Tutorial instalando e configurando o Eagle3D + Pov-Ray – parte 1

tda7294-subwoofer-graves-amplificador-ne5532

Tutorial instalando e configurando o Eagle3D + Pov-Ray — parte 1, como muitos pediram, segue esse pequeno tutorial sobre o Eagle3d, o objetivo é que possamos aprender juntos como trabalhar com esse aplicativo que cria bonitas imagens 3d das layouts desenvolvidos no Eagle.

Primeiro passo download dos programas necessários.

Cadsoft Eagle Versão 7.5, o Eagle 3d funciona em qualquer versão do Eagle 4 ao 7
Eagle 3d versão 20110101
Imagens de referência Eagle3D
Pov-Ray for Windows 3.7– pra quem gostar desse software dê um espiada aqui — o que andam fazendo com ele!
Por hoje serão esses softwares, depois passarei novos links.
O Software Pov-Ray é simples de instalar basta next…
já o Eagle 3D é quase isso também…

Segundo passo instalando os programas.

Pov-ray Next Next…
Na versão atual 3.7 requer também do software Editor DLL para editar os arquivos de configuração. No momento da instalação do PovRay é pedido para baixar o povwin Editor DLL 3.7.
Caso não tenha feito o download baixe aqui neste link e instale.
Eagle Next Next…
Instalando Eagle 3D

Execute o arquivo de instalação aceite os termos de uso, em seguida vai te perguntar onde quer instalar, para facilitar a vida vamos instalá-lo na pasta do ULP do Eagle, no meu caso: C:\Program Files\EAGLE-5.11.0\ulp\

Tutorial Instalando E Configurando O Eagle3D + Pov-Ray – Parte 1

É só dar next e pronto.

Configurando o arquivo POVRAY.INI
Após instalar o Eagle3d, configure o arquivo de configuração para poder ler os arquivos do Eagle3D.
Abra o PovRay vá ao menu Tools e esolha Edit master POVRAY.INI. Acrescente a linha da localização da pasta PovRay do Eagle 3D. No meu caso hoje:
Library_Path=”C:\EAGLE-7.2.0\ulp\eagle3d\povray”

Agora abra um layout já feito no Eagle, e no menu vá em ULP.

Escolha a ULP na pasta onde instalou o Eagle3d no meu caso “C:\Program Files\EAGLE-5.11.0\ulp\Eagle3d\ulp” e escolha conforme a versão de seu software:
3d40.ulp — versão 4 do Eagle,
3d41.ulp — a partir da versão 4.1 do Eagle
3d50.ulp — Versão 5 ou superior do Eagle

No meu caso escolhi 3d50.ulp, ao abrir o programa será necessário algumas configurações básicas, primeiro coloque ele em português (pode ser alterado depois).

Depois escolha a pasta de saída onde ficaram os arquivos .pov, essa pasta, para facilitar o trabalho com o pov-ray deverá ser a pasta povray que está na pasta do Eagle 3d, além dos arquivos .pov nessa pasta também estão os arquivos de configuração .ini, que serão utilizados pelo pov-ray.

Pronto já podemos usar o software, clique em criar pov-file

Como nossa placa tem componentes especiais precisamos configurá-los
Circuito integrado precisamos informar se ele tem uma logomarca e se usará soquete

Depois vamos configurar neste caso o led (cor e transparência) e o cristal (altura).

Como nem tudo é flores, temos a tela mostrada abaixo, onde mostra os componentes faltantes.

Já podemos abrir o arquivo .pov criado no software Pov-Ray, vá à pasta onde salvou o seu arquivo e abra-o, no Menu do software clique em Run, dependendo da configuração que escolheu e do seu hardware pode demorar um tempinho até obter a tela abaixo. Repare que está faltando algumas coisas, os dois capacitores.

//Parts not found in 3dpack.dat or 3dusrpac.dat are:
//C5    27p    C2,5-2
//C6    27p    C2,5-2

Pode ser que tenha um bug no arquivo e3d_special.inc na pasta Povray. Abra este arquivo em um editor de texto ou mesmo no povray e na linha 3248 substitua disc {<9.45-2.5, H+0.05, 7.28-2> y,0.7,0.6.5 pigment{col}} por disc {<9.45-2.5, H+0.05, 7.28-2> y,0.7,0.65 pigment{col}} (remova o segundo ponto em 0.6.5 que deverá ficar assim 0.65).

Como nossa imagem tem de ficar completa, vamos adicionar os capacitores, ainda no PovRay clique em Open e vá à pasta ulp do Eagle3d, no meu caso C:\Program Files\EAGLE-5.11.0\ulp\Eagle3d\ulp, para abrir os arquivos .dat, escolha All files, abra os arquivos 3dpack.dat e 3dusrpac.dat.

Agora vamos no Eagle e com a ferramenta Info verificamos informações sobre o componente faltante, no caso de nossos capacitores são da Library capacitor-wima e Package C2,5-2, agora vamos utilizar os arquivos de imagem baixados e extraídos para pasta img no diretório do Eagle3D , olhando nos capacitores o que mais se encaixa é o CAP_DIS_WIMA_25_025_046_075, pronto vamos fazer uma busca (CTRL + F) no arquivo 3dpack.dat que já deve estar aberto no povray e ao encontrarmos a linha correspondente ao componente selecione toda ela e copie depois no arquivo 3dusrpac.dat e cole o texto.

Modelo no arquivo 3dpack.dat:
C2.5/5-2:0:1:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:CAP_DIS_WIMA_25_025_046_075(:WIMA-Kondensator Raster 2.54 (capacitator-wima.lib):WIMA-Capacitor Grid 2.54 (capacitator-wima.lib)

Em seguida apague até o primeiro dois pontos (:). Agora no arquivo .pov, vá até à parte inferior e copie a parte do encapsulamento (package) e cole antes do primeiro:

//Parts not found in 3dpack.dat or 3dusrpac.dat are:
//C5    27p    C2,5-2
//C6    27p    C2,5-2

Fica assim em nosso caso, reparem ser só por causa de uma“,” a diferença:
C2,5-2:0:1:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:CAP_DIS_WIMA_25_025_046_075(:WIMA-Kondensator Raster 2.54 (capacitator-wima.lib):WIMA-Capacitor Grid 2.54 (capacitator-wima.lib)

Pronto é só ir adicionando linhas na medida que precisar acrescentar novos componentes…  e por hoje é só!
Vejam agora com todos os componentes fixados!

Novidade agora o Pov-Ray suporta HDRI e Radiosity
Esta parte do artigo está baseada no trabalho do blog OneTranistor

Crie o arquivo e3d_hdr.inc e coloque na pasta Povray do Eagle3D

#declare hdrprobe = "sun.hdr"
#declare table = "wood_painting_texture.jpg"
// Radiosity
global_settings {
    radiosity {
    pretrace_start 0.05
    pretrace_end 0.005
    count 150
    nearest_count 10
    error_bound 0.5
    recursion_limit 1
    low_error_factor 0.5
    gray_threshold 0.5
    minimum_reuse 0.005
    maximum_reuse 0.2
    brightness 1
    adc_bailout 0.01
    }
}
// default finish for all textures:
#default{texture{finish{emission 0 diffuse 1 }}}
// hdr environment
sky_sphere{
    pigment{
    image_map{ hdr hdrprobe
         gamma 1
         map_type 1 interpolate 2}
    }
    rotate <0,90,0>
}
// wood table
plane{y,-3
    texture{
    pigment{image_map{jpeg table}}
    normal{bump_map{jpeg table}}
    finish{reflection{0,.1}}
    translate -.5 rotate <90,90,0> scale <10,10,5>*30
    }
}

Configurando o arquivo 3d50.ulp para automatizar o trabalho.

  1. Com o Pov-Ray ou outro editor de texto abra o arquivo 3d50.ulp.
  2. Procure por usrinc e altere de “#version 3.5;\n\n” para  “#version 3.7;\n\n” (na linha 35).
  3. Procure por incfiles e adicione na linha 64 “#include \”e3d_hdr.inc\”\n”.
  4. Depois altere as configurações de iluminação para ficar desmarcado as caixas de seleção de iluminação.
    Procure por  lgt1_inf[10] = 1  e altere o valor para 0. Repita até o 4º lgt4_inf[10] = 1.
    Ficando assim: lgt1_inf[10] = 0. Está nas linhas 556 – 559.
  5. Salve o arquivo, se preferir manter o original salve com nome diferente como 3d50_2.ulp, por exemplo.

Pronto só gerar a no Eagle3D.
Se preferir pode alterar no arquivo e3d_hdr.inc a textura da mesa e hdrprobe.
A textura pode conseguir realizando busca no site Creative Commons e encontrar arquivos com uso livre.
hdrprobe pode conseguir aqui.

Estes arquivos deverão ficar na pasta povray do Eagle 3d.

Pronto é hora de testar as funcionalidades como posição da câmera e cor da placa.
Veja nossos outros artigos sobre Eagle 3D.

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 4.9 / 5. Total de votos 12

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sobre o Autor
Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Compartilhe:
Comentar via Facebook

51 comentários em “Tutorial instalando e configurando o Eagle3D + Pov-Ray – parte 1”

  1. Toni pode me ajudar esta dando esse erro quando vou executar o arquivo no POV alinha fica amarela e nome do erro é Parse Error: Expected ‘undeclared indetifier’, float function ‘float constant’ found instead.

    #macro 01_MXR_DISTORTION_(mac_x_ver,mac_y_ver,mac_z_ver,mac_x_rot,mac_y_rot,mac_z_rot)

    Responder
  2. Boa Noite

    Eu tive problemas p/ rodar também em relação ao e3d_special.inc. Depois de procurar soluções na net eu acabei achando esse site:

    https://github.com/ponty/eagexp/blob/master/eagexp/eagle3d/e3d_special.inc

    Tudo indica que haviam ais erros na linguagem e que foi corrigido (pelo menos para mim). O que eu fiz foi copiar a programação, colar em um bloco de notas e salvar com a extensão “*.inc”, após isso eu substituí o arquivo original pelo que criei.

    Espero que isso ajude alguém

    Responder
  3. ola Toni
    Eu apenas me interessei pelo POVRAY, mas nós tivemos um problema quando eu o processei em POVRAY um erro amarelo apareceu (disco { y, 0.7.0.6.5 pigmento {col}}
      , e quando eu quero fechar a janela do povray (arquivo e3d_special.inc foi modificado) aparece ainda existem arquivos que precisam ser modificados novamente … por favor me ajude
    obrigada ….

    Responder
  4. boa tarde Toni;

    existem alguns componentes de uma biblioteca que inclui no eagle e não consigo renderizar não tenho nem um componente parecido, gostaria de saber se tem como inserir esses componentes mais atuais como shield e entre outros.

    Responder
  5. Toni, primeiramente um bom material, compartilhando conhecimento, esta de parabens.
    Bom, estou com o problema de que quando vou renderizar no pov ray, ele da erro no arquivo e3d_special.inc, configurei o povray.ini do jeito q deve ser feito mas msm assim acusa o erro, uso win10 x64.

    Responder
  6. Tony meu Povray está configurado e alguns arquivos carregam normalamente e outros aparece a mensagem do link abaixo:
    !136797&authkey=!ADGstfLC_p8NFrE&v=3&ithint=photo%2cpng
    Pelo que li nos comentários acima tem muita gente com o mesmo problema. Alguma solução?
    Obrigado!!!

    Responder
  7. boas estou a tentar instalar os softs para criar as placas em 3d mas nao consigo será que podem ajudar, quando faço ulp run aparece pra selecionar o ficheiro seleciona a v.5 e nada acontece, nem pede para selecionar idioma nem onde guardar os ficheiros.
    agradeço desde ja a quem ajudar
    obrigado

    Responder
  8. Olá Tony !!!
    Primeiramente quero lhe agradecer por tantas informações importante que temos neste sait .Tém sido pra mim um ótimo instrumento de estudo.
    Olha…conheci o Eagle aqui no seu sait , já tenho uma boa prática , inclusive com o Pov Ray . Mas não tenho conseguido encontrar imagens 3D de alguns componentes como potenciometro por exemplo , dentre outros . Gostaria de saber como vc conseguiu colocar tais imagens nas suas imagens , ou como posso adquirir alguma biblioteca do tipo ( já baixei áquela que vc linka para outro sait ).
    Sou técnico  em eletrônica , e ultimamente estou precisando muito dessas imagem . Vc pode me ajudar ??? Se for preciso , até compro tais imagens .

    Agradeço . 

    Responder
  9. Cara quando clico em run o pov-ray fala que teve o erro: File Init Error: Cannot open output file, eu ja configurei o pov-ray e fiz tudo o que vc falou nos dois tutorias até a parte de criar a imagem mas ai da o erro. eu uso windows 7 ultimate 64bits obrigado.

    Responder
  10. OLA TONI EU JA PROCUREI NA NET MAIS NÃO ACHEI NOVAS BIBLIOTECAS PARA O EAGLE, AS VEZES VOU MONTAR UM ESQUEMA E NÃO TEM O COMPONENTE CERTO.
    MESMO QUE EU SEI MONTAR É UMA TRABALHEIRA, E NO ESQUEMA AINDA APARECE O NOME DOS PINOS.
    SE VOCE ACHAR ATUALIZAÇÕES DE BIBLIOTECA BOTA NO SITE AI PRA GENTE?

    Responder
    • Olá Gustavo
      Aqui sempre pesquiso por “nome do componente + eagle library”, na maioria dos caso o Google trás resultados!
      Se um componente você não encontra a biblioteca é importante para seu layout, recomendo que aprenda a desenhar suas próprias bibliotecas!

      Responder
  11. Olá Toni,
    Parabéns pelo seu site, realmente é muito rico e tem ajudado muita gente, inclusive eu! Gostei muito deste tuturial, já que nunca usei o eagle 3D(na época que fiz escola técnica não existia!). Consegui seguir os passos, mas a partir daqui estou derrapando! Você poderia me detalhar um pouco mais?

    “Em seguida apague até o primeiro :. Agora no arquivo .pov, vá na parte inferior até e copie a parte do encapsulamento (package) e cole antes do primeiro :

    //Parts not found in 3dpack.dat or 3dusrpac.dat are:
    //C5 27p C2,5-2
    //C6 27p C2,5-2

    Ficaria assim em nosso caso, reparem que era só por causa de uma “,” a diferença

    C2,5-2:0:1:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:0:CAP_DIS_WIMA_25_025_046_075(:WIMA-Kondensator Raster 2.54 (capacitator-wima.lib):WIMA-Capacitor Grid 2.54 (capacitator-wima.lib)

    Pronto é só ir adicionando linhas na medida que precisar acrescentar novos componentes… ” .
    Consegui copiar a linha de dados do encapsulamento dos capacitores e colei no arquivo 3dusrpac. E depois, como é que faz? De qualquer forma valeu! Obrigado.

    Responder
  12. Olá Toni. Definitivamente, não consigo fazer com que o Eagle 3D nem o Pov-ray funcionem. Quando eu terminar de montar os circuitos, irei manda para você os arquivos para que você faça as imagens no Pov-ray…..

    Responder
  13. Muito bom o tutorial parabéns Toni, fazia um tempo que não mechia com o Eagle 3D e ocm o Pov Ray então segui as informações acima e deu tudo certo tanto no tutorial 1 quanto no 2, muito bom mesmo !!!

    Responder
  14. Olá Toni. Não sei quaé o problema mais eu já criei os arquivos de pov mais quando eu coloco o POV-RAY em “RUN’ aparece uma mensagem em amarelo escrito e3d_tools.inc como eu faço para ele funcionar perfeitamente?

    Responder

Deixe um comentário

Sair da versão mobile