Reaproveitando e brincando com LED LASER de gravadora de DVD

LASER de gravadora de DVD 10

Reaproveitando e brincando com LED LASER de gravadora de DVD, por muitas vezes as gravadoras morrem por diversos motivos, mas nem sempre se perde o conjunto ótico do laser.

E por sua potência elas não aparecem modificadas, com seu box em acrílico ou algum outro material mesmo que semi-transparente.

Por se tratar de uma experiência de alto risco, que pode causar danos irreversíveis à visão, não recomendo o que vem a seguir se você não usar óculos de segurança, bem escuros com filtros infra-vermelho e de maneira nenhuma não aponte o ponto luminoso para qualquer pessoa, animal ou você mesmo, verá o porque nas fotos, o laser corta fita isolante, fita-crepe e acende fósforos a distancia igual ou superior a um metro.

Por enquanto no Brasil existem, a preços acessíveis, apenas as gravadoras de DVD com laser vermelho, mas lá fora, primeiro mundo, já estão brincando com lasers azuis, mais potentes ainda das gravadoras bluray que para nós tupiniquins seu preço ainda é proibitivo para uso normal, quem dirá para sucatear e retirar o conjunto ótico para brincar, fazer experiências como esta.

Novamente repito:

A experiência abaixo só deve ser efetuada por quem tem habilidade, “RESPONSABILIDADE” e use os óculos de proteção.

O autor (Rums) e o site (TE1) não se responsabilizam de maneira nenhuma por quaisquer danos por uso errado, fora do recomendado, este é apenas um material didático e informativo.

Não é preciso comentar mais nada, as imagens falam por si.

Boa sorte e tenha muito cuidado.

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 4.7 / 5. Total de votos 6

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sobre o Autor
Tenho interesse por eletrônica desde criança, paixão antiga.
Compartilhe:
Comentar via Facebook

22 comentários em “Reaproveitando e brincando com LED LASER de gravadora de DVD”

  1. Fiz meu lazer com ele só que agora ele não quer mais ligar, será que queimou e depois abri mais duas gravadoras e nem uma delas consigo ligar os lazer nem pra testar me ajudem quero muito fazer essa experiência

    Responder
  2. eu desmanchei 2 rádios de carro com leitor de cd mas os diodos não tem só três perninhas e são aqueles fios bem finos q parece uma tirinha de plástico marom oque eu faço? me responda no e-mail ainda hoje por favor?wesley_ransam@yahoo.com

    Responder
    • Já, Só que o meu não cortou nada, nem esquenta, ta normal, e descobri que nem todos os laser de gravadora é útil… alguns são extremamente fracos e inutilizável para esta aplicação..

      Responder
  3. Ola gostaria de saber sobre uma possibilidade, tenho uma impressora a laser ANTIGA LEXMARK aquela que usa tinta pó ou toner e sei que o diodo laser dessas impressoras são bem avantajados no tamanho pelo fato deles serem responsaveis por emitir luz a um tipo de cristal prisma e assim distribuir luz laser para impressão em papel comum, isso estaria relacionado a potencia maior que a convencional de um diodo de gravadora de PCs e outros eletronicos. grato.

    Responder
  4. Olá Rums, fiquei curioso com seu artigo, me diz uma coisa, se ao invés de eu usar o diodo led do gravador de DVD e pegar um diodo de projetor (mais potente) acredito que precisarei de um regulador de tensão utilizando um circuito com LM317 como o link http://geekdevteam.blogspot.com.br/2011/06/super-laser-com-com-gravdor-de-dvd.html , mas qual o ajuste que teria que fazer no circuito para que o mesmo aceite esse diodo de maior potencia? Obrigado

    Responder
  5. Boa tarde, estou querendo montar uma plotter recorte porem usar laser ao ves de laminas, vi varios assusntos e videos em paigina estrangeiras, muitos usam lasere dos bluray, segue os videos youtube:http://www.youtube.com/watch?v=PW4Ft8C8xq4 ,http://www.youtube.com/watch?v=iEUGbagf5-4 ,http://www.youtube.com/watch?v=ynaibKACuc0 , a duvida que tenho é como montar este laser no lugar da facca,pois tenho ploter recorte destas chinesas, estou querendo desmontala e colocar laser alguem tem ideias de como podemos proceder este projeto?

    Responder
    • Colega, partindo do que ele faz conforme as imagens, cortando fita isolante e acendendo fósforo a mais de um metro, os danos são graves e irreversíveis, queima imediata da retina. Mesmo não apontando diretamente para o olho, o simples manuseio obrigatoriamente deve ser feito com óculos especiais.

      A matéria é apenas didática e informativa sobre o poder do laser, mesmo de gravadora.

      Responder
      • Olá colega.

        Não existe esquema específico e somente a única ligação do laser como consta acima.

        Pelo que andei pesquisando, não encontrei nada sobre maior voltagem de alimentação dele, então por enquanto fica como está, 3 volts.

        Este procedimento é apenas para laser de gravadora de DVD, sobre as de CD ~tbem não encontrei nada que fosse interessante.

        Mas não custa voltar a bater na mesma tecla:

        Todo cuidado no manuseio e uso, este pontinho vermelho que a priori parece ser indefeso é muito perigoso.

        Obrigado.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile