Modificar fonte ATX para obter 13,8V na saída

modificar uma fonte de alimentação ATX de computador diagrama do tl494

Modificar fonte ATX Fonte de alimentação de 13,8 volts, alta corrente modificada a partir de uma fonte ATX de computador usando tl494

1. Introdução ao projeto de Modificar fonte ATX

Trata se de modificar uma fonte de alimentação ATX de computador para ser usado na bancada para testar som automotivo e qualquer equipamento que necessite de 12 volts por 10 Amperes. Em geral, equipamentos que são alimentados por baterias de carro. Principalmente transceptores de rádio.
No mercado existe este tipo de fonte de diversas marcas e qualidades, essa ideia é para o técnico que gosta de montar seus próprios equipamentos, normalmente trata de montar sua própria fonte de alimentação. Normalmente esquemas de fontes de alta corrente igual a essa apresenta um enorme transformador alguns transistores de potência e demais componentes normalmente encontrados em fontes. Esse tipo de fontes, amplamente utilizadas, tem algumas características desfavoráveis, como, grande peso e volume, e sobre o risco de se colocar os transistores reguladores em curto-circuito, e eles “torrarem”.
Algumas destas fontes incorporam circuitos de proteção que, em caso de una sobre tensão, teoricamente desconectam a fonte para evitar danos. Em qualquer caso, para que o circuito de proteção atue é necessário que se produza esta sobre tensão, com consequente risco ao equipamento.
Una solução é utilizar uma fonte chaveada. Nesse tipo de fonte o rendimento é maior. O problema é dificuldade de construção desse tipo de fonte, já que precisamos de transformadores com núcleo de ferrite e outros componentes que não são encontrados nas lojas de eletrônica. Mas existe um tipo de fonte chaveada que podemos encontrar com grande facilidade. Trata se da fonte de computador. Que é capaz de fornecer considerável corrente num volume e peso reduzido e também de baixo custo!

2. Fonte breve descrição do funcionamento básico.

Você encontra as fontes ATX nas lojas de informática, se observarmos as características dessas fontes, vemos que ela fornece uma quantidade de corrente considerável. Por exemplo, podemos ter a saída de 12 volts com capacidade de corrente de até 12 amperes, o que dá para alimentar a maioria dos equipamentos de 12 volts. Como não iremos usar as outras saídas da fonte ela trabalhará com folga.

Para ligar uma fonte ATX precisamos conectá-la na tomada e ligarmos um resistor de 2.2k entre o fio verde e qualquer preto(terra). E imediatamente a ventoinha começará a girar, confirmando que a fonte está ok.

Testar a fonte.

Com a fonte em funcionamento podemos medir as tensões de saída, abaixo temos a tabela com os valores das tensões encontrada nos fios.

COR DO FIO Tensão nominal VCC Tensão medida VCC
VERMELHO 5 5,05
AMARELO 12 11,40
LARANJA 3.3 3,35
AZUL -12 -11.05
BRANCO -5 -4,57
CINZA 3,05
VIOLETA 5VSB 5,08

Como se pode observar, a tensão no fio amarelo, que nominalmente deveria ser de 12 volts, está abaixo do valor adequado para alimentar um equipamento que precise de 12 volts como um transceptor. Muitos transceptores precisam de uma tensão de 13,8 v cerca de 15% de tolerância. Assim se queremos alimentar um equipamento desses com uma fonte ATX devemos elevar sua tensão.

A regulação da tensão de saída se realiza tomando uma amostra dessa tensão e aplicando no pino um do CI TL494, cujo diagrama interno podemos ver na imagem. Este integrado incorpora todas as funções necessárias para construção de um circuito de Modulação por Pulso (Pulse Width Modulation, PWM) e foi desenvolvido para o controle de fontes de alimentação. Como se pode observar na imagem abaixo, contem no seu interior dois amplificadores de erro, um oscilador ajustável, um comparador, um flip-flop de controle, circuitos de saída e um regulador interno.

Modificar Fonte Atx Para Obter 13,8V Na Saída.

Sem entrar em mais detalhes, podemos saber que a regulação do PWM e por tanto a regulação da tensão de saída, se realiza tomando uma amostra da tensão de saída e aplicando à entrada do amplificador de erro, nesse caso, o pino um do integrado TL494. Por tanto, para poder ajustar a tensão de saída, o primeiro que temos que fazer é uma conexão ao pino um. Para isso, localizaremos o pino um do circuito integrado TL494 e sobre ele soldará um fio, tomando o cuidado de não realizar nenhum curto-circuito com as outras trilhas do circuito impresso. Seguramente será conveniente utilizar um soldador de ponta fina para esta operação. Na figura abaixo temos o esquema de ligação.

É conveniente que a cor desse fio difira dos outros, para melhorara a identificação. Uso marrom que uma cor diferente dos outros fios da fonte. Una vez soldado este fio, colocaremos o circuito impresso no seu lugar. Colocaremos o fio marrom com o resto dos fios.

Conectaremos um resistor de 4.7KΩ em série com um potenciômetro de 10KΩ e conectaremos este conjunto entre o fio marrom soldado no pino um do circuito integrado TL494 e qualquer fio preto, que é o terra geral. O esquema está na imagem abaixo.

Coloque o potenciômetro de 10KΩ numa posição intermediaria e ligue a fonte. Medindo a tensão entre qualquer fio marrom e qualquer fio preto, de preferência com um multímetro digital, ajuste o potenciômetro de 10KΩ para obter uma tensão de saída de 13,8 volts. É possível que, dependendo do modelo de fonte utilizado, seja preciso variar os valores do resistor e do potenciômetro, se não conseguir a tensão desejada.

Una vez obtida essa tensão, pode conectar o equipamento (transceptor) e a fonte. Convém utilizar dois o três fios amarelos e dois ou três fios pretos em paralelo para que a queda de tensão seja a menor possível.

Deixe a fonte conectada no aparelho a qual ela ficará acoplada, depois de algum tempo sem verificar nenhuma anomalia podemos fechar a fonte num gabinete adequado(uso a fonte na caixa original). Em cuja frente podemos colocar um voltímetro, amperímetro, Jaques de conexão, interruptor de rede, etc., e também todos aqueles acessórios habituais nas fontes de alimentação.

Referência:
Fuente de alimentacion
de Luis Sánchez Pérez. EA4-NH. No site em espanhol tem esquema de como colocar três fontes ATX em paralelo. Para correntes de até 30 amperes, Vale apenas conferir.

Esse projeto é apenas para fins de teste didático, isso não implica em qualquer responsabilidade do idealizador sobre o não funcionamento do equipamento ou danos causados pelo mesmo.

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 4 / 5. Total de votos 31

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sobre o Autor
Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Compartilhe:
Comentar via Facebook

122 comentários em “Modificar fonte ATX para obter 13,8V na saída”

  1. Olá Toni, tens algum esquema de fonte variável usando uma ATX? Onde possa controlar a tensão e a corrente através de potenciômetros ligando displays para visualização?

    Responder
  2. Ola Toni.
    Li todas as perguntas e respostas antes de questionar , para não parecer preguiçoso.
    Seguindo suas instruções eu consegui montar 2 carregadores , um para bateria de 12V e outro para bateria de 6V , ambos funcionando corretamente e entrando em flutuação quando atingida a carga desejada.

    O que preciso deve ser simples pra voce, é apenas instalar um led de “carga completa” quando o carregador entrar em flutuação. Ouvi falar de circuitos comparadores de tensão, e teve gente sugerindo monitorar a corrente para acionar o LED , mas não consegui colocar em prática .
    Pode me ajudar ?

    Responder
  3. Olá! Cara. Tenho uma Troni TL494, e fiz tudo certo como no esquema, mas percebi que a fonte desarma já no ligar (com os componetes). Depois testei encostar um fio sem ligação a componente algum no pino 1, e só de tocá-lo, ela desarma. O que poderia ser? Como resolver. Dese já, agradeço!

    Responder
    • passei pelo mesmo problema, repare que se vc por pra carregar usando um multímetro em escala de 10A , ele mostra os amperes que está jogando pra fonte e não desarma a fonte. curioso isso. olhando dentro do multímetro não tem nada além de um pedaço de fio grosso. ele filtra o curto gerado ao encostar o positivo na bateria e nao desarma mais. resumindo, abra a bateria e na saída dos 13,8v coloque um fio de cobre grosso de uns 10mm ai sim ligue o cabo na outra ponta do fio grosso. fiz aqui e deu certo, ela para de desarmar.

      Responder
  4. estou com um pequeno problema, quando ligo o modulo nas fontes que liguei em sequencia uma delas desliga gerando assim so 9 , tenho 2 esquemas utilizando fontes diferentes, sabe como resolver isso ja que sem nada ligado as 3 funcionam e geram os 14 v?

    Responder
  5. Toni eu tenho uma fonte atx transformada p caregador d carro.toni eu queria saber se posso ligar o son do carro e au mesmo tempo ligar a fonte na bateria d carro e ligar na tomada pra não descarregar a bateria . Quando estiver usando o son do carro

    Responder
  6. Ola amigo, parabens, fiz isso ai e funcionou perfeitamente, agora gostaria de saber o seguinte, com a troca de resistor e potenciometro, eu conseguiria fazer essa fonte ajustavel entre 0 e 20V mais ou menos? obg desde ja

    Responder
  7. Olá toni,
    Essa fonte atx sozinha consegue tocar uma caixa de som automotivo sem bateria nenhuma ligada direto no média player usando um modulo dois 6×9 uma corneta, twitter, um grave de 8 omms?

    Responder
  8. Bom dia. Tenho uma fonte atx transformada para 13,8 x 20A. Ela funciona perfeitamente com um equip. radioamador VHF, mas quando ligo um HF que possui um relé de acionamento a fonte desarma. Quando coloco um amperímetro em série ela não desarma. Que solução definitiva posso usar para ela não desarmar (sem ser um amperímetro) Obrigado.

    Responder
  9. tony, fiz a modificaçao como citado no blog, mas a fonte nao rearma, vi que teve outro comentario com o mesmo problema, seu comentario foi que teria que “enganar o comparador de tensao, como faço isso? uso esta fonte como carregador de bateria a mesma fica ligada direto, mantendo a bateria com carga mas quando falta energia e a bateria esgota, a fonte nao parte oq devo fazer neste caso?

    Responder
  10. ei Toni eu já avia feito esta modificações em uma at e deu muito certo
    conseguir colocar 13,8v e poderia chegar ate 16,0volts mais não e muito aconselhável por conta dos componentes da mesma eles podem entrar em curto ou ate mesmo estourarem mais vc esta de parabéns da pra ver que es muito inteligente ate mais
    se vc quiser enviar alguns métodos de fontes ou de amplificadores pra mim fique a vontade ok
    meu e-mail wagner.nepomuceno@hotmail.com

    Responder
  11. Bom tarde amigos o problema é o seguinte: tenho um alarme que quando ativado manda 9 v  para um rádio transmissor de eventos o PKR e quando toca ou seja dispara vai a 12v, logo o rádio transmite o evento, mais eu precisava que ele transmitisse 12v quando toca o alarme não preciso do ativa..alguém me ajuda sem como fazer?

    Responder
  12. boa noite toni. se for possível me oriente como faço uma pergunta sobre fonte atx. porque não estou achando o caminho. se for atendido agradeço. aparicio

    Responder
      • Olá amigo, fiz esta alteração em uma fonte com o ci  TL494. Ela liga certinho, quando deixo a tensão em 13.8v, e desligo a fonte, quando ligo novamente ela não parte , só da um pequeno arranque  mais não liga, aí eu vou abaixando a voltagem  e só liga de novo com 13,2v. Também tentei ligar uma lampada para testar e só liga nessa faixa de voltagem , se aumentar p/ 13,8v ela não liga. O que pode ser? 
        Se puder me ajudar, agradeço

  13. Olá Toni, primeiramente, parabéns pelo site.

    Eu modifiquei uma fonte dessa, e estava utilizando-a perfeitamente, carreguei umas 2x a bateria do carro e beleza, porém hoje, por descuido, os alicates que adaptei para ligar nos pólos da bateria, encostaram um no outro enquanto ela estava ligada, saiu uma faísca e a fonte parou de funcionar.
    Poderia me dizer se há a possibilidade de conserto e qual componente teria se danificado provavelmente?
    Muito obrigado

    Abraços

    Responder
  14. bom dia, gostaria de uma fonte simétrica chaveada para alimentar um amplificador de audio, tu tens algum projeto? daria pra transformar uma fonte ATX como neste tópico para fornecer tensão simétrica +/- 90v

    Responder
  15. Tenho um carregador de baterias FRATA com capacidade para 4 e 6 Volts.
    Além de utilizar estas duas voltagens para carregar baterias de carros infatis, nececito também de 12 volts para outras baterias.
    Pergunto: Como posso fazer para com este carregador  FRATA agregar algum apetrecho
    para utilizá-lo também com 12 volts.
    Não tenho grandes conhecimento de eletricidade portanto, me de esta dica porém, se possível detalhada.
    Grato.
    Marcos

    Responder
  16. Oi Toni, estou tentando transformar uma fonte BlueCase de 500 para uso em radio de comunicação. Essa fonte usa o CI HS8109 . Estou usando o modelo de alteração com Diodo divulgado em alguns foruns. Eu até consegui, mas não estou conseguindo corrente.  Para teste estou usando resistores  em série com amperimetro, mas não consegui mais que 1,5 Amp, ela desarma.
    Vc tem alguma dica.

    Carlos.

    Responder
  17. olá,eu estou precisando de uma fonte com 13 a 14,4 volts e corrente acima de 25ah,ai eu pensei em ligar 4 fontes em série e usar o negativo e o laranja de cada fonte,assim os 3,35 volts de cada fonte vão somar formando 13,4 volts,isso vai dar certo?

    Responder
    • Olá Titito
      Dá não amigo!
      Junte 3 fontes ATX de boa qualidade que terá os 25 Amperes e os 14,4 utilizando a linha de 5 volts ou até mesmo uma única fonte ATX de boa qualidade que terá até 50A na linha de 12 Votls!

      Responder
  18. Olá toni! Eu montei uma fonte automotiva com 12 fontes d pc. todas modificadas para 14,4 volts com um circuito q inventei, ele aumenta a voltagem e ainda estabiliza nos 14,4v. Mas em fim. Minha fonte é otima mas vi uma foto de uma fonte automotiva “Spark usina” de 150ah, e me pareceu bem simples de montar. C vc pude me passa algum esquema de fonte chaveada PWM com trafo de toroide e essa potencia de 150ah. Mas tambem ha outra possibilidade de pegar uma fonte de pc e reforçar tudo, transistores, capacitores, diodos, e tirar o trafo e enrolar um trafo toroidal. Me da uma ajuda aew. Valeu!

    Responder
  19. Olá….em primeiro lugar parabéns pelo tutorial…fiou excelente…
    Bom vamos lá..preciso de ajuda. Estou tentando modificar uma fonte ATX e não consigo fazer com que a mesma de mais de 11.8 V… Não sou expert em eletrônica mas entendo mais ou menos algumas coisas ( BáSICO )….envie-me um e-mail para eu te mandar as foto do trabalho que fiz para me ajudar a descobrir onde esta o erro….Ai se você publica no blog pois não encontrei nada na NET que me ajudasse….Muito obrigado desde já….fico no aguardo…( danylobm@hotmail.com ) msn……

    Responder
  20. Olá toni, tudo bem?
    Toni eu terei que interromper a trilha do pino um para soldar esse fio ou só raspar e soldar normalmente? digo isso porque não entendi muito bem, se deixar o pino 1 ligado ao resto do circuito, assim deve haver algo, ou não?
    Será que consigo aumentar a fonte para uns 20V (+/-)?

    Responder
  21. Bom dia, conheci o seu site a alguns dias e achei muito bom, não entendo muito de eletrônica, na verdade sou só um entusiasta.

    Estava procurando uma forma de fazer uma fonte para alimentar um carregador de baterias “Bantam e-station 301DX”, atualmente uso ele na bateria do carro, para carregar baterias de radio controles, só que não esta sendo nada prático.

    Diz no manual que ele funciona entre 11 e 18v, a minha dúvida é se posso ou não ligar ele em uma dessas fontes de pc sem fazer essa elevação de tensão, já que não entendi como se faz. Mais uma coisa, aquele resistor de 2.2k precisa ser de alguma determinada voltagem ou especificação, ou é só pedir em uma eletrônica que eles saberão qual é.

    Muito obrigado, e parabéns pela iniciativa de compartilhar o seu conhecimento. 

    Responder
    • Olá Luis
      Se funciona entre em 11 e 18 Volts, pode ligar a fonte direto nele, não será preciso alterar nada!
      Só atente para utilizar uma fonte de boa qualidade, só assim terá a corrente necessária!

      Responder
      • Muito obrigado pela resposta, vou dar uma monitorada na tensão quando ligar, apesar de que no display do carregador aparece a voltagem que esta entrando, e quanto aquele resistor, é só pedir na eletrônica por 2.2k, ou preciso dar mais alguma informação?

        Obrigado pela atenção, tenha um bom dia.

      • Olá Luis
        Para testar ou dar partida na fonte, pode ser qualquer um de 2.2K desde 1/8W!
        O pessoal as vezes um pedaço de fio mesmo, conectando o fio verde ao preto!
        Valeu boa tarde!

  22. Boa tarde, Sr Tony,
    a muito tenho apreciado seu site, e gostaria de partilhar com vc um projeto…bem gambiarra..kkkk, mas então, vamos lá…a ideia é conceber uma fonte simetrica apartir de uma fonte atx….
    Eu verifiquei em dois modelos diferentes que a saida de 11,40v é conseguida apartir de3 pontos, tipo 12-012vlts de corrente ac do trafo.
    o feito foi, sem alterar em nada a fonte, ligar dois cabos no anodo dos diodos retificadores, no caso, um duplo diodo em um dispositivo de 3 pinos, e levar cada cabo a um retificador rápido, sendo um ligado no anodo e outro no catodo, e a seguir a um eletrolitico de 35×2200, usando o terra comum da fonte e assim foi conseguido uma fonte simetrica de +/-14,5 volts….e mais:
    usando um circuito dobrador de tensao, em cada um dos dois cabos, vide link ), consegui uma tensão de 28volts…., sendo que um dos cabos teve o dobrador de tensão contruido com todos os componentes virados ao oposto, de modo a ter um dobrador de tensao negativo, e assim, ainda usando a referencia de terra original da fonte, consegui uma fonte simetrica básica, de +/- 28volts…tudo isso sem resistores de carga e sem capacitores de ceramica nem circuitos rl, tendo obitido tensoes provavelmente com riple,….
    a questçao agora é….não poderiamos retificar melhor o circuito, dar a ele uma pci e filtros adequados, para usa-lo por ex para alimentar um par de cis tda7294?
    Não liguei a fone a nenhum circuito, nem mesmo ao osciloscopio, e o farei quando tiver tempo livre…mas peço que aprecie a idéia, e avalie, se é viável….mais detalhes e fotos da gambi ti passo no email…aguardo contato.
    Bom 2012 pra vc,
    abraços!
    P. César!

    Responder
    • Olá paulo cesar
      teria como você criar um artigo ou explicar seu método pois estou muito interessado e aposto que muita gente tá atras disso aí que você inventou!
      O que eu preciso é obter +-14V com pelo menos 15A de corrente de uma fonte ATX. Com seu projeto daria certo?

      Responder
  23. Bom dia Toni . Eu Tenhu Aki Varios radios Para internet Wirelles, Tenhu Uma Fonte de Computador ATX 300 W. Me Disseram Que Pode Ligar O radio Nela, a Voltagem do Radio é de 12 Volts 1 Amper. Eu Liguei o Fio Amarelo e o Fio Proto Num Radio e o Radio Pegou Fogo. Será Qe Tem Jeito de Ligar Esse Radio Atravez Dessa Fonte ?
    Como?

    Responder
  24. Boa noite! Toni eu vi um video no youtube com três fontes eu fiz igual ao video mais não cheguei na potencia correta de 14,4, acresentei o mesmos diodo e configuração identica do video e a minha chegou em 15.3 sera que concigo ligar uma bateria de carro mais um som automotivo de 2 sub de 450wrms, 3corneta de 150wrms, 4 de 6 de 180wrms.
    Obs: me ajuda grato

    Responder
  25. ola ,eu gostaria de dizer que existe uma maneira mais facil de modificar a fonte atx para 13.8volts.pesquisando ,eu vi um esquema muito facil.basta retirar o retificador da linha dos5volts e colocar dois diodos1n4007 basta localizar o secundario do transformador que fornece as saidas .

    Responder
  26. Ola toni, estou tentando aumentar a voltagem da saida de 12v para 13,8v de uma fonte atx leaderchip, ela usa o pwm AZ7500BP, eu achava que a modificação descrita funcionaria, no entanto não obtive um bom resultado. Eu usei um potenciometro de 20k invez do de 10k em serie com o resisitor, e notei que apenas por soldar o fio no pino 1 do ci mesmo antes de soldar o potenciometro a fonte começou a fazer um ruido diferente, mas continuei o teste, e com o potenciometo na posição de resistencia minima a fonte funcionou porem sem alteração na voltagem de saida e conforme eu girava o potenciometro aumentando a resisitencia e fonte entrava em proteção antes de notar variação consideravel na saida de 12v. O que será que devo fazer pra modificar minha fonte? Obrigado.

    Responder
  27. boa noite caro tony, se puderes me ajudar , tenho uma fonte compac na placa tem dois ics um é lm339n e o outro é lm324n me informa qual do ic e o pino que se ajusta o pulso paraliberar mais ou menos voltagem .por ex.no 494 é no pino 1 .des de já muito obriado e conte comigo se presisar trabalho com tranceptores

    Responder
  28. Olá, estou com mais uma dúvida, a seta que sai do fio preto e vai para o meio do ressitor indica que o fio preto deve ser fixado na carcaça do resistor ou no pino do meio do mesmo?

    Meu ressitor é de 3 pinos.

    Desde já agradeço.

    Grande abraço.

    Responder
  29. Tentei seguir esse tutorial em uma fonte AT com TL494 e não funcionou, a tensão no pino 1 do controlador de minha fonte é de 2.5 v. Por que será que não funcionou?

    Responder
  30. Olá caros colegas, achei este tutorial muito interessante e útil, porém, lendo o texto original percebi que na tradução algo ficou diferente. No texto original o autor pede, após a instalação do resistor e potenciômetro, para verificar a tensão em “qualquer fio amarelo” e qualquer fio preto. No texto traduzido está mencionando “qualquer fio marrom”. Para quem segue o tutorial, poderá haver problemas na alteração da fonte.

    Acredito que seria conveniente fazer a correção do texto traduzido.

    Grande abraço.

    Responder
  31. você pode me dizer se eu juntar o fio 12v com o -5v vai ficar 17v ? por andei vendo em foruns e parece que dá certo, e se sim, se eu ligar em um modulo que oscila de 12v a 17v não queimará nada, correto ?

    Responder
    • Olá Andrei
      Creio que não, pois observando o circuito das 2 fontes, eles são distintos, se reparar bem a corrente do 12 volts está por volta de 10A e de -5 volts é cerca de 1 amperes

      Responder
  32. Olá,

    Legal a sua modificação!

    Eu também fiz uma fonte de bancada a partir de uma fonte ATX. Documentei o trabalho, para que outro pudessem fazer também :)

    Confira o artigo em minha wiki:

    e também o post no blog:

    []´s
    Uderman

    Responder

Deixe um comentário

Sair da versão mobile