LM386 esquema de amplificador de potência de áudio para aplicações como amplificadores de rádio FM, amplificadores de mp3 players portáteis, Intercomunicadores, Sistemas de som de TV e outras aplicações.
Descrição do circuito de amplificador usando lm386
Trata-se de um circuito simples usando o lm386n da Texas Instruments, na aplicação básica a que o lm386 se destina ser um amplificador de alto ganho com poucos componentes permitindo alimentar o circuito com uma fonte simples sem necessidade de fontes assimétricas. O sinal de entrada que pode ser de diversas fontes de áudio, esse é um amplificador versátil. O sinal de áudio deve ser ligado em J2 ou CN1, um potenciômetro de 4.7k vai ligado em P1.
Jp1 é um jumper que deve ser utilizado quando queremos um ganho = 200, nesse caso R2 pode ser omitido, sem o jumper o ganho do circuito cai para 50. Ao invés do jumper você usar uma chave para comutar o ganho entre 50 e 200. O áudio amplificado sai através de J3. Deve se utilizar um alto-falantes de 4 a 8 ohms na saída do amplificador.
A alimentação do circuito pode ser realizada por pilhas ou fonte de 6 a 12 volts.
Para mais informação faça o download do datasheet do CI e veja também esse tutorial que fiz há uns tempos.
Recursos
- Operação por pilhas
- Poucos componentes externos.
- Grande faixa de tensão de alimentação: 4 V-12 V ou 5 V-18 V
- Baixa corrente quiescente: 4 mA
- Ganhos de tensão de 20 a 200
- Entrada referenciada ao GND
- baixa distorção: 0,2% (AV = 20, vs = 6 V, RL = 8 Ω, Po = 125 mw, f = 1 kHz)
O LM386M-1 e LM386MX-1 são amplificadores de potência projetado para uso em equipamentos de baixa tensão. O ganho é internamente definido para 20 para utilizar poucos componentes externos, mas a adição de um resistor e capacitor externo entre os pinos 1 e 8 aumentam o ganho para qualquer entre 20 a 200.
LM386N-1, LM386N-3, LM386M-1, LM386MM-1 pode utilizar fonte de até 12V e LM386N-4 até 18V
Esquema do amplificador

Conheça a nova Versão, estéreo e com desenho da placa de circuito impresso
Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do amplificador Download da placa em PDF



Lista de material para montagem do amplificador
Componente | Valor |
Resistores 1/4W 5% | |
R1 | 10 — Marrom, Preto, Preto, Ouro |
R2 | 1.2k — Marrom, Vermelho, Vermelho, Ouro |
R3 | 4.7K — Amarelo, Violeta, Vermelho, Ouro |
R4 | 1.5K — Marrom, Verde, Vermelho, Ouro (Opcional) |
R5, R6 | 10K — Marrom, Preto, Laranja, Ouro |
Capacitores | |
C1, C6 | 10µF/16V — Capacitor eletrolítico |
C2 | 220µF/16V — Capacitor eletrolítico |
C3 | 100n — Capacitor cerâmico ou poliéster |
C4 | 1000µF/16V — Capacitor eletrolítico |
C5 | 100n — Capacitor cerâmico |
Semicondutor | |
IC1 | LM386n — CI amplificador de áudio DIP8 |
Conectores | |
J2 | Conector P2 — entrada áudio. |
J1 | Conector Jack — Alimentação DC |
CN1 | Conector entrada de áudio (opcional) |
CN2 | Conector alimentação (Opcional) |
JP1 | Jumper ajuste do ganho (opcional) |
LED1 | Led vermelho 5 mm (Opcional) |
CN3 | Borne KF-301 2 vias — saída de áudio. |
Diversos | |
P1 | Potenciômetro simples 4.7K a 10K |
Fonte de alimentação de 4,5 a 12V /1A | |
Placa de circuito impresso, solda, fios, Caixa, knob, etc |
Última atualização: 04/08/2021 16:34
Download da placa para montagem do circuito em PDF, PNG e Gerber
Download PDF
Se gostou deste então veja a nova versão, estéreo e com desenho da fonte de alimentação.
Download do datasheet do LM386
Olá, seu site é muito bom!
Gostaria de saber para que serve o R3
Olá Pedro
O potenciômetro linear fica logarítmico.
Se quer saber mais veja sobre “super audio taper”
Interessante este projeto. Também fiz um amplificador baseado no lm 386 aqui está o vídeo dele funcionando
https://www.youtube.com/watch?v=mpxhmfvG5x4
Olá Luciano
Interessante montagem!
Oi Tony VC pode me ajudar queria um esquema com lista como fazer um mini amplificador de 60w com entradas isb/SD/mp3 e rádio AM/PM VC pode me ajudar
Olá Wesley
Tem uns módulos Mp3 que pode comprar e adaptar em seu amplificador.
Qual software você usou para desenhar estas placas em 3D?
Olá Paulo
Eagle 3D + PovRay
Toni, boa tarde.
Sou seu fã, tenho aprendido muito com seus projetos. Sou idoso e me divirto construindo radios fm pequenos. Tentei fazer um fm tda 7000 receiver, mas l R2 e o lm 386N-1 esquentão demais, o R2 até queimou. Já testei tudo. Ajude-me , por favor.
Um abraço do seu pupilo.
Jorge.
Olá Jorge
Obrigado pelo feedback!
Pode ser que sua placa esteja invertida!
Posso estalar em caixinha de som
Sim pode.
oi tony os meu auto falante esta comcando eu faço u q pra tira o roco
Olá José, que tipo de fonte está utilizando?
caro amigo gostaria de saber se vc ainda tem placas de circuito do tda 8950j 2x170w mande-me preço dela e de trafo compativel.
Caro Toni, bom dia! Será que tenho alguma chance de conseguir todos os componentes deste seu projeto de amplificador baseado no LM386? Afinal, estamos em 2015. Se positivo, farei novo contato para dirimir alguma dúvida, ok? Muito grato por sua atenção.
Meu objetivo: aproveitar um gabinete antigo da Sony onde tenho falantes de alta qualidade alimentando-o com o sinal de radinho de pilha AM/FM .
Abraços
Olá Jorge
Sim Lm386 continua atual!
gosto de fazer estes projetos quando estou em casa de folga. eu queria um projeto que interferisse em som dos carros dos desrespeitadores que aumenta o som de seu carro sem se preocupar com os outros. eu sei que tem um jeito de entrar no amplificador dele de longe, e ele é forçado a baixar ou desligar. se deixar queima o som dele. vocês que ´estão com eletrônica na cabeça todo dia, será que pode me ajudar. olha se vc conseguir esta proeza vai ganhar muito dinheiro. não só eu que tem esta vontade tem muita gente que quer fazer a mesma coisa. obrigado.
Olá Francisco
Com certeza, serial útil para muitos vizinhos!
olá,
qual seria o circuito indicado para tensão 12 vcc para ligar dois telefones para formar um intercomunicador caseiro.
obs: o circuito é para poder ter o ring ( campainha), pois sem um circuito auliar não consigo acionar a campainha devido a baixa tensão…
att: márcio
correcão: circuito auxiliar
Olá Marcio
Algumas ideias
https://www.google.com.br/search?q=ring+phone+amplifier+circuit
gostei, de todos os circuitos aqui mostrados muito bom para montar e aprender mais.
Olá francergildo
Valeu, seja sempre bem vindo!
Posso alimentar com 4,5 v?
Olá Edson
Sim pode utilizar!
Posso usar capacitores de 25v no lugar dos de 16v? ou pelo menos os dois de 10µF 25v no lugar dos dois de 10µF 16v
Olá Jeferson
Sim pode!
fiz tudo certinho,imprimi o circuito e comprei os capacitores certos,mas na hora de ligar o amplificador ele fica muito baixo,e ligo ele em uma fonte de 9V,achei que fosse o circuito,entao refiz a placa mas mesmo assim nao deu,conferi varias vezes antes de soldar os componentes,o que pode ser???
abraço ai Toni
Olá jeferson
Como está o ganho? Está utilizando o jumper J1?
qual é sua fonte de áudio?
Ola, Toni
Parabéns pelo blog.
Me tira uma duvida:
Comprei na loja os componentes listados acima – menos a placa de fenolite – para montar estec circuito do amplificador . O total deu 11 reias.
Mas voce está vendendo o kit completo por 11.90 . Das duas uma: Ou voce está perdendo dinheiro ou consegue comprar os componentes direto no fabricante??
Olá Fred
No Brasil tem o Lucro Brasil embutido no custo dos produtos… alguns chamam de impostos!
Sim consigo os kits direto com fornecedor, dai com um precinho mais em conta!
Oi toni, eu montei tudo certinho mas na hora de ligar fica dando um bip :( vc sabe o que esta acontecendo? obrigado
Olá Tony
Adicione um capacitor de 10µF do pino 7 ao terra!
Olá amigo Toni. Como eu sei que vc tem vários circuitos amplificadores de audio, estou aqui lhe pedindo algum circuito amplificador de sons GRAVES bem simples fácil de montar, um circuito de baixa voltagem uns 5v ou 6v (em ultimo caso 12v) acho que de uns 6w me serviria. Pode ser com um lm386 ou semelhante. Estou montando uns esquemas de audio com alguns alto falantes e este amplificador de graves quero montar para agitar 1 par de alto falantes(3w cada) aqueles prateados de 2″ com imas de neodimio(ouvi dizer que estes reproduzem belas faixas de grave). Obrigado desde já!
Olá Vinicius
Este serve?!?
Mas para reproduzir sons graves devo substituir algum capacitor?
Olá Vinicius
Ele reproduz todas as faixas de frequências!
Amigo onde encontro o LM 386 e outros componentes em goiania?
Olá Jaymi
Aqui algumas lojas… ligue e confirme onde tem:
http://www.telelistas.net/go/goiania/componentes+eletricos+e+eletronicos
Olá Toni, qual a importância do C4 nesse circuito?
Olá Sidney
Vai desacoplar a fonte de alimentação!
Olá Toni. Eu posso utilizar este amplificador como pré amplificador para mais 4 amplificadores de 4w cada? E este amplificador é estéreo ?
Olá Vinicius
Estéreo com fonte aqui:
http://www.te1.com.br/2012/04/circuito-amplificador-audio-estereo-ci-lm386/
Como pré utilize com LM358:
http://www.te1.com.br/2011/09/circuito-pre-amplificador-audio-op-amp-lm358/#axzz20GvsfHa2
Olá!Toni.Quais as dimenções do layout para impressão?
Olá Arielson
Imprima a placa em PDF em 100%
Tamanho: 46.83 mm X 27.13 mm
Boa montagem!
Ola Tony
montei este circuito, mas o ruido continua a aparecer, troquei o CAP de entrada de sinal(10u) mas não teve jeito. Acho que é algo com o cap de entrada de tensão. Usei varias fontes de silan, PC, celular mas o chiado não para. montei na protoboard e depois corroi a placa, o que percebi é que não fiz o jump J1, poderia ser este o caso??
Abraço.
Olá Umberto
J1 é só para ganho maior!
Adicione um capacitor de 100nF do pino 7 para GND e verifique novamente!
Ola Toni,tenho um tda1554q e as pinagens sao do mesmo lado,como faço para saber qual é a perna 1,2,3,3 e assim por diante.DEsdeja agradeço a resposta,no aguarde…
Olá Gercilio
O Israel te respondeu
http://www.te1.com.br/2012/05/transmissor-de-fm-com-saida-amplificada/comment-page-1/#comment-17473
Ola Toni,tenho aqui umas revistas da cekit titulo seu futuro é a eletronica curso basico de eletronica aplicada cekit.Tenho só ate o nº 16 e gostaria de conseguir as outras,se você souber de alguem que tenha esta coleçao e puder me informar agradeço.Desde ja agradecido…
Olá Gercilio
Veja em blogs como blogdopicco.blogspot.com
se puder me ajudar, gostaria do circuito de um geofone eletronico ( amplificador de ruidos p/ detectar vazamentos de agua) desde ja agradeço
att,
Olá Joanei
Google images “geophone circuit”
ok valeeeeeu.
Boa sorte!
Qual programa vc utiliza pra fazer o roteamento de placas e a emulação 3D do circuito?
Olá Júnior
http://www.te1.com.br/?s=eagle+3d
oi eu gostaria de saber se podia usar um alto falante de 4 Ohms e qual era o ganho com o jumper
Olá Jota
Pode utilizar de 4 Ohms!
Com o jumper ganho de 200!
200w ?
obrigado
Olá jota
Ganho equivalente a 200 vezes o sinal de entrada!
você tem o esquema IM 386 amplificador mono?
Olá Silas
Este ai é o esquema mono do Lm386!
ola toni ja montei varios esquema incluive o amplificador com tda 7294 stereo e alguns tr4anmissores e tabem ampli.. tda 2050 um pouco fraco esse com lm 386ele é de quantos w ??? e rms ???
Olá W.junior
Este é “fraquim” 800mW máximo
Olá Tony,
eu construí esse circuito ontem e liguei-o em um microfone para testar, notei umas interferências de radio. Qual deverá ser o motivo dessa interferencia e como solucioná-la?
Olá Marcos Nunes
Adicione um capacitor de 10µF do pino 7 ao terra!
ola toni!tenho um amplificador de 374RMS e uma mesa de som de 4canais eu uso esses dois equipamentos em uma caixa de som com 2 autofalantes sendo um 12¨e 15¨,um driver de 8ohms e 2 super tweter de 120rms sendo que estao ligados todos juntos as 2tweter+o driver+o auto falante de 12,de 350 de inpedancia.queria saber porque esta queimando as duas tweter e o driver e o autofalante nao se puder me ajudar eu lhe agadeço muito!UM ABRAÇO.
Olá Gil
Deve estar atingindo a potência máxima suportada por estes componentes… se o amplificador é de 374 RMs e o tweeter é de 120 RMS!
Como está fazendo essa ligação? utiliza algum filtro?
cara da para usar varios cis para aumetar a potecia de saida?
Olá Juliano montagem em ponte com lm386?… use outro mais potente!
Ola, Toni… estou precisando de um esquema detector de ruido para detectar se uma maquina esta operando ou não… quando a maquina esta operando ela produz um ruido de 100 dB.. com este esquema eu consigo? estou usando um arduino… abraço
Olá Wjunior
Precisa de precisão nessa medida?
Se for isso, adquira um decibelímetro!
Olá Toni, tudo bem?
Estou precisando de um amplificador para microfone de eletreto, é um trabalho de curso onde usarei um microfone de eletreto em um mux/demux.
Esse circuito com o lm 386 funcionaria no meu caso ou você indicaria outro?
Um abraço.
Olá Luiz
Serve sim para amplificador de microfone de eletreto!
Olá Toni, tudo bem?
Não consegui fazer funcionar o lm386 com o mux/demux. Tentei de várias formas, ganho 20, 50, 200 e não foi possível, tentei ligar somente o amplificador, mas somente se ouvia sopro e algum sinal de rádio.
Reprovei no semestre. Pode eu ter feito algo errado? Fiz exatamente como no esquema?
Obrigado.
Olá Luiz
Pra mic de eletreto precisa de adicionar um resistor de 2.7K do +B para o terminal + do microfone!
E completando minha dúvida do contrabaixo, como saída colocaria um jack p2 para conectar fones de ouvido. Daria certo?
Toni, dá pra ligar um contrabaixo passivo (sem pré amplificação) nesse circuito? Se sim, teria muita distorção? Queria usá-lo como amp de baixa potência para estudo em casa.
Olá Luís
Com certeza precisa de uma pre amplificação antes!
Olá Toni, montei o amplificador e funciona bem, mas eu queria ligar um mic de eletreto, fiz como vc disse ligar o mic na entrada e um resistor 5,6k no + do mic ao + da fonte, mas ele só captar som se eu soprar forte e bem perto nao capta os sons do ambiente. Ja tentei outros resistores mas nao deu, O que eu faço?
Funcionou com o 5,6k valeu Toni
Olá Sid
Valeu pelo feedback!
Boa sorte!
Ola DID , como vc fez , ele capta bem os sons graves ??
Ola Toni !! consigo excitar um MOC3020 na saida deste amplificador ??
Olá Sulfamar
Por favor dê uma espiada no datasheet, para mais informações sobre como utilizar esse ci como drive!
Toni , boa tarde .
Gostaria de saber se tem como adapitar essa placa para usa uma bateria de 9v em vez de 4 pilhas . Obrigado , e parabens pelo site .
Olá Thiago
Pode usar uma bateria de até 12 volts no circuito!
Valeu cara ,
Ola como seria uma versao para leds ritmicos com este projeto
adicionar o microfone de eletreto
Olá Márcio não entendi completamente sua pergunta!
Oi Tb gostaria de saber como amplificar um microfone pequeno, Alguem?
http://www.te1.com.br/2009/10/circuito-de-amplificador-de-audio-usando-integrado-lm386-com-placa-de-circuito-impresso-e-esquema/comment-page-1/#comment-5567
Posso usar um microfone eletrolitico na entrada? ou como amplificar um microfone e ouvir o som que faz ele vibrar?
Olá Sidney
Pode usar um mic eletreto na entrada, é só adicionar um resistor de 5,6k no + do eletreto para o + da fonte.
Por favor queria saber se a entrada de audio tem alguma especificaçao ? Se pode ligar em fones tipo de telefone .
Olá Tiago
Ele tem uma impedância de 50 kOhms
O que vale é experimentar em eletrônica!
Valeu .
Queria saber qual o melhor altofalante para se usar de saida de som para esse esquema , mas teria que ser algo pequeno , tipo os de notebook , para ficar com um volume relativamente alto .
Olá Thiago
Ele vai te fornecer 1 Watt, use auto falante de 2 Watts@ 4ohms
Obrigado , vou testar .
Boa sorte Thiago
O c3 de 47nF e o c5 de 100nF deve ser por quantos volts,
esse capacitores sao de polieste ou ceramica, para esse caso qualquer voltagem serve.
Olá Henrique
Poliéster, se não tiver vai cerâmico mesmo!
Olá JD
A partir de 25v
Cara parabens pelo site,
mas eu queria saber como vc consegue colocar o lm386 no esquema do layout pois eu nao acho ele na biblioteca do meu eagle.
Olá Felipe
O Lm386 está na biblioteca linear.lbr,
o tamanho desses layout da imagem do circuito ,ja tao pronto pra inprimi ou tem que espelha a foto
Olá Sandro
Já espelhado!
Hi! guys, Sou musico profissional e produtor arranjador, tambem gasto um tempo (e dinheiro) fazendo alguma coisa em eletronica, tenho alguns projetos de pedais modificadores para instrumentos musicais e Power Amps. se alguem estiver interessado em trocar ideias meu msn nelsonpromusica(arroba)hotmail.com não conecto com muita frequencia por questões de tempo mas pode me madar email que eu respondo.
Valeu Nels Barros
Cara desculpe o amadorismo, mas montei o ampl. e não funcionou. Obs coloquei todos os eletroliticos de 50v. Fiz o teste com uma bateria de 9V, e uma fonte. Sera que o meu erro foi os capacitores? Ou pd ser outro erro.
Olá Cristiano
Verifique sua montagem, algo deve estar errado!
ola, por um acaso vc tem algum projeto de conversor de sinal de TV. (É porque eu trouxe uma TV simples 21″ de portugal e aqui ele só funciona preto e branco. Podes me ajudar? sou de Santa Catarina
qual a potência desse amplificador ?
Olá Guilherme
De 300mW a 800mW!
Obrigado Toni
Só mais 1 coisa – vc tem circuito amplificador de audio de mais ou menos
4W ?
Olá Guilherme
Temos sim várias opções
http://www.te1.com.br/categoria/circuito/circuito-amplificador/
http://www.te1.com.br/2009/10/circuitoamplificador-lm383/
boa sorte
ola pessoal
eu sou estudante e tenho como “robe” criar projetos eletricos (amplificadores, conserta fontes atx e outros) e resolvi criar um e-mail paratrocar conhecimentos com outras pessoa q tambem se interessam. o e-mail é este:
[email protected]
quem quiser pode add
agradeço
Olá Henrique
Valeu, quer ser autor aqui no blog?
Olá Toni
Pode ser.
Me adicione no msn.
Valeu
ok tá add
Olá Toni, montei o amplificador mas esta com muito ruído e quando eu coloco a mão no potenciómetro o ruído aumenta ainda mas o que faço)
Olá Israel, tente colocar um resistor de 10k em paralelo com o pino 3 do potenciómetro e o negativo da placa. eu acho que diminuirá o ruido. e caso você esteja utilizando fios para ligar o potenciometro na placa, utilize fio blindado ( aqueles usado em cabos RCA de televisão ou fone de ouvido) isso também reduzira o ruido
Muito obrigado Henrique vou verificar
Olá Toni, sou novo aqui no teu site, e já ouvi muito do contributo que tens dado para ajudar os manos que tem tido problemas na montagem dos progectos. olha toni, eu pretendo montar um sistema de alerta de segurança de portas e janelas com cordais vocais e não sei por onde começar e que componentes usar.. se tiveres ai alguma dica agradeceria muito é que sou novo nesse mundo da electronica.. um abraço..!!
Olá Satel
não entendi bem, mais me parece que se interessa por segurança e casa inteligente, se for o caso pode começar a pesquisar material sobre casa inteligente…
Com certeza empregará sistemas microcontrolados, além de microinformática!
Obrigado pela resposta Toni, mais é o seguinte, o meu intereçe esta em montar um sistema de segurança nas portas e janelas de Residências, de maneiras a alertar o dono q uma janela ou uma porta esta aberta.. axo q tenho q utilizar alguns sensores não axas..?
Olá Satel
ai é simples basta usar alarmes… O sensor é o reed switch..
Toni, andei lendo alguns artigos sobre os Reed Switch, axei ele interesante e vou sim usa-lo para o progecto, mais toni, e os outros componentes..? não sei quais usar, se tiveres uma idea podes por favor colocar uma lista com os nomes dos componentes a utilizar..? Um abraço..!! tu es o cara q a electronica nasceu…..
Olá Satel
Se interessa por circuitos de alarmes e quer alguns circuitos pra começar a brincar com os Reed Switch, dá uma pesquisada no google imagens por “residential alarm circuit” encontrarás dede simples circuitos de çarmes baseados em transistores até sistemas microcontrolados.
Outra coisa Toni, tem como eu fazer o curso de electronica a Distançia..? mais só contigo hein….
Olá Satel
Tem sim algumas opções de cursos de eletrônica a distância como do instituto monitor, mais isso é para caso de estar longe das escolas técnicas,pois se tiver uma perto de você é só fazer a prova e começar no mundo da eletrônica…
Já que se interessa por automação , saiba que é uma área interessante para se atuar no mercado de trabalho, inclusive com carência de mão de obra…
Toni, montei um ciruito desse porém com 6 canais para amplificar fones no palco, querisa saber se na alimentação de cada C.I. preciso colocar o capacitor de 1000uF ou posso usar somente 1 capacitor para 6 C.I.s desse?
Olá Cássio
Pode usar apenas um, só não deixe sem o de 100nF, já é suficiente para realizar o desacoplamento…
oi toni
eu gostaria d saber q capacitor utilizar parausar este circuito como mypass
valeu
Olá Henrique
Mypass, não entendi?!?
ola toni
mypass é uma funçao do lm386 onde liga um capacitor eletrolico do pino 7 para a parte negativa da placa
minha diversao agora é criar mini caixinhas d som e pesquisando pela net descobri q o lm386 tem essa funçao mypass e para isso utiliza-se um capacitor no pino 7. mas infelizmente nao tem dizendo o valor do capacitor. eu queria saber qual é para testar e ver a diferença no som.
olha ai nesse perfiu umas criaçoes minha
valeu
seu site esta me ajudando muito
Olá Henrique
Você quis dizer Bypass, esse capacitor pode ser omitido, porém com ele, o circuito com lm386 terá mais estabilidade!!!
Valores entre 100nF a 10µF podem ser utilizados.
Espiei lá suas caixas, estão bem maneiras!!!
Mais está a fazer com lm386?
Valeu!!!
muito obrigado pela dica
a caixinhas pequenas de 2 auto falantes eu utilizei o tda 2822 que é stério e pode ser ligado a pilha.
já a maior eu utilizei o tda 2030 e alimentei com 4 baterias de celular ligadas em série
me adicione no msn.
valeu
Olá Henrique
Excelente trabalho!!!
Estou com problemas para fazer um trabalho referente a circuitos amplificadores – funcionamento e aplicações.
Precisa envolver os componentes resistor, diodo, indutor, capacitor e transistor.
Pode me ajudar, indicando algum site ou literatura?
Obrigada.
Olá Daniela
Pegue essa apostila
Essa tbem
https://web.archive.org/web/20160208051704/http://www.studior.com.br:80/amp_avan.pdf
Um livro pode ser esse
http://www.antennaeletronica.com.br/index.php?Escolha=24&Livro=L00039
Estou precisando de algum esquema (projeto) de circuito Simples para eu montar na placa e apresentar como trabalho final do segundo módulo do meu curso de eletrotécnica o qual precisa ter no mínimo 03 componentes diferentes de: Capacitor, Resistor e Potenciômetro, (capacitor, resistor e potenciômetro podem ter ou não precisam necessariamente ter no circuito), tanto faz, o, porém é que tem que ter 03 outros diferentes, por exemplo: tiristores, transistors, Scr, Mosfet, Igbt, Diac, ou Triac.
Agradeço desde já a atenção e se de alguma forma puder me ajudar, fico totalmente agradecido. Obrigado.
Obs.: Eu consegui um projeto c/ triac, transistor e diodo, para acender uma lâmpada quando escurecer, mas o circuito não funcionou e o professor disse que o circuito está errado ou faltando algo, por isso não funciona.Se alguem tiver algum circuito simples e quiser, pode me enviar meu e-mail é cmconline hotmail
Olá Marcionil
Temos alguns circuitos aqui usando circuitos integrados e transistores. Incluso um Dimmer com Triac!
qualquer coisa fala ai!
como faço para alimentar esse circuito com bateria do tipo do relógio digital
Olá Rodrigo
Tem que ter de 4 a 12 volts, se for usar aquelas bateriazinhas dos relógios digitais não vai durar muito tempo.
Veja qui alguns projetos de fontes
http://www.te1.com.br/categoria/circuito/fontes-circuito/
oi amigo me add no msn para nos conversa melhor sobre o ampli to aprendendo agora queria tira umas duvidas
me msn e (sandropontis(arroba)hotmail.com)… <-- por motivo de segurança quando for colocar e-mail use esse esse formato
muito bom
Olá Toni… Olha explica-me como é que eu posso criar um fusível… Ou seja, já projectei o meu amplificador anteriormente descrito, mas quero que tenha uma protecção contra curto circuito a saída, idealmente poderia-se colocar uma resistência de baixo valor de modo a queimar quando a corrente fosse elevada, ou seja estaria a colocar um fusível… Mas queria projectar algo com transístores, a saída do push pull dado que o meu amplificador é de classe B… Posso adiantar que estou a colocar no push pull um darlington para poder aumentar a corrente, e conseguir ter à saida uma potência de 10w com uma carga de 4 ou 8 ohms… Será que me podes ajudar… estou cansado de pesquisar na internet e nao encontro nada… Um abraço
Eh pode usar fusível mesmo… serve também as resistências de baixo valor… Pode procurar também por circuito protetor de saída para amplificadores de áudio de potência
olá amigo!
minha unica duvida é quanto o alto falante q vou conectar !
qual a especificação dele!
obrigado
1 ou 2 watts, 4 ou 8 Ohms!
Toni consegui cara fiz um novo e tá tudo funcionando vc sabe a impendacia desse ampli e a potencia dele???
Abraçoss
Obrigado por conquistar minha primeira plaquinha heheheh
Toni na minha cidade nao estou conseguindo encontrar o capacitor de 10uF / 16V
posso substituir ele por alqum outro ???
talvez o 10uF / 25V???
Abraço
Pode sim victor…
Com tensão de trabalho maior pode
Irei perder potencia ???
com este capacitor??
Obrigado
De maneira alguma Victor
Eh o mesmo só tensão de trabalho que é maior…
boa sorte
Toni terminei o amplificador e graças a você
hehehe
estou tendo algumas duvidas se puder me responder eu agradeço :
-Nao posso quase mecher no potenciometro que ja aumenta no maximo e o som fica muito distorcido
-O som está distorcendo com mt facilidade o que pode ser?
-Pq quando ligo um fonte de 6v nao funciona e o CI parece que vai derreter de tão quente
-Qual a melhor fonte de energia a usar 4 AA ou 4 AAA ou Fonte?
Abraçoss
Obrigado por tudo
Olá Victor
Espero que não tenha torrado tudo… rssss
Reveja de onde seu áudio vem, pode ser que já esteja amplificado…
Experimente trocar o pot por um maior tipo 100 k.
Veja se sua fonte de 6 voltd, são de 6 volts mesmo, com multímetro, veja se não inverteu a polarização da fonte…
Bom pra ele 6 a 9 volts
Toni como sou novo nesse mundo o cara da loja me vendeu errado os dois capacitores ceramicos !!! ele me vendeu um de 100pF em vez de 100nF e um de 47pF em vez de 47nF!!!
Agora que estou aprendendo a olhar o capacitor vi que estava errado hehehe
vc acha que foi isso que influenciou?
estou començando uma nova plaquinha hj!!! resolvi abandonar aquela para nao ficar um serviço porco !!!
Abraços
Obrigado
Te mando noticias
Eh dá um grande diferença…
E que bom que já está conseguindo, decifrar os complicados códigos dos capacitores…
Boa sorte
Depois mande um vídeo ou foto de sua montagem.
Toni… Como sugeres a montagem do seguinte amplificador… Se possível usando AMPOPs:
Amplificador de áudio
Pretende-se realizar um amplificador da banda de áudio (100Hz a 30kHz com variação de ganho na banda passante inferior a 1 dB) e capaz de fornecer 10W a uma carga de 8(ohm) (altifalante).
A distorção total, medida a 1kHz, deverá ser inferior a 1%. O sinal de entrada tem amplitude de 100mVpp. O circuito deverá estar protegido contra curto-circuitos na saída.
Olá Miguel
De uma passada pela seção de amplificadores que com certeza irá encontrar alguns para 10 watts, e que atenda a suas necessidades
para que serve o 1 , 2m, 3 na placa?
Para ligar o potenciômetro (controlar o volume)
O pino 2 é o pino do meio
Toni muito obrigado e desculpas novamente, gostaria de uma informação sua aonde consigo achar layouts de circuitos?? qual programa usa para fazer os seus???
Absss
Olá victor
Existem vários programas, sendo que alguns mais sofisticados, outros pagos…
Eu uso kicad e cadsoft eagle, veja a lista completa no link
qual utilizar vai depender do gosto do usuário
http://www.te1.com.br/topicos/desenho-circuito-impresso/
toni na entrada de som tem somente duas e um fio de fone com p2 na outra ponta tem o R L e o Negativo, como faço ??
Abss
Olá victor
Pra uma versão estéreo monte dois circuitos iguais!
Toni para eu deixar ele só com uma placa mesmo como conecto o fio p2 no JP2 um perninha R e uma perninha negativo??
Obrigado e desculpas
Olá Victor
Estamos aqui pra ajudar no que for preciso!!!!
Pode ligar o só R e o terra ligue no terra do circuito!
Assim no JP2 no pino 1 ligue o terra e no pino 2 ligue R ou o L. Assim terá uma versão mono!
Toni como colocar a posição do jumper para definir o som??
Vlww
sou iniciante
obrigado
Olá Victor
Vc fala de J1, se for, eh assim com o ele o ganho é mais alto (maior sensibilidade) sem o jumper o ganho é menor (menor sensibilidade).
Isso vai depender do sinal de áudio que vai amplificar.
Toni eu estava querendo saber a respeito de 3 pinos que tem do lado do pot. que está enumerado em 123 e tambem gostaria de saber a respeito do jumper, estou ligando mp3, ipod, e iphone vc aconselha fazer ou não?
Abss obrigado e desculpa por duvidas que para vc seja tão bobas hehehe
Esqueci de perguntar mais uma coisa esses resistores sao de 1/4 1/8 ou
1w???
Desde 1/8 watts estão ok para os resistores
Agora quanto ao potenciômetro eh assim, tem três pinos cada “perninha do pot liga num pino”.
Faça experiencias com e sem o jumper assim encontrará o melhor funcionamento para seu circuito e suas necessidades.
Toni muito obrigado cara vc me ajudou muito a começar no mundo da eletronica
estou usando resistores de 1 watt e agora só estou esperando chegar o potenciometro na loja da minha cidade!!!
Abraços e obrigado por tudo quando tiver pronto eu te dou noticias
Toni, faz outro favor ae para mim. Coloca a lista dos componente bem detalhada (por que eu sou muito amador).Tipo os nomes e a voltagem. Se possível.Grato
toni vc e o cara !!!!!!!!!!!!!
irado esse site………