TDa7297 – Amplificador potência com controle tons, esquema simples utilizando o circuito integrado TDa7297 ou equivalente TDA7297SA para amplificador de áudio simples. Adicionando controle de tons passivo e ajuste de volume.
Sobre o circuito com TDa7297
Aplicação básica do circuito integrado como visto no datasheet para um amplificador de até 15+15 Watts estéreo e adicionando controle de tons. No esquema O circuito formado por R10/C15 e R11/C16, formam um filtro RC passa baixas para cerca de 482 KHz, isto irá manter sinais não interessantes longe de nosso amplificador. Se preferir pode alterar este filtro a seu gosto.
Para controle de tons temos um circuito do tipo James Tone Stack, como não nossos componentes são passivos, o ajuste sempre será até 0DB. Este nível de sinal dependerá também da impedância da fonte de sinal. Se preferir também poderá alterar este circuito como desejar. Inclusive poderá utilizar o software Download software Tone Stack calculator grátis para facilitar os cálculos e fazer simulação da melhor resposta a sua necessidade. Caso queira também poderá ver os cálculos aqui neste site . O ajuste será para graves e agudos. Em alguns casos dependendo do nível de sinal poderá ser preciso um pré amplificador, na maioria das aplicações não é necessário.
Os capacitores C11 e C12 fazem o acoplamento do sinal de áudio para o TDA7297 além de bloquear qualquer corrente DC. Como a impedância de entrada do TDA7297 é de cerca de 30K, temos um circuito de filtro passa alta RC com corte em cerca de 5Hz, utilizando capacitores de 1uF. Suficiente para maioria das aplicações.
R7, R8 e C9 formam o circuito de mute e stand-by do TDA7297, utilizando C9 com valor de 100uF, temos uma constante de tempo suficiente para evitar o pop ao ligar o amplificador.
No nosso esquema, para alimentar o amplificador utilizará de transformador de 9 a 13 VAC, se for utilizar fonte DC, use jumpers para fazer as ligações no lugar da ponte retificadora. Utilizamos um grande capacitor de 4.700uF, que já é suficiente, mas se preferir poderá utilizar um de 6.800uF, foi adicionado 2 capacitores de 100nF próximo de cada pino de alimentação do amplificador, para desacoplamento. Para retificação utilizamos uma ponte retificadora para aproveitar melhor o espaço.
A placa é bastante compacta, nas trilhas na parte dos componentes (em vermelho), deverá utilizar jumpers (pedaço de fio ou terminal de componente) e assim utilizar placa de face simples mesmo. Também adicionei o arquivo Gerber caso prefira encomendar sua placa em algum fabricante de PCB.
Como equivalente, você pode utilizar o TDA7297SA para 10+10W e o TDa7266 para 7+7W
Deve utilizar um dissipador de calor no CI, se preferir poderá utilizar isolante entre o chip e o dissipador, a carcaça de metal está ligado ao GND. Isolando evitará algum risco de curto circuito.
Esquema do amplificador com TDa7297

Sugestão de placa de circuito impresso PCB



Tony, montei e funcionou muito bem! Recomendo.
Olá Jailton
Obrigado pelo feedback!
Parabéns pela montagem!