Circuito Controlador de Fan (cooler ou ventoinha) Manual com potenciômetro, deixo aqui mais um projeto aos visitantes do site Te1, trata-se de um controlador de fan com várias opções de controle. A tensão que alimenta o fan varia de 2,8V a 11,4V com essa tensão inicial o cooler fica parado. Os leds servem para indicar o funcionamento de cada fan e variam um pouco a sua intensidade conforme se aumenta ou diminui a velocidade da ventoinha através do potenciômetro.
Fotos da Montagem



Diagrama esquemático

Placa lado de cobre




Placa lado dos componentes




Placa silk screen




Download do Layout
Muito bom. Deu certo aqui. Só uma dúvida, quando conecto o fan a tensão cai de 12v para 11.3v. Teria como corrigir isso?
Olá ADAM!, a queda de tensão se dá na junção do transistor, isso é normal, pois quando tiver 0,6V ou 0,7V na junção base emissor, o transistor passa a conduzir, se quiser os 12V terá que alimentar o circuito com 13V para compensar essa queda de tensão.
como sempre, a boa vontade de ajudar aos colegas, com ótimas idéias. Um grandioso obrigado deste montador.
Valeu Dymmas!
Valeu Júlio,vc como os outros colegas de eletrônica ajudam bastante nós leigos…muito obrigado pelo circuito!
Valeu Edson, Obrigado pelo feedback
Obg,será de grande utilidade.
Obrigado! Wender que bom que será útil
Obrigado Júlio por vc ter colocado este projeto aqui pra nós, enquanto alguns esconde o conhecimento voces da Eletrônica Toni nos presenteia com seus projetos.
Obrigado! Ney pelo feedback