Download simulador de multímetro Analógico — Para fins de estudo funciona no Windows.
O multímetro analógico também conhecido como multiteste analógico, é um instrumento indispensável para quem deseja realizar experimentos no segmento da eletroeletrônica.
Com este instrumento de medição podemos comprovar às três grandezas da lei de OHM, como medir a tensão elétrica, a corrente elétrica, a resistência elétrica e ainda testar diversos componentes eletrônicos como resistores, capacitores, diodos, transformadores, leds, transistores e outros.

Um multímetro ou multiteste (multimeter ou DMM – digital multi meter em inglês) é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas. Existem modelos com mostrador analógico (de ponteiro) e modelos com mostrador digital.
Utilizado na bancada de trabalho (laboratório) ou em serviços de campo, incorpora diversos instrumentos de medidas elétricas num único aparelho como voltímetro, amperímetro e ohmímetro por padrão e capacímetro, frequencímetro, termômetro entre outros, como opcionais conforme o fabricante do instrumento disponibilizar.
Tem ampla utilização entre os técnicos em eletrônica e eletrotécnica, pois são os instrumentos mais usados na pesquisa de defeitos em aparelhos eletro-eletrônicos devido à sua simplicidade de uso e, normalmente, portabilidade.
Diferentes fabricantes oferecem inúmeras variações de modelos. Oferecem uma grande variedade de precisões (geralmente destaca-se a melhor precisão para medidas em tensão CC), nível de segurança do instrumento, grandezas possíveis de serem medidas, resolução (menor valor capaz de ser mostrado/exibido), conexão ou não com um PC, etc.
Há modelos destinados a uso doméstico (onde o risco de um acidente é menor) e modelos destinados a uso em ambiente industrial (que devido as maiores correntes de curto-circuito apresentam maior risco). A precisão de leitura (exatidão) não é o que diferencia estas duas opções e sim sua construção interna (trilhas do CI mais espaçadas, maior espaçamento entre a placa de CI, a carcaça e maior robustez a transientes nos modelos industriais).
Simulador de multímetro Analógico
O mostrador analógico funciona com base no galvanômetro, instrumento composto basicamente por uma bobina elétrica montada em um anel em volta de um ímã. O anel munido de eixo e ponteiro pode rotacionar sobre o ímã. Uma pequena mola espiral — como as dos relógios — mantém o ponteiro no zero da escala. Uma corrente elétrica passando pela bobina cria um campo magnético oposto ao do ímã promovendo o giro do conjunto. O ponteiro desloca-se sobre uma escala calibrada em tensão, corrente, resistência, etc. Uma pequena faixa espelhada ao longo da escala curva do mostrador, ajuda a evitar o erro de paralaxe.
Este equipamento possui o que chamamos suspensão, que trata de um mecanismo que permite um movimento com baixo atrito.
Estes também possuem uma escala sobre a qual são realizadas as leituras, esta caracteriza-se pelo:
Calibre: Sendo o valor máximo medido por um instrumento sem ocorrer nenhum dano.
Posição do zero: trata-se de quando o instrumento não está efetuando medidas, podendo este variar.
Linearidade: que se refere em como a escala é dividida.
Principais características operacionais dos multímetros analógicos:
Sensibilidade (S): É uma grandeza diretamente relacionada com a resistência interna dos instrumentos, sendo esta calculada da seguinte forma: S=1/Imáx [Ω/V] Logo, quanto maior for a sensibilidade de um instrumento, melhor este será.
Resolução: Através deste, torna-se possível identificar a capacidade de um instrumento em diferenciar grandezas com valores próximos entre si.
Download simulador de multímetro Analógico
Conheça também
- Download apostila multímetro em PDF sobre uso do multímetro digital
- Vídeo tutorial Como usar o multímetro digital e analógico
- Download Apostila prática de multímetros digital e analógico
Olá Toni, estou com umas dúvidas kkk, faz anos que parei trabalharcom eletrônica mais vira e mexe sempre aparece algo que a gente precise de multimetro na hora, tenho uns dois multimetros analógicos, mas sempre a pilha está baixa principalmnte na escala x1
Hoje em dia trabalho mais com programação em delphi, c, c++..
Esse multimetro é para medir via pc resistência, tensão e corrente?
Qual entrada do computador deve ser utilizada para colocar as pontas de prova?
Se eu for medir tensão ou corrente para não danificar a entrada do pc, terei de fazer um divisor tensão ou corrente entre as pontas de prova e a entrada do pc, é isso mesmo?
Como que eu vou saber a tensão ou corrente máxima aceito pela entrada do pc?
Você saberia me informar se existe um capacimetro virtual para ser usado pelo pc
Agora se alguém tiver uma ideia de como seria o código fonte do programa poderia fazer o programa em delphi e disponibilizar para você e os amigos
Eu já vi usando PIC, agora virtual ainda não, mais acho que seria bacana usando um pc mesmo aqueles antigões sem uso
Deixa eu parar se não vira um livro kkk, tudo de bom
Olá Alessandro
Este é só para fins de estudo, mostrar como funciona.
Ma é sim, interessante sua ideia, coloque em prática e conte para gente.
Caro Toni. Não tenho tido ocasião de agradecer o excelente trabalho que é aqui apresentado. É sem dúvida de grande qualidade, e, de rigor. Infelizmente aqui em Portugal não há o memsmo gosto de partilhar conhecimentos. Tudo quanto sabemos, devemos partilhar, pois como tudo não o levamos connosco quando a nossa hora chegar.
Cumprimentos
J.Portugal
Olá João
Nós quem agradecemos pelo apoio!
Seja sempre bem vindo!
Amigo Toni boa noite! gostaria se possível receber do amigo uma dica de um alicate amperímetro da marca minipa ET- 3200A. O mesmo quando ligado já apresenta leitura sem logicas, A unica escala que funciona é de continuidade. Desde já agradeço.
Olá Romildo
Está com defeitos?
Contate a garantia!
Links com simuladores do Multímetro e outras da área de eletricaeletrônica feitas no flash
https://skydrive.live.com/?mkt=pt-BR#cid=776A2707D6FBD7B3&id=776A2707D6FBD7B3%21674
https://skydrive.live.com/?cid=776a2707d6fbd7b3#cid=776A2707D6FBD7B3&id=776A2707D6FBD7B3%21454
https://skydrive.live.com/?mkt=pt-BR#cid=776A2707D6FBD7B3&id=776A2707D6FBD7B3%21648
https://skydrive.live.com/?cid=776a2707d6fbd7b3#cid=776A2707D6FBD7B3&id=776A2707D6FBD7B3%21656
https://skydrive.live.com/?cid=776a2707d6fbd7b3#cid=776A2707D6FBD7B3&id=776A2707D6FBD7B3%21188
Um abraço Fernandes – Fortaleza ceará BRASIL
Olá Fernandes
Acho que estou devendo um artigo sobre este material neh?
Olá Toni.
Desde Portugal para ti aqui vai um grande abraço, pela tua simplicidade com que abordas praticamente todos os temas relacionados com a electronica.
Muito eu gostava que aqui em Portugal houvesse pessoas com o teu caracter, em divulgar as materias da mesma forma como tu o fazes permanentemente.
Vou estar atento,cada vez mais ás tuas dicas. Um bem haja para ti. Jesus Alf
Olá Jesus Alf
Obrigado pelo feedback! Seja sempre bem vindo!
Não consegui fazer o download do simulador de multimetro
Olá Antonio
Logo estarão de volta!
Desculpe minha ignorancia, mais só consegui faze-lo funcionar nas escalas de resistores e girar as botão que muda de escala.Como utilizá-lo para medir tensões,corentes, etc ? Muito obrigado se puder me responder.
Olá Sérgio
Vá Avançando até chegar nesta parte!
AAo analisar o voltimetro analogo, veriquei que algumas escalas apresentam erros, e gostaria de um comentário, vide valores abaixo
valor de 10K os valores 12k 14k 16k e 18k marcam com erro
o valor de 25K no medidor acusa 20,5K
o valor de 35K no medidor acusa 30.5K
o valor de 45k no medidor acusa 40.5K
Olá Sidney
Desculpe mais aqui conferi tá certinho a posição do ponteiro na escala de Ohms! não conferi as outras escalas!
Olá,este sítio é fixe. Obrigado pela partilha. Um bem haja para ti, Toni.
Olá Raúl
Obrigado pelo feedback!
Ola tudo bem
Olá Marco
Tudo beleza, obrigado pela visita!