Tutorial instalando e configurando o Eagle3D + Pov-Ray — parte 1, como muitos pediram, segue esse pequeno tutorial sobre o Eagle3d, o objetivo é que possamos aprender juntos como trabalhar com esse aplicativo que cria bonitas imagens 3d das layouts desenvolvidos no Eagle.
Primeiro passo download dos programas necessários.
Cadsoft Eagle Versão 7.5, o Eagle 3d funciona em qualquer versão do Eagle 4 ao 7
Eagle 3d versão 20110101
Imagens de referência Eagle3D
Pov-Ray for Windows 3.7– pra quem gostar desse software dê um espiada aqui — o que andam fazendo com ele!
Por hoje serão esses softwares, depois passarei novos links.
O Software Pov-Ray é simples de instalar basta next…
já o Eagle 3D é quase isso também…
Segundo passo instalando os programas.
Pov-ray Next Next…
Na versão atual 3.7 requer também do software Editor DLL para editar os arquivos de configuração. No momento da instalação do PovRay é pedido para baixar o povwin Editor DLL 3.7.
Caso não tenha feito o download baixe aqui neste link e instale.
Eagle Next Next…
Instalando Eagle 3D
Execute o arquivo de instalação aceite os termos de uso, em seguida vai te perguntar onde quer instalar, para facilitar a vida vamos instalá-lo na pasta do ULP do Eagle, no meu caso: C:\Program Files\EAGLE-5.11.0\ulp\
É só dar next e pronto.
Configurando o arquivo POVRAY.INI
Após instalar o Eagle3d, configure o arquivo de configuração para poder ler os arquivos do Eagle3D.
Abra o PovRay vá ao menu Tools e esolha Edit master POVRAY.INI. Acrescente a linha da localização da pasta PovRay do Eagle 3D. No meu caso hoje:
Library_Path=”C:\EAGLE-7.2.0\ulp\eagle3d\povray”
Agora abra um layout já feito no Eagle, e no menu vá em ULP.
Escolha a ULP na pasta onde instalou o Eagle3d no meu caso “C:\Program Files\EAGLE-5.11.0\ulp\Eagle3d\ulp” e escolha conforme a versão de seu software:
3d40.ulp — versão 4 do Eagle,
3d41.ulp — a partir da versão 4.1 do Eagle
3d50.ulp — Versão 5 ou superior do Eagle
No meu caso escolhi 3d50.ulp, ao abrir o programa será necessário algumas configurações básicas, primeiro coloque ele em português (pode ser alterado depois).
Depois escolha a pasta de saída onde ficaram os arquivos .pov, essa pasta, para facilitar o trabalho com o pov-ray deverá ser a pasta povray que está na pasta do Eagle 3d, além dos arquivos .pov nessa pasta também estão os arquivos de configuração .ini, que serão utilizados pelo pov-ray.
Pronto já podemos usar o software, clique em criar pov-file
Como nossa placa tem componentes especiais precisamos configurá-los
Circuito integrado precisamos informar se ele tem uma logomarca e se usará soquete
Depois vamos configurar neste caso o led (cor e transparência) e o cristal (altura).
Como nem tudo é flores, temos a tela mostrada abaixo, onde mostra os componentes faltantes.
Já podemos abrir o arquivo .pov criado no software Pov-Ray, vá à pasta onde salvou o seu arquivo e abra-o, no Menu do software clique em Run, dependendo da configuração que escolheu e do seu hardware pode demorar um tempinho até obter a tela abaixo. Repare que está faltando algumas coisas, os dois capacitores.
//Parts not found in 3dpack.dat or 3dusrpac.dat are:
//C5 27p C2,5-2
//C6 27p C2,5-2
Pode ser que tenha um bug no arquivo e3d_special.inc na pasta Povray. Abra este arquivo em um editor de texto ou mesmo no povray e na linha 3248 substitua disc {<9.45-2.5, H+0.05, 7.28-2> y,0.7,0.6.5 pigment{col}} por disc {<9.45-2.5, H+0.05, 7.28-2> y,0.7,0.65 pigment{col}} (remova o segundo ponto em 0.6.5 que deverá ficar assim 0.65).
Como nossa imagem tem de ficar completa, vamos adicionar os capacitores, ainda no PovRay clique em Open e vá à pasta ulp do Eagle3d, no meu caso C:\Program Files\EAGLE-5.11.0\ulp\Eagle3d\ulp, para abrir os arquivos .dat, escolha All files, abra os arquivos 3dpack.dat e 3dusrpac.dat.
Agora vamos no Eagle e com a ferramenta Info verificamos informações sobre o componente faltante, no caso de nossos capacitores são da Library capacitor-wima e Package C2,5-2, agora vamos utilizar os arquivos de imagem baixados e extraídos para pasta img no diretório do Eagle3D , olhando nos capacitores o que mais se encaixa é o CAP_DIS_WIMA_25_025_046_075, pronto vamos fazer uma busca (CTRL + F) no arquivo 3dpack.dat que já deve estar aberto no povray e ao encontrarmos a linha correspondente ao componente selecione toda ela e copie depois no arquivo 3dusrpac.dat e cole o texto.
Modelo no arquivo 3dpack.dat:
C2.5/5-2:0:1:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:CAP_DIS_WIMA_25_025_046_075(:WIMA-Kondensator Raster 2.54 (capacitator-wima.lib):WIMA-Capacitor Grid 2.54 (capacitator-wima.lib)
Em seguida apague até o primeiro dois pontos (:). Agora no arquivo .pov, vá até à parte inferior e copie a parte do encapsulamento (package) e cole antes do primeiro:
//Parts not found in 3dpack.dat or 3dusrpac.dat are:
//C5 27p C2,5-2
//C6 27p C2,5-2
Fica assim em nosso caso, reparem ser só por causa de uma“,” a diferença:
C2,5-2:0:1:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:CAP_DIS_WIMA_25_025_046_075(:WIMA-Kondensator Raster 2.54 (capacitator-wima.lib):WIMA-Capacitor Grid 2.54 (capacitator-wima.lib)
Pronto é só ir adicionando linhas na medida que precisar acrescentar novos componentes… e por hoje é só!
Vejam agora com todos os componentes fixados!
Novidade agora o Pov-Ray suporta HDRI e Radiosity
Esta parte do artigo está baseada no trabalho do blog OneTranistor
Crie o arquivo e3d_hdr.inc e coloque na pasta Povray do Eagle3D
#declare hdrprobe = "sun.hdr" #declare table = "wood_painting_texture.jpg" // Radiosity global_settings { radiosity { pretrace_start 0.05 pretrace_end 0.005 count 150 nearest_count 10 error_bound 0.5 recursion_limit 1 low_error_factor 0.5 gray_threshold 0.5 minimum_reuse 0.005 maximum_reuse 0.2 brightness 1 adc_bailout 0.01 } } // default finish for all textures: #default{texture{finish{emission 0 diffuse 1 }}} // hdr environment sky_sphere{ pigment{ image_map{ hdr hdrprobe gamma 1 map_type 1 interpolate 2} } rotate <0,90,0> } // wood table plane{y,-3 texture{ pigment{image_map{jpeg table}} normal{bump_map{jpeg table}} finish{reflection{0,.1}} translate -.5 rotate <90,90,0> scale <10,10,5>*30 } }
Configurando o arquivo 3d50.ulp para automatizar o trabalho.
- Com o Pov-Ray ou outro editor de texto abra o arquivo 3d50.ulp.
- Procure por usrinc e altere de “#version 3.5;\n\n” para “#version 3.7;\n\n” (na linha 35).
- Procure por incfiles e adicione na linha 64 “#include \”e3d_hdr.inc\”\n”.
- Depois altere as configurações de iluminação para ficar desmarcado as caixas de seleção de iluminação.
Procure por lgt1_inf[10] = 1 e altere o valor para 0. Repita até o 4º lgt4_inf[10] = 1.
Ficando assim: lgt1_inf[10] = 0. Está nas linhas 556 – 559. - Salve o arquivo, se preferir manter o original salve com nome diferente como 3d50_2.ulp, por exemplo.
Pronto só gerar a no Eagle3D.
Se preferir pode alterar no arquivo e3d_hdr.inc a textura da mesa e hdrprobe.
A textura pode conseguir realizando busca no site Creative Commons e encontrar arquivos com uso livre.
hdrprobe pode conseguir aqui.
Estes arquivos deverão ficar na pasta povray do Eagle 3d.
Pronto é hora de testar as funcionalidades como posição da câmera e cor da placa.
Veja nossos outros artigos sobre Eagle 3D.
Toni pode me ajudar esta dando esse erro quando vou executar o arquivo no POV alinha fica amarela e nome do erro é Parse Error: Expected ‘undeclared indetifier’, float function ‘float constant’ found instead.
#macro 01_MXR_DISTORTION_(mac_x_ver,mac_y_ver,mac_z_ver,mac_x_rot,mac_y_rot,mac_z_rot)
Boa Noite
Eu tive problemas p/ rodar também em relação ao e3d_special.inc. Depois de procurar soluções na net eu acabei achando esse site:
https://github.com/ponty/eagexp/blob/master/eagexp/eagle3d/e3d_special.inc
Tudo indica que haviam ais erros na linguagem e que foi corrigido (pelo menos para mim). O que eu fiz foi copiar a programação, colar em um bloco de notas e salvar com a extensão “*.inc”, após isso eu substituí o arquivo original pelo que criei.
Espero que isso ajude alguém
Olá Tiago
Obrigado pelo feedback!
ola Toni
Eu apenas me interessei pelo POVRAY, mas nós tivemos um problema quando eu o processei em POVRAY um erro amarelo apareceu (disco { y, 0.7.0.6.5 pigmento {col}}
, e quando eu quero fechar a janela do povray (arquivo e3d_special.inc foi modificado) aparece ainda existem arquivos que precisam ser modificados novamente … por favor me ajude
obrigada ….
Olá Sunandir
Tem uns print do erro?
ola Toni …
Eu tentei e finalmente posso, agora eu peço instruções onde posso obter bibliotecas de peças potentimeter e3d como o tutorial que você fez
Olá Sunandir
http://pa-elektronika.hu/hu/cikkek/74-sajat-eagle3d-alkatreszeim.html
boa tarde Toni;
existem alguns componentes de uma biblioteca que inclui no eagle e não consigo renderizar não tenho nem um componente parecido, gostaria de saber se tem como inserir esses componentes mais atuais como shield e entre outros.
Olá Thiago
Sim tem, porém é complexo o processo!
Toni boa noite, como corrijo o erro #include “e3d_special.inc” ? já retirei o segundo ponto 0.65, mas quando vou gerar o arquivo da esse erro.
Olá Alexandre
Tem um print do erro?
Toni, primeiramente um bom material, compartilhando conhecimento, esta de parabens.
Bom, estou com o problema de que quando vou renderizar no pov ray, ele da erro no arquivo e3d_special.inc, configurei o povray.ini do jeito q deve ser feito mas msm assim acusa o erro, uso win10 x64.
Olá Rafael
Obrigado pelo feedback!
Qual erro?
Não consigo criar o pov file, ao clicar em (run ulp) e escolher o arquivo ulp aparece uma mensagem “permission denied”. O que pode ser ?
Olá Murilodio
No POV Ray vá em Options/Script I/O Restrictions e marque no Restrictions
Tony meu Povray está configurado e alguns arquivos carregam normalamente e outros aparece a mensagem do link abaixo:
!136797&authkey=!ADGstfLC_p8NFrE&v=3&ithint=photo%2cpng
Pelo que li nos comentários acima tem muita gente com o mesmo problema. Alguma solução?
Obrigado!!!
Olá Eddie
Qual a mensagem do erro?
boas estou a tentar instalar os softs para criar as placas em 3d mas nao consigo será que podem ajudar, quando faço ulp run aparece pra selecionar o ficheiro seleciona a v.5 e nada acontece, nem pede para selecionar idioma nem onde guardar os ficheiros.
agradeço desde ja a quem ajudar
obrigado
Olá João siga o tutorial e instale o Eagle 3d
qual diretorio eu devo extrair as imagens de referencia?
Olá Danusio
Na pasta images no Eagle3D
Olá Tony !!!
Primeiramente quero lhe agradecer por tantas informações importante que temos neste sait .Tém sido pra mim um ótimo instrumento de estudo.
Olha…conheci o Eagle aqui no seu sait , já tenho uma boa prática , inclusive com o Pov Ray . Mas não tenho conseguido encontrar imagens 3D de alguns componentes como potenciometro por exemplo , dentre outros . Gostaria de saber como vc conseguiu colocar tais imagens nas suas imagens , ou como posso adquirir alguma biblioteca do tipo ( já baixei áquela que vc linka para outro sait ).
Sou técnico em eletrônica , e ultimamente estou precisando muito dessas imagem . Vc pode me ajudar ??? Se for preciso , até compro tais imagens .
Agradeço .
Olá @tec_
Obrigado pelo feedback!
Ainda não tive tempo de estudar o Pov Ray, porém já modifiquei alguma Library!
E também vamos colecionando estes materiais por ai!
Veja alguns sites com bibliotecas personalizadas:
http://perso.numericable.fr/pboucheny/eagle3d/index.htm
http://www.f-lohmueller.de/pov_tut/objects/obj_890e.htm
http://eagle.pcbpics.es/3danimacion.pdf
http://eagle.pcbpics.es/3dbasico.pdf
Entre outros lugares!
Cara quando clico em run o pov-ray fala que teve o erro: File Init Error: Cannot open output file, eu ja configurei o pov-ray e fiz tudo o que vc falou nos dois tutorias até a parte de criar a imagem mas ai da o erro. eu uso windows 7 ultimate 64bits obrigado.
Olá Felipe
Abra o Pov Ray em modo de administrador!
OLA TONI EU JA PROCUREI NA NET MAIS NÃO ACHEI NOVAS BIBLIOTECAS PARA O EAGLE, AS VEZES VOU MONTAR UM ESQUEMA E NÃO TEM O COMPONENTE CERTO.
MESMO QUE EU SEI MONTAR É UMA TRABALHEIRA, E NO ESQUEMA AINDA APARECE O NOME DOS PINOS.
SE VOCE ACHAR ATUALIZAÇÕES DE BIBLIOTECA BOTA NO SITE AI PRA GENTE?
Olá Gustavo
Aqui sempre pesquiso por “nome do componente + eagle library”, na maioria dos caso o Google trás resultados!
Se um componente você não encontra a biblioteca é importante para seu layout, recomendo que aprenda a desenhar suas próprias bibliotecas!
Olá Toni,
Parabéns pelo seu site, realmente é muito rico e tem ajudado muita gente, inclusive eu! Gostei muito deste tuturial, já que nunca usei o eagle 3D(na época que fiz escola técnica não existia!). Consegui seguir os passos, mas a partir daqui estou derrapando! Você poderia me detalhar um pouco mais?
“Em seguida apague até o primeiro :. Agora no arquivo .pov, vá na parte inferior até e copie a parte do encapsulamento (package) e cole antes do primeiro :
//Parts not found in 3dpack.dat or 3dusrpac.dat are:
//C5 27p C2,5-2
//C6 27p C2,5-2
Ficaria assim em nosso caso, reparem que era só por causa de uma “,” a diferença
C2,5-2:0:1:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:CAP_DIS_WIMA_25_025_046_075(:WIMA-Kondensator Raster 2.54 (capacitator-wima.lib):WIMA-Capacitor Grid 2.54 (capacitator-wima.lib)
Pronto é só ir adicionando linhas na medida que precisar acrescentar novos componentes… ” .
Consegui copiar a linha de dados do encapsulamento dos capacitores e colei no arquivo 3dusrpac. E depois, como é que faz? De qualquer forma valeu! Obrigado.
Olá Gustavo
Farei vídeo tutoriais parece que fica mais fácil, por vídeos!
Olá Toni gostaria de saber se você conhece uma library mais vasta de componentes para gerar os 3D ou temos que nos limitar apenas as imagens de referência ? Abraço!!
Olá Andreo
Eh mesmo limitado, falta alguns componente importantes!
Mais tem como criar as próprias imagens 3D no PovRay ou baixar alguma já prontas na internet!
Aqui tem alguns:
http://www.adrirobot.it/menu_new/index/index_eagle_simboli.htm
Olá Toni. Definitivamente, não consigo fazer com que o Eagle 3D nem o Pov-ray funcionem. Quando eu terminar de montar os circuitos, irei manda para você os arquivos para que você faça as imagens no Pov-ray…..
Olá Flávio
Eh simples fazer isso!
Mais mande ai que renderizo pra você!
Muito bom o tutorial parabéns Toni, fazia um tempo que não mechia com o Eagle 3D e ocm o Pov Ray então segui as informações acima e deu tudo certo tanto no tutorial 1 quanto no 2, muito bom mesmo !!!
Olá Andreo
Obrigado pelo feedback!
Olá Toni. Não sei quaé o problema mais eu já criei os arquivos de pov mais quando eu coloco o POV-RAY em “RUN’ aparece uma mensagem em amarelo escrito e3d_tools.inc como eu faço para ele funcionar perfeitamente?
Olá Flávio
Precisa configurar Library_Path
http://www.te1.com.br/2011/03/configurando-eagle3d-megapov/
Olá Toni. Nesse tutorial, você diz que é para salvar o arquivo pov criado pelo eagle 3D na pasta pov-ray do eagle 3d mas, na hora de salvar o eagle 3D não permite que seja salvo arquivos na pasta “pov ray”. Como eu faço para fazer com ele permita salvar os arquivos pov no eagle 3d para ele cfuncionar perfeitamente?
Olá Flávio
Executa em modo Administrador!
Vou Tentar.
Quando chego no Pov Ray aparece isso,
#include “e3d_tools.inc” (em amarelo, aí para por aí mesmo)
Olá Sid
No programa Pov-Ray vá em Tools/Edit Master Pov-Ray.ini e adicione um atalho pra pasta /povray do Eagle3D
Ex:
Library_Path=”C:Program FilesEAGLE-5.11.0ulpEagle3Dpovray”
Altere para os atalhos de sua instalação!
Qualquer coisa pergunte!
Olá Sid
Qual seu sistema operacional!
Rapaz to ansioso para ver o tutorial do eagle 3D com esses reflexo rendenerizados que vc faz nos teus artigos Show d+
Olá Anselmo
Ainda essa semana vou postar!
Me parece que o link correto para baixar o Eagle3D seria:
É o site Berlios, não permite link direto! vou alterar o link pra página do projeto, desse modo assim que atualizarem, o usuário pode baixar a última versão!
Valeu por avisar!
Valeu, cara! Seu desprendimento em nos ajudar, não tem preço. Sempre tem uma grata surpresa aqui no site. Vou entrar de cabeça no Eagle.
Olá Carlos
Nós quem agradecemos pelo seu apoio e pela visita no blog
Abraços!!!
Obg forte abraço
Obrigado pelo feedback!