Circuito Pré tonal Estéreo TDA1524A Graves Agudos

Circuito de pré tonal Estéreo com CI TDA1524A - Com ajuste de Graves (Bass), Agudos (Treble), Balanço (balance) e Volume

Projetos Eletricos Tda1524A Amplificador, Áudio, Circuitos, Pre Amplificador Com Tda 1524A, Pre Amplificador Som Ambiente, Pré Tonal, Pré-Amplificadores, Tda Circuito Pré Tonal Estéreo Tda1524A Graves Agudos

Circuito de pré amplificador estéreo baseado no Circuito Integrado TDA1524A. Contém componentes para controle de Tons e pré amplificação. O processamento do sinal é feito pelo TDA1524A controlado por tensão. Esse CI fabricado pela Philips (NXP) Semicondutores, permite controle de tons por tensão e pode ser utilizado em projetos mais complexos utilizando microcontroladores. Aqui utilizaremos potenciômetros lineares para fazer o controle de tons, volume e balanço. O circuito é completo com fonte e sugestão de placa de circuito impresso, para facilitar a montagem. Circuito ideal para ser complementado pelos circuitos de amplificadores de potência postado aqui no blog.

Descrição do Circuito de pré tonal Estéreo com CI TDA1524A — Com ajuste de Graves (Bass), Agudos (Treble), Balanço (balance) e Volume + Loudness

O circuito com TDA1524 tem um ganho de 20DB e controle de tons de ±15dB, se preferir monte-o em um soquete para DIP 18 para facilitar a manutenção.

Loja1 Tda1524A Amplificador, Áudio, Circuitos, Pre Amplificador Com Tda 1524A, Pre Amplificador Som Ambiente, Pré Tonal, Pré-Amplificadores, Tda Circuito Pré Tonal Estéreo Tda1524A Graves Agudos

A fonte de alimentação utiliza um transformador de 12V 250mA, para regular a tensão em 12 Volts utiliza um Ci do tipo LM7812T (qualquer prefixo). Se for utilizar em algum projeto de amplificador que já tenha uma fonte bem filtrada, pode omitir o trafo, diodos e trocar o capacitor de 1000µF por um de 470µF. O led serve para indicar o estado ativo do circuito, também pode ser omitido se preferir.

As entradas de áudio são acopladas por C13 e C15, para não permitir passar tensão DC para o aparelho fonte de áudio, capacitores de 100nF são utilizados em cada potenciômetro para desacoplar qualquer sinal AC das entradas de controle. Os resistores R5 e R6 são para melhorar a estabilidade com cargas capacitivas, R3 e R4 previne picos de corrente ao ligar a carga. C9 e C14 são para controle do
contorno loudness. C5 e C6 são para garantir estabilidade em HF.

Foi adicionado C21, C22, R7 e R8, sendo um filtro passa baixa de polo duplo para melhor os graves. Se não quiser utilizar assim, não coloque estes componentes e faça um jumper em C21 e C22. Mantendo o circutio original.

No conector S1, é para ligar a chave de loudness, e funciona assim com a chave voltada para R2 esse circuito fica desativado, se não quiser utilizar esse recurso, basta ligar um jumper no lugar de modo que o resistor R2 (2.2K) fique conectado ao circuito.

Esquema do pré-amplificador com controle de tons e Volume.

Esquema Do Pré-Amplificador Com Controle De Tons E Volume Com Tda1524A
Esquema Do Pré Amplificador

Esquema dom pré-amplificador com controle de tons: Clique para Ampliar.

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do pré-tons com CI TDA 1524 – Com ajuste de Graves (Bass), Agudos (Treble), Balanço (balance) e Volume.

Circuito Pré Tonal Estéreo Tda1524A Graves Agudos Placa De Circuito Impresso Pcb
Placa De Circuito Impresso (Pcb)

Placa de circuito para o pré amplificador lado do cobre.

 Placa De Circuito Impresso Pcb Circuito, Pré, Tonal, Estéreo, Ci,Tda1524A, Graves, Bass , Agudos, Treble, Balanço, Balance, Volume
Placa De Circuito Impresso — Vista Dos Componentes.

Placa lado dos componentes: Ampliado!

Circuito Pr%C3%A9 Tonal Estereo Tda1524A Silk Tda1524A Amplificador, Áudio, Circuitos, Pre Amplificador Com Tda 1524A, Pre Amplificador Som Ambiente, Pré Tonal, Pré-Amplificadores, Tda Circuito Pré Tonal Estéreo Tda1524A Graves AgudosSilk Screen de componentes

Lista de material para montar pré tonal estéreo com circuito integrado

Última atualização: 06/10/2021 20:25

Componente Valor Descrição Quantidade
Capacitores
C1 1000µF/25V Capacitor eletrolítico 1
C2, C4, C5, C6, C7, C8 100nF Capacitor cerâmico 6
C3, C19 100µF/16V Capacitor eletrolítico 2
C9, C17, C21, C22 56nF Capacitor filme 4
C10, C18 15nF Capacitor filme 2
C11, C12 10nF Capacitor filme 2
C13, C14, C15, C16 10µF/16V Capacitor eletrolítico 4
C20 220nF Capacitor filme 1
Semicondutores
D1, D2, D3, D4 1N4004 Diodo 4
IC1 LM7812 Regulador de tensão positivo 12V 1
IC2 TDA1524A Circuito de controle de tom estéreo e controle de volume. 1
LED Led 5mm LED vermelho 4
S1 Pin header ou chave de 3 posições Chave para Loudness
Resistores 1/4W
R1 1.2K Marrom, Vermelho, Vermelho, Ouro 1
R2 2.2K Vermelho, Vermelho, Vermelho, Ouro 1
R3, R4 4.7K Amarelo, Violeta, Vermelho, Ouro 2
R5, R6 220 Vermelho, Vermelho, Marrom, ouro 2
R7, R8 (Opcional) 10k Marrom, Preto, Laranja, Ouro 2
Diversos
P1, P2, P3, P4 50K ou 47K Potenciômetro Linear 4
CN1 AC (Conector para o transformador) Borne Conector KRE 2 Vias 5.08 mm 1
CN2 IN (Conector de Entrada de Áudio Estéreo) Borne Conector KRE 3 Vias 5.08 mm 1
CN3 OUT (Conector para Saída de Áudio Estéreo) Borne Conector KRE 3 Vias 5.08 mm 1
Solda, Fios, Caixa para alojar circuito, placa circuito impresso, soquete para o CI, fusível, etc.

Download dos arquivos para esse projeto:  PCI, Silk, Esquema, Layout componentes, Datasheet TDA1524A , Eagle Library TDA1524A.

Gerber adicionado

Download PDF / EPS

Mirror

Veja os circuitos de Amplificadores para combinar com esse Pré-Tons

Veja outros circuitos de pré amplificador

Download Datasheet em PDF TDa1524A

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 4.7 / 5. Total de votos 44

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Foto do autor
Sobre o Autor
Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.

Compartilhe:
Comentar via Facebook

148 comentários em “Circuito Pré tonal Estéreo TDA1524A Graves Agudos”

  1. Boa noite Toni.
    Estou fazendo um projeto semelhante a este mas estou com uma dúvida , que até no datasheet não estou certo .
    Quam o valor de tensão (Vpp sensibilidade)na estrada de sinal deste circuito integrado ( tda1524).

    Responder
    • Olá Ricardo, perguntei ao Chat GPT e ele respondeu “a sensibilidade de entrada do circuito integrado TDA1524 é de 100mVrms para uma saída de 1Vrms. Portanto, a tensão de pico a pico (Vpp) na entrada do sinal seria de aproximadamente 282mVpp”. Espero que essa informação te ajude a esclarecer sua dúvida. Se precisar de mais alguma informação, estou à disposição para ajudar.

      Responder
  2. Boa tarde, Toni. Amigo, jumento tem 4 patas. Mas, tem alguns que só tem 2 ! É o meu caso. Está funcionando perfeitamente. Era só um pequeno fiapinho de solda que quase não se via. Estava fazendo contato. Muito obrigado. Tanto por seu trabalho, apoio, dedicação. Já fiz vários projetos seus. Sistema de caixa de água, de ventilação de sistema, etc. Fiz também o amplificador com TDA7379, 2,1 com subwoofer. Sobre ele, vou postar algo lá. Toni, um abraço e muito obrigado.

    Responder
    • Olá João, fico feliz em saber que conseguiu resolver o problema com o circuito pré-tonal estéreo TDA1524A. Às vezes, são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença, como o fiapinho de solda que estava fazendo contato. Fico contente por ter ajudado de alguma forma e por você ter tido sucesso com outros projetos meus também. Espero que o amplificador com TDA7379, 2.1 com subwoofer também esteja funcionando perfeitamente. Será ótimo ver o que você postar sobre ele. Um abraço e muito obrigado pelo seu feedback e apoio.

      Responder
  3. Bom dia, Toni. Montei esse pré e está funcionando. Só tenho um probleminha. Não consigo baixar o volume. A diferença entre o mínimo e o máximo é pouca. O que devo fazer? Trocar o P1 de volume? Obrigado

    Responder
    • Boa noite, Toni. Jumento tem 4 pernas. Alguns, tem 2. É o meu caso. Um simples fiapinho de solda, que quase não se via. Era o problema. É precisa muita atenção. O meu muito obrigado. Funcionando perfeitamente. Já fiz vários projetos seus e, estou feliz com eles. Fiz outro, tda7379, 2,1 com subwoofer. Maravilha! Vou postar algo lá. Abraço

      Responder
  4. Toni fiz este pré com o amplificador tda7379, e bateu certo. O único problema é que o volume de som, não tem muita diferença do mínimo para o máximo. O que será? Se aumentar o potenciômetro de 50 para 100k, resolve? Obrigado

    Responder
  5. Olá Toni, parabéns pelo site, muito legal… já fiz a montagem desse pré, excelente qualidade, gostei muito.
    Gostaria de adicionar um microfone nesse pré, é possível? como seria?
    Obrigado, valeu!!

    Responder
  6. Olá Toni! estava querendo montar esse pré, mais não encontrei o layout fiz o download, mais os arquivos estão com extensão diferentes, vc pode me enviar pr e-mail? Obrigado!

    Responder
  7. Eu preciso algo que separe as baixas freqüências. Das freqüências mais altas, sem medio, me indica algo? Se tiver regulagem de grave a agudo ajuda mas não e necessário

    Responder
  8. Bom dia Toni gostaria de saber se vc tem algum circuito separado de tonalidade, tipo um circuito só pra agudos ou só pra médios e outro só pra graves quero.montar um som de qualidade com cada uma dessa saídas diferentes e acoplar Ci 2050 como intermediário e dps o tda7294 com saída final em cada canal desse tendo assim completa regulagem de som mais graves ou menos isso em cada canal.

    Responder
  9. Sre tony Sou de Portugal preciso de um bom esquema de pre amplificador com curreção ria mas tem que ser muito bom para ligar a amplificador com valvuas mas seria importante voçê me mandar para Portugal todo material incluindo o impresso Pode ser ?

    Responder
  10. Olá Tony
    Em primeiro lugar quero felicitá-lo pelo excelente site.
    Vamos às questões:
    1. Este pré permite ligar phono?
    2 . Tem potencia para suportar ligação de fones de ouvido?
    obrigado
    jj

    Responder
  11. Boa tarde Toni ! Cara eu gastei pra fazer esse projeto, fiz pedidos de peças pela internet, e na hora de montar, o áudio não saiu . Poxa ! Me ajude ai Toni . Me passe seu e-mail para que eu possa lhe enviar as fotos da montagem desse circuito .

    Responder
  12. Boa tarde Toni! Montei todo circuito direitinho, revisei todas as trilhas, fiz o jumper no lugar da chave Londres, troquei até o C.I Tda1524a, chega tensão na placa, mas não sai o o áudio. Estou ligando esse pré – amplificador, em um amplificador que eu já tinha montado. Você podia me ajudar quanto a esse problema? O áudio não sai!

    Responder
  13. Olá Toni. Gostaria de saber se esse projeto alimentado por 12V permitir, ligá – lo direto a bateria do carro. A sugestão inicial de omitir logicamente o Trafo, diodos e trocar o capacitor de 4700µF por um de 470 seria suficiente? Ou se houver outra sugestão de circuito própria. Obrigado!

    Responder
  14. Tony meu velho, gostaria de saber se posso colocar um potenciômetro logarítmico “A” pra volume e se puder qual valor por favor. Estou fazendo para funcionar no Brutus TDA7294. 300 Watts, projeto do seu site. 
    Obrigado.

    Responder
  15. Olá, montei o pré com o tda 1524A em placa de circuito impresso alimentado por uma fonte de 12v/2A e todos os valores dos componentes exatamente igual ao do projeto, contudo, não está funcionando como deveria, o problema é que quando aumenta o volume com o grave e/ou agudo totalmente ele distorce o som.

    Alguem tem problema semelhante? Gostaria de saber antes de partir para outro circuito.

    Responder
  16. Oi amigo como convinar este projecto con el de tda2050 en tengo o trafo de 18v 3 amp conectado retifica a 22 aproximado y este necesita 12v250mA?
    como podo hacer eso Toni!!!

    Responder
  17. Olá Toni, preciso de uma ajuda e nao sei se ainda poderá me ajudar, aqui na minha cidade é muito escasso peças como este CI entre outros, porém minha duvida é o seguinte, esse circuito eu conseguiria por exemplo colocar 3 capsulas de eletreto em paralelo na entrada L e 2 na R e alimentar com uma bateria de 9V removendo o retificador, ou voce teria um outro esquema ou me indicaria onde eu possa achar um que faria o mesmo que esse porem com os eletretos e alimentado com a bateria de 9V, desde já agradeço

    Responder
  18. Bom dia toni, gostaria de saber se consigo aproveitar esse projeto para amplificar headfones. Caso sim também há como alimenta-lo pelo usb do computador e/ou bateria de 9v?

    Responder
  19. Oi Toni, pergunto a todos.

    ALGUÉM AQUI JÁ TESTOU? e o que achou da qualidade do som? e os auto falantes tem haver com a qualidade do som, digo, como reconhecer o que é bom do que não é?

    abraço

    Responder
    • Olá Eduardo
      Todo o sitema conta para qualidade final do sistema de áudio, de nada adianta um amplificador de alta qualidade se as caixas acústicas são “meia boca”… Então temos que casar todos os componentes do sistema!

      Responder
  20. Toni! Essa parte preta do circuito impresso com execessão das trilhas não deveria ser branca tbm? Ou seja, onde tiver preto fica ainda cobreado, certo?

    Responder
  21. Olá Toni!
    Estou com quase todos os componentes ja adquiridos desse projeto, pretendo em seguida montar um amplificador de potência. Para poder usar em um trabalho de faculdade, mas so agora estou lendo esse comentário acima onde o Ismar diz que esse pré não é bom. Isso procede mesmo, não compensa montar esse pré?
    Se puder me responder, desde ja agradeço. Abraço!

    Responder
    • Olá Fábio
      Esse CI é um pouco antigo, porém ainda é utilizado, nada melhor que você montar e tirar suas conclusões!
      Pode ser que não saia HIFI, porém é muito vendido na forma de kits nos EUA e Europa.

      Responder
      • So mais uma duvida Toni.
        Utilizando a PCB do PDF, enquanto eu soldava, percebi que a trilha do J1 não está conectada ao regulador de tensão como no esquema elétrico.
        E esse J1 de 12mm, é de largura, certo? Estou utilizando uma sobra de terminal como J1.
        E o mais importante, quanto ao transformador, so encontrei em minha cidade entre 200mA e 300mA e estou em um curto praso para pedir pela internet. Posso utilizar o de 200mA ou o circuito vai operar em fadiga?
        E o fusível deve ser dimencionado de acordo com a corrente que o trafo fornece?
        Desculpe se falei alguma besteira, agradeço se possivel me responder ou não.
        Abraço!

      • Olá Fábio Ribeiro
        Sim pode utilizar uma sobra de terminal, 12 mm é do comprimento!
        Sim ele liga no Terminal do regulador de tensão!
        Sim pode utilizar trafo de 200 ou 300 mA.
        Sim utilize fusível de 250ma ou 500mA!

        Preocupa não estamos aqui tentando entender esse bagulho de eletrônica.. rsss!!!!

        Boa montagem!

  22. Toni, posso usar esse pré nesse amplificador aqui? http://www.te1.com.br/2012/03/circuito-de-amplificador-de-potencia-de-audio-estereo-com-tda2050-para-2-x-32-watts-pre-amplificador-com-ne5532/#axzz1uo0oxMOe Se eu usar ele, com o controle de agudo, grave, balanço e volume dele eu posso regular a saída do amplificador para as caixas? Essa sugestão de placa, eu tenho que imprimir do jeito que está aí em cima ou tenho que espelhar ela antes de imprimir para depois passar para a placa?

    Responder
  23. Boa tarde.
    Muito bacana como vocês passam a informação, gostei muito da sugestão.
    Porém estou precisando de um esquema TDA de 100W e com controle de agudo, médio, graves e volume.
    Alguma dica?
    Obrigado.

    Responder
  24. fico muito grato por esta sempre enviando para eu todas essas enformaçoes  ass moacir da conceiçao . tecnico em eletronica e loucutor de radio

    Responder
  25. Boa Tarde Toni.
    Antes de escrever o texto, informo que não tenho “destreza” com eletrônica.
    Irei precisar de um circuito como este (com loudness habilitado e se possível, com entradas de linha e chaveador para as entradas), para ligar em um amplificador para carro da Soundigital SD 250.2 tudo alimentado por uma bateria de nobreak.

    Estou para receber uma carcaça de boombox dos EUA e quero alimentar com o AMP aciam citado e possívelmente um pré como este do tópico e com as funções que descreví habilitadas.

    Aí vem a minha pergunta: é possível a ligação do pré descrito, no amp anunciado e alimentado pela bateria?
    Caso afirmativo, você poderia montar este pré pra mim?

    Aguardo seu contato.

    Um abraço.

    Responder
    • Olá Luan
      Esse ainda não conheço! Mais eles entregam por Sedex a cobrar, isso sei que é seguro! E visitando alguns fóruns, me parece ser loja segura. Além do mais esse domínio newpecas.com.br foi registrado em 2004.
      Precisamos criar um compilado de sites que vendem componentes eletrônicos pela internet, haja vista que as lojas físicas estão migrando para som automotivo e informática!

      Responder
  26. Olá Tony gostaria que voce sanasse uma duvida minha e porque eu tou com a placa da saida de som do mini system as 200 da gradiente o que acontece e que eu injeto sinal na entrada Mais ñ tem sinal na saida só tem sinal na saida se eu tocar com os desdos em algum componente da placa segue o esquema desse mini system por favor tony me ajude link=http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,935/

    Responder
  27. Olá pessoal,

    Eu já montei este pré com TDA1524, 20 anos passados, mas achei muito ruidoso.
    Coloquei filtros de segunda ordem ativos na saida e mesmo assim nao melhorou muito.
    Alguem já montou? Acho que ele é bom prá televisao !!!

    []’s

    Responder

Deixe um comentário

Sair da versão mobile