Amplificador SuperStrong Revisão 5.0 – O queridinho da galera do áudio DIY está de volta agora com arquivos disponibilizados de forma oficial
Caros amigos. Havia perdido meu acesso ao blog, mas graças a muito esforço recuperei o acesso e estou voltando à atividade por aqui.
Hoje eu venho compartilhar com vocês o amplificador SuperStrong, revisão 5.0 que foi recentemente liberado para DIY. Anteriormente havia postado a Revisão 4, como podem conferir NESTE LINK
Desde a Rev.4 houve muitos amplificadores desenvolvidos e estamos liberando gradualmente para fins DIY para que todos possam montar e curtir em casa o som com qualidade e claro, com excelente custo/benefício.
O ST100P Rev. 5 é um amplificador de circuito clássico de 3 estágios com ajuste de BIAS à trimpot e sensor de calor atarraxável no dissipador. Conta também com fusíveis de proteção para evitar ‘desastres’ em sua montagem. Uma particularidade herdada desde a primeira versão é seu bootstrap, que proporciona um som agradável e muito cristalino. O amplificador tem distorção harmônica total muito baixa e uma riqueza de detalhes no som que é comparável aos grandes do mercado.
Uma atenção especial aos montadores: CUIDADO COM OS BD139/140. O mercado Brasileiro está inundado de porcarias. E esses transistores em especial não se acha originais por terras tupiniquins. Tem que importar.
Uma substituição válida são MJE340/350 com um leve prejuízo de THD ou os bons e velhos 2SC2690A/2SA1220A. Vou deixar para vossa apreciação o datasheet do mesmo AQUI
Caso queiras, também poderá substituir os TIP41C/42C por esses transistores, mas com uma ressalva: A montagem fica invertida, ou seja, a face metálica do transistor ficará montada ao contrário devido à pinagem do transistor.
A tensão de alimentação é de 42VDC siméticos e explico aqui o motivo: aqui no BR os fabricantes de transformadores não fabricam os mesmos com a qualidade que nós gostaríamos. Com um bom trafo que tenha uma queda de tensão muito, mas muito baixa, daria para fazer 100W com 35VDC simétricos (trafo 25 + 25VAC) com grande facilidade mas… Sabemos que os trafos feitos por aqui tem uma queda de tensão considerável quando há consumo de corrente. Então, por esse motivo, indico trafos 30 + 30VAC, mínimo de 5A/Canal. O ideal é ter 5A+10% mínimo de ‘folga’ de corrente para evitar uma queda acentuada da tensão em máxima potência.
Um cuidado especial deve ser aplicado ao transistor sensor de calor: use isolador no parafuso e mica de boa qualidade. Passe pasta térmica o suficiente para todo o transistor, mas não abuse. Tudo em excesso atrapalha e a pasta térmica em excesso não contribui para a dissipação eficiente de calor.
O único ajuste a ser feito é o de corrente de repouso, ou BIAS, ou corrente quiescente com alguns conhecem. O arquivo ZIP que você fará o download possui um manual com todas as informações do circuito e como fazer o ajuste eficientemente.
BAIXAR ARQUIVOS ST100P REVISÃO 5
Bônus: BAIXAR ARQUIVOS FONTE SUPERSTRONG REVISÃO 2
Olá,
Os links foram desativados?
Olá, links, ajeitado!
Obrigado por avisar!
Hola, el enlace de descarga está caído
Boa tarde!
meu nobre professor , o link de download não esta mais funcionando .
Gratidão por disponibilizar esse maravilhoso circuito, espero que volte a funcionar o mais breve possivel o servidor .
Olá evanbrito
Obrigado pelo feedback, abraços!
Link, ok!
Hello!
Both the links are down, any alternative?
Hello Prabhat Singh, thanks for letting me know, links active again.