Circuito Dimmer com TRIAC 110V ou 220V

dimmer-triac-tic-controle-iluminacao

Circuito Dimmer com TRIAC 110V ou 220V, o componente principal desse projeto é o TRIAC que atua como um interruptor que determina a quantidade de potência que aplicará a lâmpada ou outra carga. O potenciômetro no circuito é o que permite variar a potência fornecida pelo tiristor.

Sobre o Circuito Dimmer com TRIAC 110V ou 220V

Quando o terminal do Diac alcança sua tensão de ruptura (tipicamente 30v), o DIAC conduz e permite que o capacitor descarregue no gate do tiristor, fazendo com que o mesmo entre em condução e a carga seja alimentada. A rede formada por C4 e R5 em paralelo com o Tiristor é para evitar que o componente estrague, pois, quando o dimmer está controlando cargas indutivas pode formar picos de tensão elevados na hora de desligar. Assim o capacitor absorve a sobretensão gerada e o resistor limita a corrente de descarga do capacitor sobre o triac.
A rede formada pelo capacitor C1 e a bobina L1 serve como filtro para impedir a propagação de interferência de RF pela rede de energia.

Deve utilizar um  fusível em série com a carga a ser controlada para proteger contra curto-circuito. O TRIAC pode ser escolhido conforme a carga a ser controlada. Nesse circuito é usado um TIC225D para 8 Amperes em 400 volts. O TRIAC irá aquecer então pode ser necessário um dissipador de calor. A bobina L1 pode ser construída em casa, com 40 voltas de fio #22AWG em duas camadas de 20 voltas sobre um bastão de ferrite de ± 2 cm. A bobina L1 e capacitor C1 são opcionais.

Esquema do Circuito Dimmer com TRIAC para controle de lâmpadas.

Esquema Do Circuito

Sugestão de placa para montagem do dimmer com triac

Placa De Circuito Impresso — Pcb
Placa De Circuito Impresso — Pcb Vista Dos Componentes.
Placa De Circuito Impresso — Pcb Silk Dos Componentes.

Lista de material para montar o circuito de dimmer para lâmpada.

Última atualização: 22/11/2021 14:53

Componente Valor Descrição Quantidade
Capacitores
C1, C2 100nF /630V Capacitor filme 2
C4 47nF /630 Capacitor filme 1
Resistores 1/4W
P2 470K Potenciômetro simples 1
R1 10k Marrom, preto, laranja, ouro 1
R2 2.2K Vermelho, vermelho, vermelho, ouro 1
R3 470k Amarelo, violeta, amarelo, ouro 1
R4 330 ohms 1/2W Laranja, laranja, marrom, ouro 1
Semicondutores
D1 DB3 ou equivalente DIAC 1
T1 TIC226 ou equivalente, veja o texto Tiristor Triac 1
Diversos
CARGA Ligar a carga a ser controlada. Borne Conector KRE 2 Vias 5.08 mm 1
ENTRADA Ligar a tensão de entrada. Borne Conector KRE 2 Vias 5.08 mm 1
L1 100µH Bobina com corrente de acordo com a carga 1
Fios, placa de circuito impresso, knob, caixa, solda, etc.

Atenção: circuito trabalhando diretamente com a rede de alta tensão, risco de choque fatal, cuidado ao manusear o equipamento. Sempre  desligue da rede de energia antes de mexer no circuito.

Se o circuito for utilizado no controle de iluminação de lâmpadas, a placa pode ser inserida na caixa padrão do interruptor e utilizar o potenciômetro no lugar do interruptor para controlar a brilho da lâmpada.

Para utilizar com lâmpadas de led elas devem ser do tipo dimerizáveis, não pode ser utilizada com lampada de led comum e lampadas fluorescentes, pode ser utilizado com lampadas halógena  e incandescente.

Lampada Led Dimerizável Philips E27

O Triac a ser utilizado deve ser conforme a carga com ao menos 30% de tolerância em relação à corrente. Já em relação à tensão estes deve ser de ao menos 30% a tensão de pico da rede onde for instalado. A VPP é de 155V em redes de 110V e 311V em redes de 220V.

Talvez seja preciso alterar o capacitor C2, para conseguir o funcionamento completo. Valores entre 69nF e 220nF podem ser testados.

Pode ser utilizado diversos TRIAC de acordo com sua necessidade, só adaptar a tensão e corrente que precisa. Comuns no nosso Mercado são Bta16-600, Bta16-700, Bta16-800, Bta41-600, Bta10-700, Bta12-700, T410-600, Bta24-800, Bt136-600, Tic226, TIC236, TIC246. Só atente para os sufixos e códigos de cada Tiristor, pois são eles que dizem qual corrente e qual tensão máxima suportam. Pode utilizar outros Triac equivalente.

Download dos arquivos para esta montagem, inclui placa em formato PDF, PNG, POSTSCRIPT e GERBER

Download da placa em PDF

Mirror 1

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 4.8 / 5. Total de votos 28

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sobre o Autor
Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Compartilhe:
Comentar via Facebook

111 comentários em “Circuito Dimmer com TRIAC 110V ou 220V”

  1. Tudo beleza Toni?
    Estou querendo saber se no lugar do resistor de R3 (330 1W) se posso colocar um trimpot de 1M para dar um ajuste fino (velocidades baixas) para motores em torno de 200W? Grato.

    Responder
  2. Olá! Gostaria de realizar um curto-circuito na saida de um transformador de 220v p/ 6V 5A ligado um retificador, para que consiga com uma bussola mostrar a linha de um campo eletromagnético gerada em um fio condutor, consigo utilizar um triac para limitar potencia desse curto?

    Responder
  3. Toni,
    O dimmer do meu ventilador de teto não permite uma rotação baixa do ventilador, ou seja, fica muito rápido. Há alguma alteração que possa ser feita no dimmer para ter maior controle da velocidade? Para piorar, quando no mínimo, o ventilador fica com o barulho muito mais alto, como se fosse um “transformador”. Dos componentes do dimmer, só consegui identificar o potenciômetro que é de 200k, e ele só tem 1 capacitor pequeno na placa.

    Responder
  4. Olá Toni boa noite, fiz um projeto desse e ao ligar no motor de uma máquina de lavar com corrente de 7,5 Ampére ele estourou só que antes consegui ligar numa lâmpada de 100watts de boa.
    Alguma dica do que pode ter ocorrido?

    Responder
  5. Oi Toni ! Eu to instalando lâmpadas Halogena Dicroica 12v 20w coloquei 13 lâmpadas total de 260w calculado para 12v fica 21.666 Amperes ligando (bateria estacionaria 12V 150W)… Então gostaria sabe posso liga esse (Dimmer com triac TIC225 controle de potencia em cargas)? Aguarde sua resposta.

    Responder
  6. Ola Toni
    Gostaria de criar um circuito com controle de potencia em que ao anoitecer diminuisse automaticamente a potencia e ao amanhecer retornasse…. alguma ideia?

    Responder
  7. Ola Toni boa tarde, tenho um transformador que retirei de um micro ondas, aproveitei o primário e enrolei o secundário com 3 voltas de fio bem grosso(+-5mm diâmetro), resultando 3Volts, gostaria de controlar o primário , para assim controlar o segundario(0 a 3 Volts), gostaria então de saber se este dimmer da certo para este fim, ou se vc poderia me ajudar com algum outro, obrigado Otaviano.

    Responder
  8. Ola, gostaria de saber ,se posso ligar esse circuito com uma Lampada Halogenea de 12Volts AC por 100WATSS??
    Obrigado fico no  aguardo
    Voce n teria esse kit pronto para vender ne?
    Obrigado

    Responder
  9. Excelente materia sobre dimmer. Já eliminei vários Dimmer para ventiladores de teto aqui por ter roncos de baixa frequencia em  velocidade baixa e tive que usar controle capacitivo, só assim eliminou os roncos. Alguem montou e não teve esses problema?  

    Responder
  10. Boa Tarde caro amigo! necessito controlar a temperatura de uma mufla com potencia de 5KW em 220V, gostaria de esclerecer algumas duvidas: 
    como necessito que  funcione por longos periodos continuos esse circuito aguentaria? 
    se nao, quais modificações seriam necessarias? é possivel ligar dois triacs ou mais em paralelo para sobra de potencia? ou seja para o circuito trabalhar mais aliviado?
    no aguardo! e parabens pelo projeto e atenção!

    Responder
  11. Bom dia!
    Gostaria de controlar a velocidade de um motor 2cv corrente alternada esse circuito atenderia a minha necessidade? Esse motor gira uma hélice também se não for abusar gostaria de saber se há a possibilidade desta placa funcionar com um sensor de temperatura ao invés do potenciômetro? gostaria de apenas três velocidades dependendo da temperatura é possível?
    Obrigado.

    Responder
  12. bom dia,
    Estou precisando controlar a temperatura de uma resistencia 220v, 0-220 e 2kw de potencia, tem como vc enviar a relação do componentes para montagem do circuito e/ou indicar aonde posso comprar um dimmer que atenda a necessidade

    Grato

    Jose Vicente

    Responder
  13. toni no esquema tem um resistor de 470k na lista de materiais não tem qual esta certo?, esse capacitor só encontrei de 400v pode ser? no lugar do tic225d posso usar o tic226? estou querendo usar para controlar a velocidade de um ventilador em uma rede de 110V

    Responder
  14. oi, eu estou a fazer um projeto que consiste em controlar a iluminação de lâmpadas de leds automaticamente ,  sabem de algum circuito que me possa ajudar ou alguma dica , eu queria também acrescentar sensores de presença. obrigado

    Responder
  15. Olá. Dimmer para chuveiros 220V é fácil achar na net. Mas não consegui achar nenhum esquema para chuveiros  em 110V. Você sabe de algum ou tem alguma referencia que possa me passar ? Obrigado.

    Responder
  16. Olá, gostaria de usar este circuito para transformar minha oficina totalmente de 220v para 110v. Para isso, estou pensando em usar um triac de chuveiro (8000w) com dissipador + ventilação forçada. Será que haveria problemas em usá-lo para alimentar, , por exemplo, um notebook? A frenquencia da forma de onda da tensão continuará sendo 60hz e parcialmente “ceifada”, correto?

    Responder
  17. Olá Toni. Primeiramente achei suas respostas esclarecedoras e gostaria de tirar duas dúvidas com você sem querer abusar.

    Estou trabalhando em um projeto para corte em isopor onde utilizo um arco com um fio de 1 metro de níquel cromo esticado. Os terminais estão ligados a um transformador de 110/12v de 10 amperes.

    A intenção é controlar a potência empregada no fio, regulando assim a temperatura deste para obter o melhor resultado para o corte.

    Estou imaginado que utilizando um Dimmer terei o resultado que preciso. Minha dúvida é se conseguirei o resultado que preciso utilizando o dimmer na entrada do transformador.

    Grato deste já pela ajuda.

    Abraços,

    Navarro

    Responder
      • Olá Toni.

        Na verdade não. Utilizo apenas o transformador, ou seja 12 V AC. O projeto evoluiu, e 12 Volts AC / 10 A não foram suficientes. Consegui atingir a temperatura ideal para corte utilizando 16 V AC / 20 a 30 A. O circuito do dimmer funcionou muito bem, porém não me deu a sensibilidade necessária para o projeto. 

        De qualquer forma foi fundamental para finalização do projeto. Após algumas modificações nos capacitores, resistências e potenciômetro e também do TRIAC, o resultado ficou excelente.

        Obrigado pelo circuito postado.

        Abraço,

        Navarro

  18. Acho que a relação entre potênciometro capacitor e resistor não está correta pois só regula a lâmpada da metade do potênciometro pra frente. E medindo com o multimetro na saída indo com o potênciometro do mínimo até á metade dá 85V só acende a lâmpada da metade pra frente quando a voltagem sobe de 85V até 105V com o potênciometro no máximo repare que só vai até 105V.

    Responder
  19. ola toni vc tenho um cicuito motado por mi e para abri uma valvula solenoide de 127 volt so que o sinal e pusante 0.5v saida 127 volt so que fica pussado vou acopra a saida do meu ou seu para vamos tentar

    Responder
  20. Ola Toni tdo bem com vc?? Olha eu gostaria de saber se é possível vc me mandar um esquema de um controle remoto, “Transmissor e Recptor” para um Dimmer controlado por um microcontrolador 8051. onde no controle eu teria 2 botões, aumentar e diminuir a corrente,no caso do receptor, sairia dois sinais, para duas portas do microcontrolador, onde ele faria a função do potenciometro. Mais uma vez o meu muito obrigado, pois sei que responderá meu comentario.Fique com Deus.Abçss.

    Responder
  21. Ola toni, tdo bem?? Eu agostaria de saber se consigo fazer um dimmer eletronico usando um microcontrolador, para ajustar a corrente em uma maquina de solda.nesse caso eu nao usaria o potenciometro e sim o microcontrolador. Se vc tiver algum artigo sobre esse assunto, poderia me enviar??? Até mais , abraços..

    Responder
  22. Alô, Toni!
    Sou leigo em eletrônica.
    Montei seu esquema do Dimmer com TIC 226 D, Diac, capacit 220 nanos e Triac 200 K Homs.
    Estou tentando usá-lo para regular o primário de uma bobina de filamento de Ampôla de raios X. Ligo o Dimmer em 220 Volts. Quando reduzo para calibrar o filamento, chega em um ponto que a tensão reduzida passa a oscilar muito. Quanto mais reduzo, mais oscila. Você saberia por que?

    Abuso mais: Voce teria um Retardo simples para 5 segundos? Um abração e obrigado.
    Aguardo uma resposta sua.

    Antonio

    Responder
    • Olá Antonio Fernandes
      É devido a carga indutiva, esse projeto funciona melhor com cargas resistivas!
      Recomendo a leitura do livro
      DISPOSITIVOS SEMICONDUTORES: TIRISTORES: CONTROLE DE POTENCIA EM C.C E C.A!
      Retardo, desculpe não entendi!

      Responder
  23. Olá Toni,
    Vejo sempre os circuitos que publica. A propósito estou procurando um dimmer PWM com saida 0 a 220v mas que ao dispara-lo o mesmo vá de 0 a 100% automático.Voce tem algo parecido?

    Responder
  24. MARCOS POR FAVOR, TEM COMO COLOCAR UM TRIMPOT DE AJUSTE DE TORQUE PARA O MOTOR NESTE SEU CIRCUITO? SE SIM.. ME EXPLIQUE COMO POR FAVOR.. PRECISO AJUSTAR O TORQUE PARA MOTOR MONOFÁSIICO.
    OBRIGADO

    Responder
  25. Bacana, fazia tempo que procurava um projeto desse.
    A propósito, que programa vc usa pra gerar aquela ‘foto’ em 3D do circuito já montado com os componentes? Mto legal.

    Responder

Deixe um comentário

Sair da versão mobile