Download PCB Artist 3 Desenho de esquemas e layout PCB, PCB Artist apresenta uma interface amigável, com parte de esquema layout de PCB totalmente integrados, tornando um software de fácil uso. Você pode baixar e instalar o programa sem nenhum custo e iniciar o desenvolvimento de seu projeto de placa de circuito impresso imediatamente. Assim que finalizar, seus arquivos podem ser salvos no computador e enviados ao fabricante do software para realizar a compra da placa.
CARACTERÍSTICAS DE PCB ARTIST
Desenhe seus circuitos eletrônicos com rapidez e qualidade, utilizando ferramentas como:
Adicionar componentes
É uma lista de componentes para você incluir nos seus projetos, como resistores, capacitores, diodo, entre outros. Logo abaixo dessa caixa, você encontra uma segunda lista com os modelos para cada um destes componentes, ou seja, você pode escolher o formato do desenho que melhor se enquadra com o seu projeto.
Adicionar formas geométricas
É uma ferramenta para inserir formas geométricas como retângulos, polígonos, círculos ou linhas. Você também encontra opções para incluir conectores e textos ao seu projeto.
Personalizar cores
Personalize cada elemento com as cores que mais lhe agradam. Escolha as cores para os textos, símbolos de terminais, conectores, etc., conforme sua preferência.

Verificar regras de elaboração
É uma opção com a qual você pode verificar se seu projeto concorda com as regras de elaboração de circuitos eletrônicos. Ele apresenta as linhas com problemas e, desta maneira, você pode consertar os defeitos deixando seu projeto perfeito.
Você tem duas maneiras para iniciar seus projetos. Uma é escolhendo o Schematic Design (Esquema de Desenhos) que lhe oferece modelos, de uma biblioteca, para você seguir como base na elaboração dos desenhos, ou escolhendo um novo projeto, onde você tem todas as ferramentas e inicia o desenho do jeito que quiser.
Screenshot do PCB Artist

Vídeo tutorial de como trabalhar com PCB Artist.
O software é de fácil uso com interface amigável e editor de esquema totalmente integrado com editor de PCB. O software é gratuito, o lucro da empresa vem quando o usuário encomenda placas para seu protótipo ou projetos.
Ola, vi que o SuporteTecnico ID fez engenharia reversa em uma placa . Preciso deste serviço , alguem tem interesse em fazer em uma placa 23x23cm aprox? Preciso do esquema eletrico e efetuar alterações futuras. Poderemos combinar valores. Aguardo , Sandro.
ola Toni !!!
construi um robo de lagartas e um braço manipulador mas,estou
com dificuldade de conseguir um meio de controla-lo sem fio
vc pode me dar uma dica?
preciso de 18 comandos.
desde já agradeço.
Danilo, procure na net em “CONSTRUÇÃO ROBOTICA” que encontra tudo sobre isso que quer. De outra maneira O Tony, tem circuitos emissores receptores em FM que podem bem servir para isso, terá de acrescentar nas saidas os respectivos circuitos DIP,S.
Um abraço
cara eu tenho uma placa fonte pronta, e gostaria de fazer o esquema elétrico dela, vc sabe um modo facil e rápido para fazer isso? obg!
Olá Rafael
Tem de fazer todas as ligações, isso se chama engenharia reversa!
Exemplo de Engenharia Reversa:
Crie uma Lista e Anote todos os componentes da placa e de nomes sequenciais a cada terminal destes componentes. ex: em um resistor Nó1 e Nó2 ex: em um transistor Nó3, Nó4, Nó5, ex: em um CI de 4 pinos, Nó6 , Nó7, Nó8, Nó9.
Criada a sua lista com todos os “Nós”, basta sair Bipando cada um destes “Nós”, ex. Verifique com o Bip ( Bip tem de medir resistências somente abaixo de 1ohms ou próximo a isto ) cada ponto e em quais outros “Nós” ele Bipa,.
Feito isto amarre todos os “Nós” na lista, com a serigrafia do Lay-Out :
ex:
Nó1 – Nó4 – Nó6 – Nó9 ( Resistor R1 – 1K , Transistor Q4 – 2sb560 – emissor, CI-3 – Lm741 pino 1 )
No2 – No5 – No8 ( Resistor R1 – 1K, Transistor Q4 -2sb560 Base, CI-3-Lm741 pino 5 )
Depois de tudo Listado e identificado:
So desenhar os componentes e ir amarrando cada “Nos”
Ja fiz isto em varias placas com mais de 100 CIs e componentes discretos.
Olá Suporte
Interessante a dica de reverse engine!
Esqueci de dizer , que em alguns casos de alta frequências em pontos de placas dará um pouco de dor de cabeça se a passagem das trilhas e posição dos componentes não forem as mesmas, consequentemente tendo de colocar mais capacitores anti-ruidos em alguns novo pontos do novo lay-out….então vejam que SE ficar diferente o lay-out este é um grande risco a nível de processamentos e em alguns sinais nos circuitos, pura questão de impedâncias, resistências e capacitâncias do posicionamento….no novo Lay-out, nada que não de para resolver, perdendo-se alguns fios de cabelos a mais…..hehe.
Olá toni,sou técnico de eletronica , utimamente estou fazendo montagem de painel e estou tomando gosto ; por montagens de eletronica . Eu tenho uma enorme vontade de desenhar minha próprias placa (pcb) .Você poderia me indicar algum em portugues ?
Olá Elci
Kicad!
gostaria de saber se existe um circuito para transformar 3,7v em uma tensão maior até a 12v por exemplo. Blza se tiver tem como me arrumar o esquema de placa desenho e como montar o passo a passo. obrigado toni
Olá Stevie
Pesquise ai por DC DC inverter!
toni boa noite .parabens pelo seu site.
olha sou,leigo no assunto de eletronica ,mas gostaria de saber se uma ves eu tenho aplaca de um determinado produto ,como faço para copia-la com esse programa .ficraei grto caso puder me auxiliar .
DEUS ilumine seus passos e aqui deixo minhas saudações . marcelo
Olá reginaldo marcelo
Isso se chama Engenharia Reversa, vira mestre nisto e serás contratado para trabalhar na China… rssss
Tem várias técnicas para se fazer isso… o primeiro passo é conseguir o esquema do circuito a ser clonado!
ola galera ficaria muito agradecido se voces me passase um saite sobre esquemais de placais de televisão
Olá Wellington
4shared.com
Ola amigo, gostaria de saber caso voce saiba é de fazer um circuito estrela triangulo no multisim ou qualquer outro programa que possa vir a existir. desde ja agradeco.
Olá RgSilva
Utilizando ferramentas adequadas, dá sim pra fazer vários desenhos com placa!
Olá toni,sou técnico de eletronica e fissurado por montagens de eletronica em geral.Eu tenho uma enorme vontade de desenhar minha próprias placa (pcb) .Você poderia me indicar algum em portugues ?
Olá Leandro
Utilize o Kicad!
muito bom o seu site muitas duvidas esclarecidas
muitos projetos legais
abraços
Que bom que gostou Zenildo!!!
Sempre teremos novidades…
Aguardo novas visitas
Abraço
Cumprimentos aí para o Brasil. Um abraço Toni, vai em frente.
Fernando Garcia
Olá Fernando Garcia
Valeu pleo feedback!
Abraços aos nosso irmãos de Portugal!
” Tinycad e outros ”
Tonieletronica Já testei tudo o que sei para salvar o arquivo mencionado e com relação a sua sugestão, nos locais que conheço e comumente os faço por expl: Desk top . Meus documentos , Meu computador em: outras opções que tenho agora, Um Pen driver e uma Case de 220GHz. Não e possível fazer o download nestes dispositivos? Então falta algo no meu Speedy (algum bloqueio etc) mesmo assim estou bem grato por tudo. Este tipo de programa é valiosíssimo para mim.
Olá Sérgio
Testei os links de download e estão ok!
Você está conseguindo baixar arquivos .exe Normalmente?
De qualquer maneira te enviei o tinycad pra seu e-mail!!!
Boa sorte