Circuito de fonte com LM317 ajustável 1,2 a 30V

fonte de alimentacao ajustavel com ci lm317 datasheet

Circuito de fonte com LM317 ajustável regulada, 1,2 a 30V/1.5A, esta fonte de alimentação utiliza o circuito integrado LM317T ou LM317HV para versão de alta tensão, o qual permite variar a tensão de saída entre 1,2 a 30V com correntes de até 1,5 Amperes. Para ser usado como eliminador de pilhas e baterias na maioria das aplicações ou mesmo uma fonte de bancada para testes de circuitos.

Ao contrário de fontes complicadas com transistor, essa é uma excelente opção para quem quer uma fonte ajustável com uma capacidade de corrente de até 1,5 amperes. O CI lm317 é de baixo custo e pode ser encontrado com facilidades em lojas de eletrônica.

No conector AC você deve ligar um transformador de 25 volts com uma capacidade de corrente ao menos 1,5 amperes, você até pode conseguir um transformador deste, na sucata, o que diminuirá consideravelmente os custos do projeto.

O transformador que determinará a máxima tensão obtida na saída da fonte, deste modo deve escolher um trafo que atenda as suas necessidades. Um transformador duplo, se ligar nos 2 extremos será o dobro da tensão do que se ligasse no tap.

Para saber qual transformador você precisa, efetue uma conta simples:
Tt = (Tm/1,4142) + 2
Tt: Tensão no Trafo
Tm: Tensão máxima
Exemplo, preciso de uma fonte ajustável até 24V
Tf = (24/1,4142) +2 = 18,97
Então utilizaremos um transformador com valor comercial de 20VAC que irá nos atender.

Para outros cálculos dos valores de resistores para fontes com LM317T observe a esta calculadora para Windows.

Do mesmo modo a tensão de isolação dos capacitores, estabelecemos a tensão máxima que nosso circuito terá e acrescentamos 30% para tensão de trabalho.
No nosso exemplo acima 28V + 30% = 36,4V. Utilizaremos capacitores de 35V ou 50V.

A ponte retificadora aceita equivalentes a partir de 2A/200V, como RS207, KBL404, KBL405, KBL406, KBL407, MDA970A5, FBU4D, FBU4F, FBU4G, KBP304, KBP305, KBP306, KBP307, Ts4b05g, Kbu808. O circuito foi alterado para utilizar diodos 1n4004.

Essa fonte não pode faltar na bancada do hobista, estudante, técnico, enfim quem trabalha com eletrônica.
Uma precaução que se deve tomar, é montar IC1 em um dissipador de calor.

Esquema da fonte com LM317T

 

Esquema Da Fonte De Alimentação

Modificações no circuito da fonte com lm317t

  • Para ter um ajuste fino de tensão use um potenciômetro de 220Ω em série com o potenciômetro de 4.7k.
  • Ligue um voltímetro na saída para determinar a tensão. Ou use o multímetro.
  • Pode usar essa fonte com tensão fixa, para alimentar determinado equipamento, exemplo 17,8 volts por 1 Ampere.
  • Pode usar 2 ou 3 LM317 para aumentar a capacidade de corrente para até 4 amperes use resistores de 0.22Ω 10 W na saída de cada lm317.
  • Existe uma versão que suporta até 60 VDC na entrada o circuito integrado LM317HV

Ligando módulo voltímetro amperímetro

Voltímetro Amperímetro Esquema De Ligação Fonte De Alimentação

Este esquema é do Paulo Brites, para vero artigo completo clique aqui.

Em alguns módulos as cores dos fios podem mudar, por exemplo, ao invés de azul teremos amarelo. Para utilizar com nossa placa com a máxima tensão, deverá utilizar alimentação externa para o módulo voltímetro amperímetro. Se tensão máxima for até 30V pode utilizar a mesma fonte para alimentar o módulo.

Sobre o CI LM317
O LM217, LM317 são circuitos integrados monolíticos em encapsulamento TO-220, TO-220FP e D²PAK destinados a serem utilizados como reguladores de tensão ajustável positiva. Eles são projetados para fornecer mais de 1,5 A de corrente de carga com uma tensão de saída ajustável em uma faixa de 1,2 a 37 V.
A tensão nominal de saída é selecionada através de um divisor resistivo, tornando o dispositivo excepcionalmente fácil de usar e eliminando a estocagem de muitos reguladores fixos.

O CI LM317 é um regulador de tensão positiva de três terminais ajustável capaz de fornecer mais de 1,5 A em uma faixa de tensão de saída de 1,25 V a 37 V. Ele requer apenas dois resistores externos para ajustar a tensão de saída. O dispositivo apresenta uma regulação de linha típica de 0,01% e uma regulação de carga típica de 0,1%. Ele inclui limitação de corrente, proteção térmica de sobrecarga e proteção segura da área de operação. A proteção de sobrecarga permanece funcional mesmo que o terminal ADJUST esteja desconectado. A tensão nominal de saída é selecionada através de um divisor resistivo, tornando o dispositivo excepcionalmente fácil de usar e eliminando a estocagem de muitos reguladores fixos.

Sobre o LM317HV
O LM317HV é um regulador de tensão positiva de 3 terminal ajustável capaz de fornecer correntes de 1,5 A ou mais em uma faixa de tensão de saída de 1,25-V a 57-V. Ele requer apenas dois resistores externos para definir a tensão de saída. O LM317HV está disponível em encapsulamento de transistor padrão que são facilmente montados e manuseados.

O LMx17HV oferece proteção contra sobrecarga como limite de corrente, proteção térmica contra sobrecarga e proteção de área segura, o que torna o dispositivo à prova de explosão. O circuito de proteção contra sobrecarga permanece totalmente funcional mesmo que o terminal de ajuste esteja desconectado.

Normalmente, não são necessários capacitores, a menos que o dispositivo esteja situado a mais de 6 polegadas (15,24 cm) dos capacitores do filtro de entrada, caso em que é necessário um bypass de entrada. Um capacitor de saída opcional pode ser adicionado para melhorar a resposta transitória. O terminal de ajuste pode ser contornado para alcançar taxas de rejeição de ondulação muito altas, difíceis de alcançar com reguladores de 3 terminais padrão.

Como o regulador é flutuante e vê apenas a tensão diferencial de entrada/saída, as fontes de alimentação de várias centenas de volts podem ser reguladas desde que o diferencial máximo de entrada/saída não seja excedido, ou em outras palavras, não coloque em curto a saída para à terra.

Ao conectar um resistor fixo entre o ajuste e a saída, o LM117HV também pode ser usado como um regulador de corrente de precisão. Alimentando com desligamento eletrônico podem ser obtidos apertando o terminal de ajuste à terra, que programa a saída para 1,25 V onde a maioria das cargas consome pouca corrente.

Conheça também:

Sugestão de PCB para montagem da fonte com lm317t

Placa De Circuito Impresso Pcb
Placa De Circuito Impresso Pcb — Vista Dos Componentes.
Placa De Circuito Impresso Pcb — Silk Dos Componentes.

Lista de material para montar fonte ajustável.

Última atualização: 21/11/2021 20:29

Componente Valor Descrição Quantidade
Resistores 1/4W
R1 4.7k/ 0,5W Amarelo, violeta, vermelho, ouro 1
R2 220 Vermelho, vermelho, marrom, ouro 1
Capacitores
C1 2.200µF/50V Capacitor eletrolítico 1
C2, C5 100nF/50V Capacitor cerâmico 2
C3 10µF/50V Capacitor eletrolítico 1
C6 470µF/50V Capacitor eletrolítico 1
Semicondutores
D1, D2, D3, D4, D5, D6 1N4004 Diodo semicondutor 6
IC1 LM317 Circuito integrado regulador tensão positivo ajustável. 1
LED1 Led vermelho Led de 5 mm vermelho outra cor. 1
Diversos
POT 4.7K Potenciômetro simples 1
CN1 AC Borne Conector KRE 2 Vias 5.08 mm 1
CN2 OUT Borne Conector KRE 2 Vias 5.08 mm 1
Placa de circuito impresso, solda, fios, knob, transformador conforme o projeto, caixa, dissipador de calor para o Lm317, etc.

Download dos arquivos de placa de circuito (PCB) em PDF, PNG, POSTSCRIPT e GERBER.

Download
Mirror

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 4.6 / 5. Total de votos 72

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sobre o Autor
Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Compartilhe:
Comentar via Facebook

162 comentários em “Circuito de fonte com LM317 ajustável 1,2 a 30V”

  1. Fala Toni blz te incomodar novamente aí cara fiz tudo certinho ta filé esse projeto só que arrumei um trafo com saida de 40vac teria como adicionar a essa projeto alguma modificação pra não torrar o lm317 dito cujo só aceita 35v na entrada???

    Responder
  2. Olá galera boa noite a dos
    Blz toni você está de parabéns pelo projeto.
    Então amigos eu amor a eletrônica mais ainda sou leigo estou aprendendo um pouco.
    Todos sabe que uma estação de retrabalho e caro eu estava pensando de construção de uma estação caseira,eu tiver pesquisando
    Em vídeo um cara comprou só a pistola da estação aquela azul e ele usou dammir regulamento de ar.
    É pra regular a tesão de temperatura ele usou uma fonte de 24v o que você min indicava nesse projeto..

    Responder
  3. Olá, Toni! Parabéns pelo trabalho. Montei o circuito acima e quando ajusto o potenciômetro a tensão não tem variado. TSubstitui o potenciômetro por outro com as mesmas especificações, assim como substituí o LM 317 por um 338, e não obtive sucesso. Onde será que eu errei?

    Responder
  4. Toni, beleza, poderia informar qual é o semicondutor Regulador de tensão ajustável que fornece a partir de 10 amperes, pois o LM338 so fornece até 5 amperes.
    Obrigado.

    Responder
  5. Olá Toni, monte a fonte com as suas especificações, mas quando ligo e reduzo o potenciômetro ao minimo ele entra em curto!
    O que pode ser? Será que pode me ajudar?

    Responder
  6. Toni, olá Preciso fazer uma fonte de 0 a 12V com 2Amperes. poderia me ajudar? eu vi que ali a cima vc fala que se implementar 2 LM317 funcionaria para 4A…Ajuda?

    Responder
  7. Ola Toni, eu pretendo montar uma fonte assimetrica 0 a 30v /10A, vc pode me indicar um bom esquema para ela? Ao inves de ser regulavel a partir de 1,2v, como esta aqui, eu prefiro que seja a partir de 0V. Desde já agradeço!!

    Responder
  8. Olá Toni, mais uma vez muito obrigada, seu site é muito bom. Toni, tenho um trafo de 0 + 30v por 1 Amper, posso usar esse? Se sim, posso colocar um voltimetro no circuito onde ligar a quele fio branco? Fica com Deus.

    Responder
  9. ola tone,quero  fazer um circuito desse so que para diminuir 30+30 pra 12+12 ,vi na net um esquema  com esse lm317 que utiliza um poteciometro dai pode regular  30 pra  qualquer voltagem de 1.5 a 30 v,sei que esse esquema e igual, esse que tem aq no site,e  ele so regula tenção positiva então se eu utilizar  o mesmo esquema do lm317  e utilizar  o ci de tenção negativa  no lugar do lm317 vai funcionar? e qual é o ci de tençao negativa  equivalente ao lm317  que posso usar ?

    Responder
  10. Ola toni, eu estou montando essa fonte para minha proto, mas me deparei que so tenho trimpots de 10k, por qual valor eu devo alterar o R2, para que haja a mesma faixa de ajuste usando o trimpot de 10k?

    Obrigado desde ja

    Responder
  11. Bom dia Toni, sou um hobbista em eletronica e gostaria de saber se poderia usar um trafo que tenho de 24-0 volts por 1 ampere para esse circuito, pois pelo que eu vi ele é de 1,5 amper

    Responder
  12. sir toni eu não sei que R2 – Pot 5Kohms linear
    pode você descrever dar exato o pormenor or link de deste componente de acordo com a descrição de circuito drawing 4.7k
    quanta volt requerido in e output Posso usar 9-12 volt transformer is esta bom para amplificador 700 watts
    amplificador-tda7294-7.1-5.1-subwoofer-surround-450×120

    Responder
  13. sir toni
    pode você descrever dar exato o pormenor or link de deste componente de acordo com a descrição de circuito drawing 4.7k
    quanta volt requerido in e output Posso usar 9-12 volt transformer is esta bom para amplificador 700 watts
    amplificador-tda7294-7.1-5.1-subwoofer-surround-450×120

    Responder
  14. sir toni i don’t know what R2 – Pot 5Kohms linear. can you describe give the exact detail or link of this Component according description of circuit drawing 4.7k
    how maximum volt available required in and output can i use 9-12 volt transformer
    is this good for amplifier 700 watts
    amplificador-tda7294-7.1-5.1-subwoofer-surround-450×120

    Responder
    • Olá meu amigo, se você conseguir multiplicar a voltagem máxima de saida desta fonte por 3,5 x .. vai dar certinho pro seu motor de 90V e ainda sobra um pouquinho pra dar conta mesmo do recado !! .. Abs

      Responder
  15. oi sou novo por aqui , e preciso de sua ajuda montei a a fonte de 1,2 a 30 coloquei um trafo de 12+12 se coloco multímetro aparece 33volts mas se ligo uma lãmpada de 12 volts cai pra 16 e o potenciometro é novinho mas não regula nada . O que pode ser comferia plaquinha esta igualzinha

    Responder
  16. Boa Noite Toni, tive olhando seu blog e me interessei pela aquela fonte que trabalha com IC Lm 317,pois trabalho no ramo eletronico mais não trabalho com impressões de placa,gostaria de lhe comprar umas placas dessas, como faço? Você vende?

    Responder
  17. prezado  toni  entendo pouca coisa de eletrônica, preciso que você me de uma dica
     tenho um adaptador de impressora entrada 110/220 com  saída de 30 volts por 
    0,500ma. preciso  modificar sua saída  para 27 volts e de 0,50 ate 0,150ma no máximo. 
      ou esquema de algo similar . desde já  fico muito agradecido

    Responder
  18. Fazia mais de um ano que queria montar uma fontezinha mais “decente” e hoje eu fiz… usei praticamente só restos de outras 2 fontes de que dispunha aqui. As unicas coisas que tive que arranjar foram os cap. de 10u e o resistor de 240 ohms (usei um de 270 ohms / 5W, “chutado”, hehe)! Usei um Pot de 5k (que rende 5k5) e um Cap de 4700uF. O resultado foi uma fonte que rende 26Volts… mais do que bom!!!

    Redesenhei o circuito dela também (1º no Proteus Ares e depois e depois juntei as trilhas em ilhas grandes, na mão mesmo)

    Coloquei uma foto dela pronta no imageshack, quem quiser ver:



    Só não fiz teste com carga mais pesada porque não tinha o que testar mesmo, hehehe.

    Responder
      • Obrigado Toni!!!

        Apenas gostaria de fazer uma observação:
         – Quando a fonte é desligada, ela gera um pico de tensão na saída, acredito que dependendo do circuito (se for sensivel) possa ser danificado! Colocar uma chave de liga/desliga na saída dela pode ser uma boa idéia… um led verde pra indicar o estado ajudaria também!

        Mas é só uma sugestão, afinal, não sei se este pico de tensão é prejudicial pois é muito rapida a duração dele.

  19. MI AJUDA AINDA kkkkkkkk
    olha só na questao (A) devo especificar o trafo! Em —-> V sec —-e —– I sec —->serai entao tensao secundaria e corrente secundaria? ?? ? Mas faltei nessa aula ***
    GOstaria de saber o calculo, vc sabe?…. para saber essas 2 respostas..qual é a formula?:

    obs: tenho uma tabela de “retificadores médio ideais” além de data sheet e o ” appl. Note ”

    se tem msn…. eu num vo amolar mais kkk só quero manter o contato pois sou novo na “eletronica” e tenho dificuldade em E.A ( eletronica Analogica).. e nao quero desistir do curso… QUERO O CREAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

    Sem mais fabricio.

    Responder
  20. Olá toni!! Preciso URGENTEEEE…. de ajuda….

    Estou fazendo um curso de eletrônica e preciso saber algumas respostas para um trabalho.

    Preciso projetar uma fonte regulada de 1,25 a 30V @ 1,5A…

    a- especificar o trafo —–Obs essa eu sei*
    b- especificar o capacitor *** c, F, Visolção
    c- especificar os diodos ** quantidade ,piV , Io e I SURTO
    d- especificar o regulador { modelo, Imáx saída Vin MIn

    veju que em sua fonte vc usou diodo IN4004 Preciso usar nessa fonte um diodo IN4007… vc tbm usou um LM317T preciso usar um LM317 ( temdiferença ou nao)?

    MI AJUDAA>>>><<<<

    Responder
    • Olá Fabrício
      Esse é o projeto que precisa!
      Lm317T é a versão TO 220 para 1,5 amperes!
      Essas outras informações técnicas conseguirá no datasheet do lm317 e também como bom estudante que és dê uma passada pela biblioteca terá informações técnicas detalhadas sobre fontes, diodos capacitor etc!!!

      Boa sorte!

      Responder
  21. Toni
    Sou um pouco leigo no no assunto (estou começando agora)… Vi q no desenho os capacitores C2 e C5 parecem ser cerâmicos, mas na lista de material tá eletrolítico… Pode usar qualquer um dos dois? Tem alguma diferença caso use o eletrolítico em relação a posição?

    Responder
  22. caro tony, montei essa fonte, porem quando eu ligo o CI esquenta muito, ja conferi a montagem e as trilhas e esta tudo de acordo com o site. Qual pode ser o problema? Aguardo sua resposta.

    Responder
      • Meu amigo .. tenho uma pergunta pra voce .. Bom,, é sobre Alarmes res .. estou com uma Cntral .de Alrme .. Mastertec .. ,, exatamente esse do link .. e todas as suas funçoes ai descritas ..

        Porem .. eu queria realmente saber .. como é o procedimento de gravação de PIC que se usa nesses alarmes, para que serve exatamente essa gravação nesse microcontrolador .. ou seja .. de que forma ele trabalha .. e suas funçoes eletronicas dentro de um circuito de Alarme

        porque na verdade eu tentei copiar todo o procedimento eletronico .. ê isso é facil ,,, mas na hora .. eu nao tinha nem ideia que o unico integrado no crcuito recebe uma programação de comportamentos feito dentro do laboratorio da empresa …. imaginei realmente que ja vinha pré-programado de fabrica .. e que era só sentar ele no circuito e botar pra funcionar e .. ja estaria ali funcionando um alarme ..

        QUERO SABER ..COMO COPIAR OU FAZER ESSA PROGRAMAÇÃO NESSE PIC .. ..

        .. espero que tenha entendido minha pergunta .. Abraço .. !!

        : )

      • Olá Israel
        O pic é um microcontrolador, que é falando por cima, um circuito integrado onde você programa ele pra fazer certa função no circuito. Sem esse programa rodando, ele não faz nada!
        O Problema de se fazer engenharia reversa em circuitos com pic é que o código interno do programa fica protegido e não tem como copiar embora algumas empresas prometam fazer esse serviço de reverse engine, mais mesmo com conhecimentos das funções dos pics e informações do que o circuito faz, poderá criar seu próprio programa!

      • Ob.. pela resposta Toni .. porém .. é que eu nao sei exatamente .. o que é programado como funçoes no PIC .. para um circuito de Alarme Residencial .. / Acredito de verdade que voce possa me ajudar .. e seu esforço vai me valer muito .. e de muito ficarei agradecido .. à voce ..

        preciso de um projeto .. de um alarme res .. microprocessado .. mesmo que eu tenha que fazer toda a programação do PIC .. dado ja os codigos em linguagem C e o resto eu faço ..

        No mais .. suas respostas às minhas perguntas ja so muito agradecido ..

        Valew Toni ..

        Igualdade.: Liberdade.: e Fraternidade.:

        Como faço pra por uma foto no meu avatar aqui ?

      • Mais uma vez muito agradecido .. seu amor pela ciência da eletrônica é muito grande ,, prova isso que você se esmera ao máximo para compartilhar seu conhecimento adquirido com certeza com muito labor ..!!

        Valew mano .. !!

  23. TONI, beleza??? Cara eu posso usar um trafo de 18+18X3A sem modificar o circuito? Preciso na saida até 36V X 3A ou até mesmo 5A… Se der pra usar um trafo 24+24X5A melhor ainda…

    Responder
    • Olá Luciano Marques
      Só que o lm317 é para até 1,5 amperes.. que pode ser aumentado colocando outros reguladores juntos ou usando transistores de potência…
      No datasheet encontrarás essas informações!

      Responder

Deixe um comentário

Sair da versão mobile