a fonte de alimentação não me dá mais do que 1Amp
    na saída com o trafo de 24Volts 5Amp. A fonte é com CI LT 1083 7,5 Amp

    Responder
  26. gostaria de saber se vc tem algum esquema de fonte de corrente constante de até 18 amperes. desde ja agradeço.
    ja montei um sequencial seu e ficou shol de bola valeu. 

    Responder
  27. Olá Toni, estou precisando de uma ajuda , montei um circuito para um dispositivo de segurança de uma máquina industrial, e uso uma fonte com um LM2575HVS-ADJ para alimentar meu circuito , a máquina usa uma bateria de 48V DC e 3 motores DC , o problema é que o circuito que controla os motores são por IGBT e estão gerando ruído com picos de tensão perto dos 120V e estão queimando a fonte do meu equipamento, já tentei capacitor de 2200uF na entrada e diodo supressor e nada , tem alguma sugestão ? Obrigado.

    Responder
  28. Seguinte montei a fonte com o lt103, chega a 20v, mas somente 2,5 de corrente, como preciso para um trabalho de aula 6a, não estou conseguindo usar …saberia me dizer o que pode ter acontecido, comprei 2 lt e nenhum chega nm perto dos 7,5a…

    Responder
  29. Olá Toni, sempre acompanho seu site e já fiz várias montagens daqui(tda2003,sensor de sombra).Agora estou me aventurando sozinho.Fiz um timer com o ci555 o qual energiza um relé por 5 segundos.Funcionou perfeitamente, até eu ligá-lo numa válvula solenóide.Ele não respeita o tempo de 5 segundos,as vezes dá 14,20 até mais e eu ouço o relé fazendo “tec-tec”.Alguma pista do que pode estar acontecendo?Desde já agradeço.

    Responder
  30. ola amigo gostaria muito de adiquirir ou no caso construir um detector de metais para buscas em ´praias e terrenos em geral ouvi falar do pi polones mas adianto que nao sei nada de eletronica e os detectores dee metais estao muito caros é por isso que vim te perguntar se vc produziria para mim um bom detector para o fim que citei e em quanto ficaria?por favor enviar resposta para o e mail [email protected]

    Responder
  31. Olá Tony! Eu venho observado já algum tempo seus projetos e digo que tens um excelente trabalho. Agora, poderia me esclarecer algumas dúvidas? Gostaria de saber se voce faz os testes destes projetos que está seu site e blog? Pois referente a um projetinho de um carregador de bateria selada(gel), vc descreve um resistor no circuito que não existe. Aliás, nem o próprio autor do projeto viu isso. Então fiquei procurando o tal do R8 que vcs descreveram e não encontrei no layout, noentanto, a nomenclatura máxima foi somente até o R6. Nem o seu e nem do próprio autor consiste esse resistor R8? O link do projeto, inclusive está no seu blog é esse.
    Abraço!

    Responder
  32. Bom dia a todos.
    Alguém já montou exatamente este circuito com este layout da placa e usando os componentes indicados? 
    Funcionou sem problemas?
    Agradeço a informação.

    Responder
  33. Toni ajuda aí!!!
    Para medir a amperagem de um trafo, posso utilizar esse método:
    1 – medir a resistência do secundário do trafo desligado.
    2 – medir a voltagem do secundário trafo.
    3 – usar a lei de OHM: I=V/R
    No meu caso deu o seguinte:
    I=35/8 = 4,375A
    será que está certo?
    É porque tenho 5 trafos de sucata aqui que funcionam, porém eles não tem nenhuma etiqueta!
    Em trafo simétrico será que dá certo?
    como você faria para medir a amperagem do trafo comum e de um trafo simetrico?
    obrigado.

    Responder
  34. amigo, cheguei a uma conclusão e espero que eu esteja certo, se não estiver me corrija. o meu trafo com 5 pernas no secundário ficou assim, 2 fios vermelhos mais grossos mediram 50v, quer dizer que ele é 25+25v. E 3 fios mais finos sendo branco-vermelho-preto respectivamente a medição ficou assim: branco com vermelho = 7v, vermelho com preto = 14v, e preto com branco = 21v, quer dizer que ele é 7+7+7v. E o outro trafo menor que tem somente duas pernas no secundário mediu 12v, quer dizer que ele é 6+6.
    Por favor alguem que entende de trafo me ajudem ae e se tiver algum projeto de amplificador que se emcaixe nesses trafos me fale.

    obrigado

    Responder
    • Fabim
      Em relação ao trafo que saem dois fios apenas, ele é um +12V somente, isto é, +12v(fio vermelho) e gnd(fio preto). Não tem esse negócio de 6+6V quando são só dois fios. Um deles precisa ser o gnd.
      Então, neste caso é possível obter 12+12V desse trafo com um dobrador de tensão. Nesse link tem a fonte: http://www.4shared.com/file/VsMqsQED/PRESUB.html.
      Em relação ao primeiro trafo, PODE SER que os dois fios vermelhos não sejam simetricos, isto é que eles sejam +50V e gnd. Para descobrir isso, tente um de cada vez com o fio preto. Se em um dos dois acusar 50V, significa que esse é o fase. Se em um dois dois der 25V, significa que realmente é 25+25V os dois fios vermelhos.
      Espero ter ajudado.

      Responder
      • E ajudou bastante, sobre o trafo de 50v, testei com outros e nao deu nada, só da certo com o outro vermelho (50v). 

        mas em relação aos outros tres fios deste trafo, E 3 fios mais finos sendo branco-vermelho-preto respectivamente a medição ficou assim: branco com vermelho = 7v, vermelho com preto = 14v, e preto com branco = 21v, quer dizer que ele é 7+7+7v, o que seria isso?
        valeu parceiro

      • Fabim
        pelo que você falou chegei a seguinte conclusão:

        Sendo o fio branco +21V, o fio vermelho 14V e o fio preto o Terra, é possível obter os valores medidos por você, já que o multimetro acusa a ddp (diferença de potencial) da voltagem:
        Branco e Vermelho: 21-14 = 7V
        vermelho e preto = 14-0=14
        branco e preto = 21-0 = 21
        Essas foram suas medidas.
        Portanto, o secundario desse trafo tem as seguintes voltagens:
        Branco: 21V
        Vermelho: 14V
        Preto: GND
        Vermelho 1= 50V ou 25V
        vermelho 2= gnd ou 25V
        flw

  35. Toni tenho uma pergunta pra você:
    Para medir a amperagem de um trafo, posso utilizar esse método:
    1 – medir a resistência do secundário do trafo desligado.
    2 – medir a voltagem do secundário trafo.
    3 – usar a lei de OHM: I=V/R
    No meu caso deu o seguinte:
    I=35/8 = 4,375A
    será que está certo?
    É porque tenho 5 trafos de sucata aqui que funcionam, porém eles não tem nenhuma etiqueta!
    Em trafo simétrico será que dá certo?
    como você faria para medir a amperagem do trafo comum e de um trafo simetrico?
    obrigado.

    Responder
  36. olá a todos, gostaria que alguem me ajuda-se com minhas duvidas sobre trafo. O problema é o seguinte, estou querendo montar um amplificador e gostaria de aproveitar dois trafos que tenho aki em casa pro projeto sair mais barato. A minha primeira duvida é que quando leio os projetos de amplificadores sempre pedem por exemplo um travo 25+25v, e a minha duvida tá ai, o que significa 25+25v? 
    A minha outra duvida é que quando eu meço o secundario de um trafo que tem somente dois fios o multimetro acusa em corrente alternada 12v, entao eu queria saber se ess trafo é de 12+12v ou 6+6v?
    E outra duvida é com outro trafo que tenho aqui, o secundario dele tem 5 fios, dois vermelhos que quando meço com o multimetro dá 50v ac e os outros 3 fios sao  preto, vermelho e branco, o preto com vermelho dá 14v, o vermelho com o branco da 7v, e o preto com o branco dá 21,5v ac, daí queria saber se esse trafo é 25+25v ou o que é no certo pra eu poder procurar um amplificador pra montar compativel com ele. ( se alguem tiver algum exemplo de amplificador pra usar com esses trafos passem pra mim por favor) obrigado

    Responder
    • Olá Fabim
      sobre as tensões 25+25v pelo que eu entendi é assim:
      as voltagens são simétricas, isto é, -25V e +25V = 50V, entendeu?
      Na verdade, um trafo simétrico possui, no secundário, 3 fios: Voltagem Negativa, GND(TERRA) e Voltagem Positiva. A ddp entre os V- e o V+ é a tensão do trafo.
      Eu acho que sse tipo de transformador é mais utilizado para amplificadores pois o gnd do trafo ajuda a evitar ruídos.
      Os trafos que possuem dois fios não são simetricos, pois a ddp (diferença de potencial) é calculada subtraindo-se o GND do V+. Ex.: 12-0 = +12V. Nesse caso, o trafo é de +12V.
      Em relação á outra dúvida, tente medir um vermelho com um preto, e o outro vermelho com o mesmo preto. Se em ambas as medidas acusar 25V, então esse trafo pode ser usado como 25+25V.
      Espero ter ajudado.
      Obs: ME CORRIJAM SE EU ESTIVER ERRADO!!!
      vlw

      Responder
      • tentei medir como vc falou mas nao deu voltagem nenhuma, só da voltagem os dois vermelhos mais grossos juntos (50v) ou os outros tres mais finos ( preto, vermelho e branco). vc sabe algum amplificador que posso montar usando eles?  obrigado

      • Então Fabim
        com 50V dá pra construir um bruto de um amplificador, desde que a amperagem do trafo seja suficiente. Infelizmente não tenho nenhum circuito pra você.
        Porém, para obter os 25 volts simetricos, tem uma gambiarra que daira certo.
        Você deve mudar a chave 110/220 para 220 e ligá-lo em uma tomada 110v. Deste modo eu acho que você terá 25v nos fios vermelhos.
        Para obter 25+25V, você pode construir um dobrador de tensão, porém não sei se este é o método mais viável para o seu caso.
        Sobre o amplificador, qual seria a potencia desejada em rms? 
        procura no google “circuito amplificador Xwrms” X= (potencia do amp). Você vai achar muita coisa. Inclusive aqui no site tem uns amps de 100w se eu não me engano com o ci TDA 7294. Com esse trafo eu acho que dá para alimenta-lo com o dobrador de tensão.
        vlw

      • amigo, cheguei a uma conclusão e espero que eu esteja certo, se não estiver me corrija. o meu trafo com 5 pernas no secundário ficou assim, 2 fios vermelhos mais grossos mediram 50v, quer dizer que ele é 25+25v. E 3 fios mais finos sendo branco-vermelho-preto respectivamente a medição ficou assim: branco com vermelho = 7v, vermelho com preto = 14v, e preto com branco = 21v, quer dizer que ele é 7+7+7v. E o outro trafo menor que tem somente duas pernas no secundário mediu 12v, quer dizer que ele é 6+6.
        Por favor alguem que entende de trafo me ajudem ae e se tiver algum projeto de amplificador que se emcaixe nesses trafos me fale.
        obrigado

  37. olá toni

    gostaria de saber se essa fonte filtra TODOS os ruidos, pois quero utiliza-la no meu amplificador…
    Não tive sucesso na montagem de fontes para ele, que pede 24vx4A. Todas elas geraram ruido. Então tive que usar a fonte do meu note – 20vx4A.
    O trafo que tenho aqui é de 20Vx5A.
    Queria saber tb se você tem um esquema de uma fonte bem filtrada ou os valores dos capacitores e diodos para a montagem de uma fonte boa e sem ruidos.

    desde já agradeço
    fui

    Responder
  38. Bom dia Tony
    Eu tenho duas placas solares e um inversor, preciso de um circuito que possa receber 12v da placa solar e alimentar o inversor e por sua vez estando a carregar a bateria.
    aguardo, obrigado

    Responder
  39. nao sei se aqui e o lugar coreto para faser esta pergunta mas ja que estou aki

    to precisando de um cirquito controlador de gerador auto sustentave ou seja um cirquito que nao deixe voltar corente nem tensao em ipotese alguma

    se voce tiver uma ideia de como eu faso isso porfavor me ajude pois nao consegi botar me prototipo para funcionar aida des de ja agradeço

    Responder
  40. toni……… como seria o procedimento se eu já tiver uma fonte 24v 5a fixa e quiser usar uma parte deste  circuito para torna-la variavel, eliminaria o trafo,ponte,….. entraria com a tensão dc em que parte do circuito????? claro se for possivel realizar esta alteração

    Responder
  41. Gostaria de tirar uma duvida sobre dois circuitos dimmer diferentes.
    Um com ponte retificadora e outro sem,o que não tem ponte retificadora a lampada não acende suavemente o que chamamos de efeito estalo,como faço para te enviar os circuitos para ser analizados?

    Responder
  42. Bom dia Toni.
    Parabéns pelo excelente site.
    Estou afastado a bastante tempo de eletrônica aplicada e estou tentando retornar.
    Gostei desta fonte, mas gostaria que me indicasse uma fonte com proteção de curto, ajustes normal e fino, mínimo 7A, de 1.5 a 30 V, indicador de tensão e corrente (podendo ser independente (melhor) ou chaveada (digital ou analógica).
    Pretendo utilizar em aplicações que exigem um pouco de precisão em tensão e corrente. 
    Vc tem algo parecido?

    Agradeço a ajuda.
     

    Responder
  43. Olá Toni, gostaria de saber se posso usar essa fonte num transmissor fm, num vai gerar ruído, etc?? Se gerar, o que posso acrescentar nela para filtrar, ou se tiver outro esquema com pcb de uma fonte 14v de pelo menos 3a que sirva para transmissor. ABraço

    Responder
  44. Boa noite.
    Parabéns pelo site, achei ótimo e muito rico.
    Estou precisando de uma fonte de alimentação variável de 35 a 60 volts com corrente em torno de 100mA. Venho tentado fazer uma, porem não estou conseguindo.a regulagem, fica muito instavel.
    Você poderia me ajudar?
    Obrigado.
    Franco

    Responder
  45. tenho um transformador de um bom porte onda completa 13v montei uma fonte convencional ponte de retificador e filtro de 68000 tudo bem funcionou perfeito coloquei o multímetro em serie, encontrei 2.5 A mais gostaria de aumentar a corrente elétrica pelo menos para 5A,como devo fazer?

    Responder
  46. Boa Noite Toni, entrei no seu blog e encontrei aquela fonte regulada que trabalha com Ic L317,trabalho no ramo de eletronica mais não trabalho com impressão de placas e gostaria de saber se você vende esses tipos de placas? E como faço para comprar?

    Responder
  47. boas,sr toni ,o que eu pedi era um regulador para  cortar a corrente dum painel solar que debita em pleno sol 10 amp. quando a bateria estiver com a carga completa por ex:13,8 voltes obrigado

    Responder
  48. ola amigo, sou leigo em eletronica, mas precisa de um esquema controle ( potencia corrente) numa rede de 12 volts com 60amperes alternado (bateria de carro) para 12 volts com potenciometro que regule entre 30 a 15 amperes.  Trabalho da faculdade e estou com dificuldade pois o professor quer uma fonte de energia externo sem ser da rede eletrica 110v e a unica que dá para fazer é com a bateria de carro, só que se ligado diretamente na bateria os fios da experiencia aquecem demais .Obrigado!

    Responder
  49. E AÍ TONI, BELEZA? GOSTARIA DE TIRAR UMA DÚVIDA. ALIMENTEI UM MÓDULO DE POTÊNCIA DE ÁUDIO COM UMA FONTE ATX, MAS, NOS PICOS DE GRAVES MUITO FORTES, A FONTE DESARMA. SERÁ QUE SE EU LIGAR DUAS OU TRÊS FONTES ATX DE MESMA POTÊNCIA EM PARALELO, RESOLVERIA O PROBLEMA, OU PODERIA ACONTECER ALGO INDESEJADO? MUITO OBRIGADO PELO MATERIAL ENVIADO. FICAREI GRATO POR UMA RESPOSTA.

    Responder
      • Olá Toni, tudo bem?

        Este assunto me interessou.
        Será que se colocar um capacitor de, digamos, 10.000 uF ou mais, não teria amperagem suficiente armazenada para não desarmar a fonte?
        Fiz algo parecido no amplif. GRADIENTE STA 950 que tinha problemas com alto volume, o painel piscava demais.
        Acrescentei um cavalo de 33.000 uF e melhorou muito o graves.
        Então penso nesta possibilidade para as fontes de pc usadas em áudio.
        Valeu

      • Olá Rums Beleza!
        Desculpe a demora!!
        O negócio é que tem muita fonte ATX bem ruim, no mercado! Colocam um rótulo de muita potência, quando mão chega nem a um terço!
        Sobre o capacitor que falou, sim pode se fazer melhorias nelas…
        Recomendo a leitura dos testes de fontes para PC do Clube do hardware!

  50. Oi Toni ! Parabéns pela quantidade e qualidade das matérias! Tento baixar o arquivo referente a fonte com o CI- LT 1083 e não consigo,nunca cai na pagina de downloads,tem algum atalho pra facilitar?Grande abraço e obrigado sempre!

    Responder
  51. oi amigo tudo bom execelente os artigos que tenho recebido gostaria de saber como posso montar um detector de metais para usar em solo na profundidade de 6 metros
    obrigado pelos email que tenho recebido e de grande ajuda para mim um forte abraço a todo os amigos do blog

    Responder
    • Olá Oswaldo
      Isso requer um equipamento bem sensível, o funcionamento básico de um detector de metais é 2 osciladores em equilíbrio, quando a bobina se aproxima de um metal ocorre um diferença destas frequências entre os dois e pode ser detectado… porém para essa sensibilidade a qual quer exige uma montagem mais crítica… Mais nada impossível para quem está acostumado ao diy…
      Se ainda não montou um Detector de metais sugiro que monte um mais simples e vá aperfeiçoando no assunto.
      Aqui neste site tem uns simples e alguns mais complexos, inclusive com informação sobre a montagem da bobina, com calculadora e tudo!

      Responder
      • toni gostaria de saber como faço para adquirir a placa de circuito impresso para montar a fonte com circuito LT1083 1,2 A 25 volts por 7,5 amperes.tambem posso usar este tipo de fonte em um modulo amplificador de 3600 watts com 4 canais,e qual o valor do trafo a ser usado nesta fonte.agradeço a atençao obrigado.

Deixe um comentário