Eagle3D + Megapov tutorial instalando e configurando

Tutorial instalando e configurando o Eagle3D + Megapov – Eagle3d parte 2 - Gerando imagens mais realistas

Eagle3D + Megapov tutorial instalando e configurando — Parte 2. Como muitos perguntaram como eu gerava essas imagens usando o Eagle 3D! Resolvi postar o tutorial de como efetuo isso utilizando o Megapov ao invés do original Pov-Ray. O segredo do Megapov é utilizar, técnicas de iluminação feita com imagens do tipo HDR, assim podemos realizar um render mais realista.

O que vamos precisar:

Tutorial Instale o Eagle 3D como mostrado no primeiro tutorial, depois instale o Megapov.

Instalar o Megapov

Para instalar o Megapov, extraia o conteúdo do arquivo megapov-1.2.1-windows.zip para pasta de instalação do PovRay.
Normalmente em:
C:\Users\(usuário)\AppData\Roaming\POV-Ray\v3.6\ ou
C:\Program Files\POV-Ray\v3.6

A pasta include também pode estar em:
C:\Users\(usuário)\Documents\POV-Ray\v3.6

Abra um arquivo do Eagle 3D .pov , utilizando o Megapov, verifique que o código gerado pelo Eagle 3D funciona perfeitamente a não ser por um detalhe a variável environment entra em conflito com um identificador interno e gera um erro, então é só alterar o nome dessa variável para algo como<environment2

Adicione a sentença Library_Path ao pov-ray.ini.
Abra o Pov-Ray 3.6 vá ao menu Tool/edit MASTER Pov-Ray.ini e adcione a sentença como no exemplo abaixo:

Library_Path="C:\Users\nome do usuário\Documents\POV-Ray\v3.6\include"
Library_Path="C:\Windows\Fonts"
Library_Path="C:\EAGLE-7.2.0\ulp\eagle3d\povray"

O arquivo Pov-Ray.ini encontra se na pasta documentos.

Também pode criar uma pasta de trabalho exclusiva para o Megapov (Ex: C:/Megapov) e copiar para essa pasta os arquivos .ini da Pasta /Povray do Eagle 3D e os .ini e fontes necessário do Pov-Ray, Assim não modificaremos os arquivos originais!

Pronto, se conseguiu renderizar uma imagem no Eagle 3D, vamos para o próximo passo, baseado nas informações de Jaime Vives do site Ignorancia.org.

Vamos eliminar o plano de fundo, procure o código background{col_bgr} e apague, pois, vamos utilizar uma imagem HDRI esférica para iluminar o ambiente e proporcionar reflexos. Vamos também adicionar uma mesa de madeira sob nossa placa 3D. Copie o código abaixo e adicione-o antes da linha #include “e3d_tools.inc” (nova versão do Eagle3D) ou #include “tools.inc”(versão antiga).

oakdoor.jpg é o nome da imagem que será utilizada como plano de fundo, e deve ser colocada na mesma pasta do projeto.

kitchen_probe é o nome da imagem esférica para o reflexo e iluminação e também deve estar na mesma pasta do projeto.

O Próximo passo é apagar a iluminação da cena: procure pelas linhas light_source e apague-as (ou comente com //).

Agora é melhorar as texturas dos componentes, as texturas comuns estão no arquivo e3d_tools.inc e as texturas dos componentes estão na macro de criação desses componentes (ex: e3d_cap.inc, e3d_diode.inc, e3d_resistor.inc, etc.).

Segundo Jaime Vives o problema dessas texturas é que eles não têm um finish{}, e consiste simplesmente de um simples pigmento. Iniciaremos mudando as seguintes texturas:

A partir dessa parte, vamos buscando cada arquivo de inclusão de textura dos componentes que queremos melhorar. Por exemplo, para mudar o material dos circuitos integrados, em e3d_ic.inc e e3d_qfp.inc e substituímos os pigmentos simples como pigment {Gray30} por pigment{granite color_map{[0 Gray30][1 Gray20]}}, para dar um acabamento granulado. No caso de conectores e outros plásticos lisos, simplesmente adicione finish{reflection{.1,.2}} , variando a reflexão variável em cada tipo de plástico (por exemplo, para os capacitores azuis use finish{reflection{.1,.5}}).

Esse procedimento é mais trabalhoso do que difícil, o bom é que basta alterar uma vez que já serve para futuras placas.

Como toque final, podes mudar a câmera para uma posição mais interessante e mudar focal_blur (desfoque) para incrementar o realismo:

Para ver as outras modificações, baixe o modsmega arquivo modificado pelo autor com as alterações nas texturas dos componentes, e aí é só atualizar nos seus arquivos atuais.

Mais informações sobre Eagle3D + Megapov

Site do autor http://www.ignorancia.org/en/

Eagle3D Eagle3D + Megapov

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Sobre o Autor
Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
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45 comentários em “Eagle3D + Megapov tutorial instalando e configurando”

  1. bom dia TONI; desejo confeccionar placas e vi uma propaganda do JLCPCB em sua pagina poço encomendar contigo ? ou como fazer pois não conheço este programa deles aguardo retorna bom dia

    Responder
  2. Toni estou com um probleminha, minha versão do Eagle 6.1.0, estou conseguindo gerar os arquivos com o povray normalmente, porém, ele não cria o arquivo 3dusrdat.dat na pasta eagle3d\ulp\, criei o arquivo manualmente e segui os passo descritos e a imagem continua do mesmo jeito de antes, ou seja, sem nenhuma alteração.

    Responder
  3. Ola toni !

    Por um acaso você sabe criar novos componentes para o pov-ray ?
    Pois não tem o rele G5LE (aquele mini rele quadrado muito utilizado no mercado)

    pode dar uma ajuda ?

    Obrigado!

    Responder
  4. Resolvido. Mas diga-me Toni. Você diz que o Megapov vai usar uma imagem oakdoor.jpg . Mas cadê essa imagem? O Megapov gerou as imagens do eagle, mas eu alterei as linhas conforme o pedido acima mas quando clico em Run aparece uma mensagem dizendo ” Parse error: Expected ‘object or directive ‘ < found instead". Você diz para colocar o arquivo kitchen_probe na pasta do projeto mas qual projeto? Onde está o arquivo .pov ou onde está o projeto do eagle?

    Responder
    • Você também fala para alterar a linha environment mas eu não encontrei essa linha. Faz melhor, me envia algum arquivo ou código pov que tenha dado certo pelo Megapov e wue tenha sido rederenrizado para eu ver o que e que linhas eu devo alterar. Muito grato e desculpe o acúmulo de comentários.

      Responder
  5. Olá Toni. O erro de que eu tanto falo que faz o Megapov não funcionar, aparece na aba de mensagens do Megapov. Aparece o seguinte erro Cannot open INI file ‘C:\USERS\nome xxxxx\APPDATA\ROAMING\POV-RAY\v3.6\RENDERER\POVRAY.INI’. Pelo que eu entendi, ele não conseguiu abrir o arquivo INI do Pov-ray. Fiz que nem o pedido acima mas só dá nisso. Help us.

    Responder
  6. Olá novamente Toni. Eu encontrei uma imagem em um site muito intrigante. Segue o link http://www.mikrocontroller.net/attachment/61523/SMPS_Labortap_III_Eagle3D.jpg Você sabe como fazer uma imagem desse tipo com essa qualidade? Outra pergunta. Eu vi no site no POV-ray que já saiu a versão beta 3.7. Eu baixei e consegui criar uma imagem com 1920X1080 pixels de resolução máxima, pena que essa imagem não foi do EAGLE 3D. Sabe como eu posso redenrializar imagens no POV-ray 3.7 beta?

    Responder
  7. Olá novamente Toni. Sinceramente, ainda não consegui fazer o MEGAPOV funcionar. Você clica em RUN e não sai nada. Já fiz todo o processo acima. Já coloquei ele para executar arquivos POV onde a primeira linha aparece #version unofficial megapov 1.2; e nada dele executar. Sem ofença mas, Tem como fazer um Torial mais explicado pois quero gerar imagens tão realistas como as mostradas em seu Tutorial. Ah! Achei imagens em HDR nesse site mas do que adianta, eu não seu usá-las. O Site é http://ict.debevec.org/~debevec/Probes/ Espero que te ajude e me ajude. Até a próxima…

    Responder
  8. Olá Toni. Trago-lhe boas e más notícias. Eu consegui criar as imagens em 3D no POV-ray mas, eu não consegui gerar uma imagem mais realista. Venho te fazer três perguntas. Como eu faço para mudar a cor da placa? Como eu faço para mudar o plano de fundo e gerar mais brilho na imagem? Tem como fazer um tutorial em vídeo para melhor explicar? Muito grato e até a próxima…

    Responder
  9. ola toni!!

    Não estou conseguindo fazer praticamente nada..
    primeiro..  estou com o eagle5.11 ,   eagle3d_2011 ,  pov-rayv3,6  e megapov 1.2.1e estou utilizando XP

    primeiro equivoco que me ocorreu, foi que o mega pov nao instala…
    msm assim tentei fazer igual esta no primeiro tutorial… porem nao estou conseguindo tirar o erro do  #include “tools.inc”  estou direcionando a pasta do povray que esta dentro do eagle3d porem nao esta adiantando…

    seria muito pedir para que você fizesse uma video aula mostrando desde a primeira instalaçao dos programas ate as modificaçoes que deve-se fazer para melhorar a qualidade das imagens ??

    agradeço desde já !!!

    Responder
    • consegui fazer as intruçoes do primeiro tutorial 
      porem soh consegui fazer utilizando uma versao anterior do eagle3D.

      mas o magapov.. nao executa o run…
      e lah em baixo ) esta escrito:
      cannot oipen INI file ‘C:arquivos de programaspov-ray for windows v3.62RENDERERprovray.ini’.

      porem realmente nao existe essa pasta renderer e ate agora nao encontrei nada no tutorial falando sobre isso… podes me ajudar ?  ^^

      Responder
  10. Rapaz estou na mesma do colega Anselmo
    o megapov n localiza o pov ray.ini e ja mostrei o caminho de varias maneiras e nada.
    e outra duvida vc fala para instalar o mega pov mas ele n vem o intalador , vem com os arquivos ja como fosse instalados, devo copiar para algum local?

    Responder
      • Olá Toni. É o seguinte, quando eu instalei o POV-RAY, eu efetuei o comando next, next, next, next até que instalou mas quando eu abro o arquivo do eagle 3D, aparece um erro tal como #inc 3etools mas ou menos assim e quando eu o Windows 7 para procurar um arquivo, ele encontra entre os arquivos do eagle. AJUDA POR FAVOR

      • Outra coisa, quando eu coloco o eagle 3d para salvar na pasta pov ray dele, ele não permite que sejam salvos arquivos nele e para po aí mesmo. Como eu faço para ele funcionar perfeitamente?

      • Olá Flávio
        Edite vá em Tools/Edit MASTER povray.ini e adicione onde está esses arquivos do Eagle 3D
        Normalmente -> Library_Path=”C:Program FilesEAGLE-5.11.0ulpeagle3dpovray”
        Execute em modo administrador!

  11. Toni excelente tutorial.
    Cara eu queria pedir sua ajuda.
    Você sabe se tem como abrir no Eagle um projeto gerado no Ares – Proteus, que é o soft que eu mais uso, depois eu ainda queria utilizar o POV-RAY para gerar o 3D desse mesmo projeto.
    Abraços.

    Responder
  12. Cara já to com esse erro faz tempo e não consigo resolver

    Cannot Open Ini File “C:\Users\XXX\Documents\POV-Ray\v3.6\ini\povray.ini

    Já apontei para o meu arquivo Ini que fica dentro da Pasta meus Documentos e nada

    Responder
    • Olá Anselmo
      Apontou aqui também
      C:Usersnome de usuárioAppDataRoamingPOV-Rayv3.6include
      Vá em Menu Tool/edit MASTER Pov-Ray.ini, e adiciono o atalho
      Se estiver difícil copie os arquivos .ini .font para pasta do Megapov!

      Responder
      • é que na verdade, sempre quando vou gerar a imagem da placa em 3D, o pov ray me mostra um erro que ja tentei de tudo mas n~]ao consigo resolver! você teria o arquivo .txt que se abre quando clico em “Tool/edit MASTER ” ??
        Abrs

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